quarta-feira, 29 de julho de 2020

Questões Formas e Estrutura da Terra VIII

Questão 71)

 

A estrutura geológica do Brasil é composta por:

 

I.    Escudos cristalinos, muito antigos, de rochas rígidas e resistentes que originaram planaltos e algumas depressões, compondo 1/3 do território nacional.

II.  Bacias sedimentares compostas de rochas sedimentares que originaram as planícies, planaltos sedimentares ou depressões, ocupando cerca de 64% do total do país.

III. Dobramentos modernos que originaram planaltos e relevos montanhosos, formados no Terciário, ocupando cerca de 30% do território nacional.

IV. Escudos cristalinos recentes, pouco desgastados por processos erosivos, que deram origem às formas de relevo no qual predominam os planaltos montanhosos destribuídos por quase todo o território nacional.

 

Assinale a alternativa correta.

 

a)   Somente as afirmativas I e II são corretas.

b)   Somente as afirmativas I e IV são corretas.

c)   Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d)   Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

e)   Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

 

Gab: A

 

Questão 72)

 

Assinale a afirmativa que corretamente descreve aspectos da localização e da hipsometria do Pantanal:

 

a)   O complexo do Pantanal localiza-se entre as bordas dos Planaltos e Chapadas da Bacia do Parnaíba e o sulco do rio Paraná, com altitudes que variam entre 200 e 300 metros.

b)   A planície do complexo Pantanal constitui terreno de deposição muito antiga, de origem marítima, sendo uma área de depressão costumeiramente chamada de “depressão pantaneira”, com altitudes que variam de 0 a 100 metros.

c)   A planície aluvional do complexo do Pantanal tem altitudes que variam entre 500 e 600 metros, sendo uma área de enorme extensão de colinas tabuliformes e baixos platôs arenosos, situados entre as bordas da Chapada do Araripe e do Planalto da Borborema.

d)   Situado entre as Chapadas dos Parecis e a Serra dos Carajás, o complexo Pantanal constitui terreno sedimentar de diversos ciclos de erosão, pontilhados de serras e morros isolados, com altitudes que variam de 400 a 500 metros.

e)   O complexo do Pantanal é uma planície aluvional localizada entre as bordas do Planalto Central e Meridional Brasileiro e da Bacia rio Paraguai, com altitudes que variam entre 100 e 200 metros, sendo a mais típica e homogênea das grande planícies.

 

Gab: E

 

Questão 73)

 

O Brasil é rico em recursos minerais, condição que está associada ao arcabouço geológico do país.

Observe, no mapa a seguir, a área destacada.

 

Brasil: Geologia e Ocorrência Mineral

Fonte: SIMIELLI, Maria Elena. Geoatlas. São Paulo: Ed. Ática, 2001, p. 83.

 

A área em destaque corresponde a

 

a)   terrenos cristalinos, onde se verificam as principais concentrações de carvão mineral do país.

b)   terrenos sedimentares, onde se localizam as principais jazidas de carvão mineral do Brasil.

c)   terrenos sedimentares, onde se concentram as maiores reservas de petróleo do país.

d)   terrenos cristalinos, onde se encontram as maiores ocorrências de petróleo do Brasil.

 

Gab: B

 

Questão 74)

 

O mapa dos domínios morfoclimáticos brasileiros a seguir mostra o país dividido em 7 (sete) compartimentos distintos. Cada um deles corresponde a uma diferente associação das características do relevo, do clima e da vegetação.

 

Adaptado de: AB´SABER, Aziz. Os domínios de

natureza do Brasil: potencialidades paisagísticas. São

Paulo: Ateliê Editorial, 2003. Anexo.

 

Com base no mapa e na literatura sobre o tema, identifique as afirmativas corretas:

 

I.    O domínio equatorial amazônico (1) possui relevo plano dominado pela planície amazônica, clima quente e úmido, com vegetação latifoliada de grande porte que se encontra predominantemente devastada pelo avanço da soja e da pecuária.

II.  O domínio das caatingas (2) possui relevo variado com predomínio de planaltos e depressões periféricas, clima semiárido, com vegetação xerófila muito utilizada como lenha.

III. O domínio dos cerrados (3) possui relevo com predomínio de planaltos e depressões periféricas, clima tropical, com vegetação predominantemente arbustiva, com galhos retorcidos, sendo fortemente devastada devido ao avanço da agropecuária.

IV. O domínio tropical atlântico (4) possui relevo serrano com altitudes elevadas, clima tropical de altitude, com vegetação latifoliada de grande porte que se encontra muito preservada devido ao cultivo cacaueiro.

V.  O domínio das araucárias (5) possui relevo predominantemente planáltico, clima subtropical, com vegetação dominada pelo pinheiro-do-paraná fortemente devastada pela indústria madeireira.

 

Gab: II, III, V

 

Questão 75)

 

O mapa representa o relevo brasileiro com seus 28 compartimentos. De acordo com esse mapa, as cidades de João Pessoa, Belo Horizonte e Teresina estão localizadas em diferentes compartimentos do relevo brasileiro.

Nesse sentido, identifique a alternativa que apresenta corretamente esses compartimentos com suas respectivas atividades econômicas predominantemente desenvolvidas:

 

 

 





Gab: E

 

Questão 76)

 

Observe o perfil do relevo submarino.

 

Adaptado de: PRESS, Frank. et al.. Para entender a Terra.

4ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2006. p. 429.

 

A recente descoberta de uma grande acumulação de petróleo e gás no litoral sudeste brasileiro, denominada megacampo Tupi, dá início a uma nova era na história do petróleo no Brasil, podendo colocar as reservas petrolíferas do país entre as dez maiores do mundo.

Considerando essa recente descoberta e a figura apresentada, é correto afirmar que o megacampo Tupi localiza-se no (na)

 

a)   Plataforma Continental da Bacia de Santos, em profundidade superior a 2000 metros, com petróleo acumulado em rochas cristalinas da crosta continental na camada do pré-sal.

b)   Plataforma Continental da Bacia de Campos, em profundidade inferior a 200 metros, com petróleo acumulado em rochas sedimentares na camada do pós-sal.

c)   Planície Abissal da Bacia de Santos, em profundidade superior a 2000 metros, com petróleo acumulado em rochas cristalinas da crosta oceânica na camada do pré-sal.

d)   Plataforma Continental da Bacia de Campos, em profundidade superior a 2000 metros, com petróleo acumulado em rochas cristalinas da crosta oceânica na camada do pós-sal.

e)   Talude Continental da Bacia de Santos, em profundidade superior a 2000 metros, com petróleo acumulado em rochas sedimentares da camada do pré-sal.

 

Gab: E

 

Questão 77)

 

O relevo do Planalto Central brasileiro, por sua constituição geológica e geomorfológica, possibilita o aproveitamento dos seus recursos naturais e facilita o desenvolvimento de atividades econômicas. Com base nesta afirmação,

 

a)   apresente duas características das formas desse relevo;

b)   explique um tipo de atividade econômica favorecida por essa forma de relevo.

 

Gab:

a)   Duas características das formas de relevo:

– Predomínio de planaltos e chapadas com terrenos planos e levemente ondulados; em geral predominam as pequenas variações altimétricas, presença de alinhamentos serranos.

b)   Explique um tipo de atividade econômica favorecida por essa forma de relevo:

– Prática da agricultura comercial mecanizada em terrenos planos e com pequenas inclinações.

– Atividade de pecuária intensiva e extensiva facilitadas pelas formação de pastagens em terrenos planos e com baixas variações altimétricas.

– Formação de represas para geração de energia por usinas hidrelétricas e que são utilizadas para atividades de turismo, pesca e lazer.

– Atividades de lazer, turismo e ecoturismo em terrenos montanhosos e serranos.

 

Questão 78)

 

Assinale a alternativa correta sobre as características geológicas, geomorfológicas, pedológicas, climáticas e vegetacionais do Brasil.

 

a)   Os diferentes tipos climáticos são condicionados pela altitude do relevo, o qual determina a distribuição sazonal da precipitação e as elevadas temperaturas médias anuais na maior parte do território.

b)   O intemperismo físico evidenciado no sertão nordestino atua sobre rochas e formas de relevo, construindo nessa paisagem os inselbergs.

c)   Os solos de maior fertilidade natural de origem basáltica estão localizados na bacia Sedimentar do Parnaíba e são utilizados para a agropecuária.

d)   A riqueza de espécies vegetais da floresta Amazônica e da mata Atlântica está relacionada à presençade climas subtropicais.

e)   Nas regiões serranas brasileiras, os totais pluviométricos são mais elevados, e as pressões atmosféricas mais altas.

 

Gab: B

 

Questão 79)

 

Observe atentamente o mapa abaixo e analise as proposições feitas a seguir.

 

 

00. O mapa prioriza a representação dos grandes falhamentos existentes no território brasileiro, particularmente nas regiões Sudeste e Sul.

01. As áreas claras, pela natureza dos terrenos, acumulam uma grande quantidade de água subterrânea; no caso do Nordeste brasileiro, essas áreas são estratégicas para o abastecimento das populações.

02. As áreas claras no mapa correspondem aos terrenos do Escudo Brasileiro, em algumas porções, ricas em minérios de ferro e de bauxita.

03. As três maiores bacias sedimentares brasileiras são, na ordem decrescente de extensão, a Amazônica, a do Paraná e a do Meio Norte; na segunda bacia, observam-se notáveis derrames de rochas magmáticas mesozóicas.

04. O mapa mostra, nos Estados de Minas Gerais e Bahia, uma ampla área de rochas basálticas, que foram originadas no Cenozóico e depositadas sobre os terrenos pré-cambrianos do Escudo Brasileiro.

 

Gab: FVFVF

 

Questão 80)

 

Observe, na figura abaixo, o perfil esquemático da costa brasileira e responda às questões:

 

(Adaptado de http://www.ibp.org.br)

 

a)   Em termos de composição rochosa, como se diferencia uma ilha situada na plataforma continental de uma ilha oceânica?

b)   Recentemente significativas reservas de petróleo foram encontradas na plataforma continental brasileira, na denominada Bacia de Santos. Esse petróleo foi formado, em parte, em ambiente de águas doces e existem reservatórios muito similares na África. Explique esses fatos.

 

Gab:

a)   As ilhas existentes no Oceano Atlântico, situadas na plataforma continental junto ao litoral brasileiro, possuem composição rochosa diferente da das ilhas denominadas oceânicas, localizadas no mesmo oceano. As primeiras apresentam uma estrutura formada por rochas sedimentares e/ou magmática plutônicas. Já a estrutura das ilhas oceânicas é composta por rochas magmáticas denominadas vulcânicas. Essa diferença é resultado de histórias geológicas distintas. Enquanto as da plataforma continental formam-se do processo de sedimentação junto à costa ou da própria estrutura cristalina do continente, as vulcânicas estão relacionadas à solidificação do magma superficial, decorrente da formação do assoalho oceânico a partir da separação das placas tectônicas.

b)   Parte do petróleo existente na camada do pré-sal, na plataforma continental brasileira, e no litoral africano originou-se do soterramento de antigos lagos e mares interiores existentes em eras geológicas passadas. A ocorrência do petróleo nessas duas áreas deve-se ao fato de terem estado unidas quando as reservas formaram-se.

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis