quarta-feira, 29 de julho de 2020

Questões Formas e Estrutura da Terra VI


Questão 51)
 
Observe a foto a seguir, referente ao evento ocorrido durante a passagem de ano (2009/2010), na Ilha Grande (RJ).

Disponível em: http://noticias.r7.com/economia/noticias/governo-federal-anuncia-
mais-r-50-milhoes-para-areas-afetadas-pelas-chuvas-no-rio-20100107.html.
Acesso em: 12 out. 2010. [Adaptado]

Segundo Bigarella, os movimentos de massa são reconhecidos como os mais importantes processos geomórficos modeladores da superfície terrestre. O escorregamento de rochas e solos é uma das classificações desse processo e está associado tanto à origem natural quanto ao modo intensificado por causa do uso e da ocupação antrópica. Conforme a situação representada na foto,

a)    descreva o processo geomorfológico de escorregamento de rochas e solos;
b)    identifique e explique dois fatores condicionantes – um de origem natural e outro de origem antrópica – relacionados à ocorrência de escorregamentos de rochas e solos.

Gab:
a)    O processo geomorfológico de escorregamento de rochas e solos são colapsos das vertentes que ocorrem de forma rápida. Estão associados aos períodos de aumento de precipitação, em que os solos saturam e ficam mais pesados. Em decorrência disso o solo se desprende das camadas de rochas e é revolvido e direcionado no sentido à jusante.
b)    Fatores condicionantes naturais relacionados à ocorrência de escorregamentos:
               Excesso de precipitações, que acelera o processo de saturação dos solos e rochas.
               Estrutura geológica, de uma área de grande movimentação tectônica, como é o caso da Serra do Mar, que intensifica ainda mais esse processo em função das fraturas existentes nas rochas, que também estão sujeitas a preenchimento de água.
               Alta declividade de morros e encostas: a inclinação das rampas das vertentes aumenta a energia e a velocidade de transporte de materiais.
               Presença de solos rasos, que aumentam a susceptibilidade de deslocamentos (vulnerabilidade ou riscos) de deslocamentos de materiais.

       Fatores condicionantes antrópicos relacionados à ocorrência de escorregamentos:
               Desmatamentos: a retirada da vegetação desestabiliza o solo, bem como reduz seu potencial de infiltração.
               Peso acumulado sobre o solo, como pedreiras, depósitos de resíduos sólidos e ocupações residenciais.
               Corte da encosta para a construção de estradas, que desestabiliza o solo.
               Ausência de obras de engenharia adequadas as características de declive das vertentes.
               Adensamento populacional: diminui as áreas de permeabilização do solo e infiltração das águas pluviais.

Questão 52)
 
A figura abaixo apresenta uma visão parcial da Ilha de Fernando de Noronha, pertencente ao Estado de Pernambuco.

Imagem extraída do sitio: www.vibreleve.com/.../fernandode-noronha/.

Sobre o processo de formação da Ilha de Fernando de Noronha, podemos afirmar que:

a)    É uma ilha oceânica de origem vulcânica.
b)    É considerada uma ilha oceânica de origem biológica.
c)    É uma ilha costeira de origem sedimentar.
d)    É uma ilha de origem metamórfica.
e)    É uma ilha formada na plataforma continental, também chamada de ilha costeira. Pode ser de origem vulcânica, sedimentar ou biológica.

Gab: A

Questão 53)
 
O texto a seguir aborda um dos grandes compartimentos de relevo observados no Nordeste brasileiro. Leia-o.

“Trata-se de um conjunto de formas de relevo que, esculpidas no cristalino,acham-se inteiramente contidas na região nordestina. Geologicamente , corresponde o conjunto a um dos compartimentos, ou núcleos,melhor individualizados. Sua individualidade foi mais precisa, ainda, no Cretáceo. Nesse conjunto encontram-se as áreas de maior altitude no Estado de Pernambuco. No Terciário, esforços epirogênicos começaram a soerguê-lo. Estende-se de Alagoas até o Rio Grande do Norte.”

O conjunto referido corresponde à (ao):

a)    Chapada do Apodi.
b)    Pediplano Sanfranciscano.
c)    Planalto da Borborema.
d)    Depressão Sertaneja
e)    Pediplano Nordestino.

Gab: C

Questão 54)
 
A superfície terrestre é constituída pelo dinamismo da natureza do planeta. Essa mesma superfície é fruto de fenômenos internos e externos que acontecem segundo o tempo geológico da Terra e, por vezes, acelerado pela ação humana.

     Considerando o acima exposto, todas as alternativas estão corretas, exceto a:

a)    O Domínio Amazônico abriga o maior corpo florestal homogêneo do mundo, reflexo de um clima com grande variação térmica e cujo desmatamento objetiva o aproveitamento dos solos muito férteis para uso agrícola.
b)    A expressão relevo designa as formas apresentadas pela crosta terrestre, resultantes da ação de agentes internos e externos, sendo que, neste último, aparece a ação antrópica responsável por grandes alterações no ambiente.
c)    As frentes frias no Sul do Brasil são resultantes do encontro das massas de ar Polar atlântica e da Tropical atlântica que, junto a outros fatores, chegam a provocar os chamados desastres naturais.
d)    Os solos, tão necessários à vida, correspondem à película delgada de material terroso e são produto da complexa interação atmosfera, litosfera e biosfera.

Gab: A

Questão 55)
 
A respeito da organização do espaço terrestre — clima, modelado terrestre, solos como matrizes e produção do espaço socioeconômico e populacional —, é correto afirmar:

a)    O modelado terrestre é resultado do trabalho realizado pelo aquecimento solar, não havendo intervenção dos agentes biológicos.
b)    Os estudos recentes de clima não têm grande utilidade na explicação de certas formas de relevo, como nas planícies cobertas pelas florestas equatoriais.
c)    O processo de composição do solo pela desagregação das rochas é sempre rápido, fato que exerce um papel fundamental no aumento da produção de alimentos destinados aos povos dos países subdesenvolvidos.
d)    O desenvolvimento crescente da indústria, seu aperfeiçoamento técnico e sua expansão ocasionaram grandes transformações na natureza, face às necessidades de recursos para a sua sustentação.
e)    A atividade extrativa mineral, no Brasil, em grande parte conhecida como garimpagem, tem grande produção, devido à presença de capitais, de organização e de conhecimento científico do potencial das jazidas.

Gab: D

Questão 56)
 
Os principais tipos de relevo do Brasil foram esculpidos sobre rochas de milhões e milhões de anos. (TERRA..., 2010, p. 36).

Sobre os tipos de relevo, no Brasil, é correto afirmar:

a)    A forma dominante do relevo é o planalto, onde os processos erosivos predominam sobre os processos de sedimentação.
b)    As depressões da Amazônia Oriental, da Borborema e da borda oeste do rio Paraná merecem destaque entre as depressões brasileiras.
c)    Os picos da Bandeira e Agulhas Negras, os mais elevados do país, sobressaem-se nas formações jovens do Sudeste.
d)    Os dobramentos modernos atingiram duramente a região serrana do extremo norte do país.
e)    As planícies típicas ocupam grande parte do território brasileiro, principalmente na Amazônia Ocidental.

Gab: A

Questão 57)
 
Rocha é um agregado natural composto por um ou vários minerais e, em alguns casos, resulta da acumulação de materiais orgânicos. As rochas são classificadas como ígneas, metamórficas ou sedimentares.

a)    Quais são os processos de formação das rochas metamórficas?
b)    A Região Sul do Brasil destaca-se na produção de carvão mineral, que é extraído de rochas sedimentares do período Carbonífero. Que condições ambientais permitiram a acumulação desse material orgânico e que processos levaram à posterior formação do carvão mineral?

Gab:
a)    As rochas metamórficas originam-se da transformação, por ação da temperatura e da pressão, de rochas magmáticas (ígneas) ou sedimentares.
b)    As condições ambientais que permitiram a acumulação desse material orgânico estão relacionadas com a presença de antigas formações florestais em área pantanosa com baixos níveis de oxigenação. Os processos que levaram à posterior formação do carvão mineral estão relacionados à fossilização do material orgânico que geraram vários estágios de carbonização, entre os quais a turfa, linhito, hulha e o antracito.

Questão 58)
 
Observe o mapa a seguir.


Em 1988, o ecólogo inglês Norman Myers propôs a criação do conceito de hotspot com o objetivo de resolver um dos dilemas dos conservacionistas: quais são as áreas mais importantes onde se deve preservar a biodiversidade na Terra? Conforme Myers, um hotspot deve conter pelo menos 1.500 espécies endêmicas de plantas e haver perdido mais de 3/4 da vegetação natural existente na área.

Sobre os dois hotspots em terras emersas, assinalados no mapa:

a)    Identifique e explique as causas da existência do hotspot em território brasileiro.
b)    Explique as causas da existência do hotspot na Ásia equatorial.

Gab:
a)    O hotspot destacado em território brasileiro é a Mata Atlântica. Originalmente localizada em extensa área próxima da faixa litorânea, apresenta elevados índices de umidade, característica que contribuiu para a grande diversidade de espécies aí presentes. Além disso, a Mata Atlântica tem muitas plantas que se adaptaram às amplas oscilações térmicas decorrentes da significativa variação latitudinal e altimétrica presente na região de sua ocorrência. Esse bioma começou a sofrer significativa redução de espécies a partir da colonização em território brasileiro, quando tornaram-se frequentes as atividades relacionadas ao extrativismo vegetal — principalmente a retirada de madeiras como o pau-brasil.
Ao longo dos últimos 500 anos, a intensa ocupação humana das áreas litorâneas, o desenvolvimento das culturas agrícolas de subsistência e exportação e o desenvolvimento urbano muito contribuíram para a redução de sua vegetação original.
b)    Localizada nas proximidades da linha do Equador (baixa latitude), numa região com intensa ação dos ventos monçônicos de verão, a Ásia Equatorial tem elevados índices de temperatura e umidade, fatores que contribuíram para a grande quantidade de espécies endêmicas.
A destruição dessa floresta está associada a formação de amplas áreas agrícolas, com destaque para as plantações de arroz, seringueiras e outras culturas tropicais. Além disso, essa região destaca-se pela elevada concentração humana, o que exerce forte impacto sobre esse bioma, com a formação e ampliação das áreas urbanas.
Vale destacar, que, nos anos em que ocorre o fenômeno denominado “El Niño”, a Ásia Equatorial tem baixos índices pluviométricos, facilitando a ocorrência de queimadas.

Questão 59)
 
No ano de 2011 a mídia brasileira divulgou diversas tragédias causadas pelas chuvas e pelos deslizamentos de terras.

Sobre eles é correto afirmar, exceto:

a)    Deslizamentos de terra são típicos movimentos rochosos causados por intemperismo químico de rochas sedimentares, que acumulam água das chuvas ao longo de muitos anos e que, por fim, acabam cedendo.
b)    Os deslizamentos são muitas vezes originados por grandes acúmulos de água no solo, a partir de quedas de chuva, nascentes e fusão de neves, que contribuem para o aumento de peso da massa deslizante e – à medida que a pressão da água nos poros aumenta – reduzem a fricção entre as partículas constituintes.
c)    Em decorrência do elevado teor de água, no fundo do plano de alguns deslizamentos o movimento se transforma num fluxo.
d)    Os deslizamentos são frequentemente observáveis nos cortes feitos para a construção de estradas em areias fracas e argilas inadequadamente drenadas.
e)    Existem deslizamentos em que o material deslocado mantém sua coerência como um único corpo, à medida que se move por um plano de deslizamento claramente definido.

Gab: A

Questão 60)
 
Relevo é o nome dado às rugosidades que ocorrem na superfície da terra. Sobre essas rugosidades pode-se afirmar, exceto:

a)    Apesar de, em geral, ser pouco perceptível, o relevo está sempre em transformação.
b)    As planícies fluviais brasileiras são formadas, em sua maioria, pelos sedimentos provenientes das chuvas e os trazidos pelas ondas do mar.
c)    São agentes transformadores do relevo: a chuva, os rios, o mar, as variações de temperatura, o vento, o gelo, os terrenos, os vulcões, entre outros.
d)    As serras cristalinas litorâneas, o planalto cristalino e a Serra do Mar no Sul do Brasil são formações muito antigas.
e)    Em Santa Catarina, a planície litorânea é uma faixa de terras planas ou levemente onduladas situadas junto ao mar, formada por sedimentos flúvio-marinhos.

Gab: B

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis