Na segunda metade do século XVII, teve início a decadência da agroindústria da cana-de-açúcar do Nordeste. Isso ocorreu em virtude:
· da concorrência no mercado consumidor europeu do açúcar produzido nas Antilhas, pela Holanda, Inglaterra e França;
· da diminuição dos financiamentos holandeses aos produtores de açúcar do Brasil.
Com isso, a produção açucareira do Nordeste diminuiu e a economia nordestina entrou em crise.
Com a descoberta de ouro e pedras preciosas na região das Minas Gerais no final do século XVII, ocorreu uma intensa migração de pessoas do Nordeste, de São Paulo e até mesmo de Portugal para o interior do Brasil. A região das Minas, então, tornou-se a principal área econômica do Brasil no final do século XVII e parte do século XVIII.
Não esqueça que essa área, bem como todo o Brasil, era habitada por povos indígenas; portanto, a. ocupação da área pelos europeus ocorreu conjuntamente com a expulsão e até mesmo com o massacre das populaçôes indígenas.
Essa região passou a ser ponto de atração populacional e seu espaço geográfico começou a ser construído e organizado segundo a nova atividade: surgiram vilas, cidades e caminhos da mineração que, mais tarde, darian origem a estradas.
A mineração provocou, também, o deslocamento do centro político-administrativo da colônia, que passou de Salvador para a cidade do Rio de Janeiro, mais próximo da área da mineração.
Assim, a atividade mineradora provocou a interiorização do colonizador europeu e seus descendentes, que até então habitavam o litoral.
Também tiveram papel importante na ocupação do interior do território brasileiro os bandeirantes (bandeirismo).
Até a metade do século XVII, ocorreu o bandeirismo apresador, também chamado bandeirismo comercial, que visava aprisionar índios para vendê-los como escravos no Nordeste, que nessa época ainda estava no auge econômico. Esse objetivo levou os bandeirantes a entrarem pelo interior do Brasil.
Depois veio o bandeirismo prospector, que tinha como objetivo descobrir ouro e pedras preciosas no interior do Brasil. Da vila de São Paulo partiam as bandeiras em todas as direções, para o sul, Nordeste, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás etc., conforme você pode observar na figura 10.2.
Nenhum comentário:
Postar um comentário