Questões Vestibulares África 3
Questão 78)
Considerada a mais dura competição de automobilismo do mundo, o Rali Dacar (anteriormente Paris-Dacar) vem sendo realizado desde 1979. A prova geralmente tem seu ponto de partida em alguma cidade da Europa e termina nas praias de Dacar, capital do Senegal, após uma longa e difícil passagem pelo deserto do Saara. A edição de 2005 apresentou pilotos de 39 nacionalidades, sendo 75% europeus e quase todo o restante composto por norte-americanos, sulamericanos e japoneses. A participação africana tem sido extremamente reduzida, a não ser pelos exuberantes cenários desérticos e semiáridos do continente.
CONTEMPLAÇÃO - Um nativo observa o Nissan da dupla Thierry Lavergne e
Jacky Dubois atravessar o deserto durante a sétima etapa do rali Granada-Dacar.
Folha de São Paulo, 09/01/1999.
Tendo em vista o contexto em que se realiza essa competição e com base na fotografia, pode-se afirmar que a posição da África no mundo contemporâneo, em relação a outros continentes, é mais claramente evidenciada pelo predomínio dos seguintes aspectos:
a) desequilíbrio ambiental e ascensão militar.
b) marginalização econômica e atraso tecnológico.
c) reestruturação produtiva e decadência cultural.
d) instabilidade política e uniformidade étnica.
e) dependência financeira e estagnação industrial.
Gab: B
Questão 79)
Na primeira década do século XXI, as relações econômicas de países da África com outros países do mundo estão sendo favorecidas pelas exportações e importações de mercadorias e celebração de acordos de cooperação.
Nesse contexto de ampliação das relações econômicas e políticas, o Continente Africano:
a) representa uma fronteira de investimentos externos, principalmente pela diversidade e riqueza de recursos minerais.
b) tem aumentado o número de países com regimes políticos autoritários, devido à fragilidade dos movimentos populares.
c) representa um espaço de investimentos no setor agropecuário que impulsiona a redução da taxa de urbanização.
d) tem uma organização política em que o avanço da democracia eliminou as rivalidades entre os grupos étnicos.
Gab: A
Questão 80)
“Nós, filhos da tragédia,
trazemos no peito feridas incuráveis,
e uma história de humanidade desumanizada.
Na Argélia ou na Bósnia, em Ruanda ou Uganda...
Quantos Somos? Dezenas. Milhares...
Vidas assassinadas,
Sonhos roubados,
Direitos violados.
Vivemos numa cidade perturbada,
Onde o sangue jorra,
Onde o terror é o rei
E a arbitrariedade tem mais força que a lei.
Nós, filhos da tragédia,
Precisamos de alívio,
proteção, carinho, orientação...
Carregamos o destino da humanidade.
Pensem em transformar em uma sinfonia
de paz e fraternidade as declarações que assinaram
A Declaração dos Direitos do Homem é o nosso guia”.
(MOHAMMED, In: MAGALHÃES et al, 2005, p. 186).
Identifique as afirmativas verdadeiras.
A leitura do poema, aliada aos conhecimentos sobre o continente africano e sua história, permite afirmar:
I. A colonização da África pelos europeus foi facilitada pelos seus aspectos naturais, como um litoral recortado, um relevo predominantemente de planícies e grandes riquezas minerais.
II. A colonização europeia implantou novas formas de produção agrícola, sem desarticular o processo produtivo já existente no continente, o que explica a sua baixa produtividade atual.
III. Os versos evidenciam o fato de a partilha do continente africano não ter considerado a sua diversidade étnica, o que resultou na emergência de conflitos internos, após a descolonização.
IV. Os atuais conflitos que se verificam no continente são uma consequência das pressões demográficas e da necessidade de se estender as áreas agrícolas, não sendo, portanto, provocados por diferenças ideológicas, como no passado.
V. A África Subsaariana, por possuir solos mais férteis e não sofrer escassez de água, é a região que concentra o maior número de conflitos armados no continente.
A alternativa que indica todas as afirmativas verdadeiras é a
01. I e II
02. II e IV
03. III e IV
04. I, III e V
05. I, II, IV e V
Gab: 03
TEXTO: 4 - Comuns às questões: 81, 83
Em janeiro, a seleção de Togo seguia de ônibus até a província de Cabinda, em Angola, onde disputaria a Copa Africana de Nações. Mas a viagem foi interrompida por uma dissidência das Forças de Libertação do Estado de Cabinda (Flec), que metralhou o ônibus, matando três pessoas da delegação e deixando jogadores feridos [...].
Se o episódio de Cabinda lançou uma sombra sobre a Copa da África do Sul, é porque as tensões internas e os conflitos marcam o passado e o presente de diversos povos africanos. [...].
Desde o século XV, a África é subjugada pelos europeus. Por quatro séculos, Portugal, Espanha e Inglaterra levaram para o continente americano mão de obra escrava capturada na África. [...].
Mesmo controlando o tráfico negreiro, os europeus mantinham presença discreta no continente, limitada a entrepostos comerciais na região costeira. [...] Porém, no fim do século XIX, as potências europeias iniciaram uma corrida imperialista para controlar o continente, em busca de novas fontes de matérias-primas e de mercados para seus produtos manufaturados.
Era o auge da II Revolução Industrial. (ÁFRICA..., 2010, p.28).
Questão 81)
Sobre as características naturais, étnicas e econômicas do continente africano, é correto afirmar:
01. A corrida imperialista, no final do século XIX, limitou-se à África Central, pelo fato de essa região possuir as maiores reservas de combustíveis fósseis e de minerais metálicos nobres do planeta.
02. O fim do regime do apartheid, na África do Sul, consolidou uma democracia multirracial, uma das raras a vigorar no continente africano, mas não foi capaz de reduzir as diferenças socioecômicas entre brancos e negros.
03. A economia dos países africanos, embora frágil, expandiu-se com o processo de globalização e conseguiu escapar da vulnerabilidade em relação às oscilações das commodities, no mercado externo.
04. A pobreza da África Subsaariana tem sua raiz na colonização de povoamento, implantada pelo europeu, que desarticulou o processo produtivo e, consequentemente, provocou a fome endêmica, que caracteriza essa região.
05. A África Setentrional, por possuir unidade linguística, religiosa e étnica, teve seus interesses econômicos preservados, enquanto, na África Subsaariana, a grande diversidade étnica provocou o isolamento do subcontinente e sua atual estagnação econômica.
Gab: 02
Questão 82)
Populações inteiras são, às vezes, expulsas de seus territórios. Esses povos sem-território ficam acuados e privados de seus direitos de cidadania e passam a viver em condições extremamente precárias. Exemplifica esse fato a guerra entre as etnias hutu e tutsi, que provocou aproximadamente meio milhão de refugiados. Essa desterritorialização aconteceu na(no, em)
a) Croácia.
b) Eritreia.
c) Azerbaijão.
d) Afeganistão.
e) Ruanda.
Gab: E
Questão 83)
A história da África colonial é marcada por relações econômicas e culturais e, também, por conflitos internos e/ou relacionados às nações europeias, podendo-se afirmar que, no
01. processo de libertação colonial, durante a Guerra Fria, se verificou forte oposição por parte dos Estados Unidos e da União Soviética, temerosos de que a fragmentação política do continente fortalecesse o bloco dos não alinhados.
02. processo de dominação colonial, durante a expansão imperialista, se incentivaram as guerras entre as diversas etnias, o que resultou na criação de fronteiras que respeitavam as divisões culturais e na submissão dos reinos africanos.
03. processo de expansão mercantilista, os europeus ocuparam entrepostos na costa africana, enquanto, na colonização imperialista, ocorreu a dominação e a submissão do interior do continente, onde se localizavam os estados africanos.
04. período de exploração do comércio negreiro, os países que não participavam dessa atividade a acusavam de ser um empecilho à acumulação primitiva do capital, contribuindo para o subdesenvolvimento econômico do continente.
05. processo de colonização mercantilista, assim como durante a dominação imperialista do século XIX, a exploração de riquezas agrícolas e de escravos tornaram-se a principal razão da conquista dos povos africanos.
Gab: 03
Questão 84)
Soweto viu a Copa do Mundo. Em um Mundial questionado por seu impacto social apenas limitado e por excluir grande parte da população africana dos benefícios, os 4 milhões de moradores da cidade nas proximidades de Johannesburgo só souberam um dia antes que a seleção brasileira faria seu único treino aberto em Soweto.
(O Estado de S.Paulo, 04.06.2010. Adaptado.)
Considere as afirmações seguintes.
I. Soweto está localizado na região metropolitana de Johanesburgo e foi a maior township da África do Sul.
II. As townships nasceram durante o período do apartheid, devido à separação espacial entre negros e brancos.
III. Dentre os Prêmios Nobel da Paz, estão Nelson Mandela e o Arcebispo Desmond Tutu, que viveram em Soweto.
IV. Berço da luta contra o apartheid, durante o regime racista, Soweto conseguiu resolver seus problemas sociais, integrando-se totalmente ao restante da capital.
Estão corretas apenas as afirmações
a) I, III e IV.
b) III e IV.
c) I, II e III.
d) I e II.
e) II, III e IV.
Gab: C
Questão 85)
Assinale a interpretação correta para o cartograma acima.
a) As taxas de mortalidade infantil no continente africano são elevadíssimas.
b) O continente africano é o que possui a menor expectativa de vida do mundo.
c) A África é um continente com baixa presença de mão de obra infanto-juvenil.
d) O fluxo migratório interno do continente africano é limitado à sua faixa central.
e) A natalidade nos extremos sul e norte da África é menor do que a da sua região central.
Gab: E
Questão 86)
A independência da maioria das atuais nações africanas ocorreu nas décadas de 1960 e 1970. No entanto, a inserção dessas nações na economia mundial se deu de modo frágil, o que pode ser explicado pelo processo de Neocolonianismo.
Explique
a) o que é Neocolonialismo;
b) como as antigas metrópoles ainda exercem suas influências em alguns dos países africanos.
Gab:
a) Neocolonialismo pode ser definido como o domínio externo indireto de grandes potências sobre os Estados Africanos após a independência.
b) As antigas potências (metrópoles) continuam a exercer suas influências em alguns Estados africanos por meio da ajuda financeira, da cooperação militar e de tratados especiais de comércio.
TEXTO: 5 - Comum à questão: 87
Verdadeiros espetáculos da evolução humana (as exposições universais) traziam um pouco de tudo: de negros africanos em pessoa à arte francesa, indígenas com seus artefatos e a mais recente das inovações.
No fundo, para a grande maioria do público a feira significava diversão. É por isso mesmo que se vendiam muitos souvenirs, cartões postais e mesmo fotografias. Não foi mera coincidência o fato de a primeira máquina automática de fotografia ter sido apresentada na exposição de 1889.
As exibições universais constituíram, portanto, o corolário ideal da política imperialista de final do século XIX. Em um momento em que a burguesia triunfante pretendia conquistar o mundo todo (...), as feiras mundiais cumpriam um papel exemplar: expunham didaticamente o avanço de uns e o atraso de outros; a tecnologia na mão de alguns e o exotismo como privilégio de outros.
(Lílian Moritz Schwarcz, As barbas do imperador. 1998. Adaptado)
Questão 87)
A política imperialista de final do século XIX retalhou o continente africano em um grande número de colônias europeias que só se tornaram independentes na segunda metade do século XX. Atualmente, vários países africanos têm novamente recebido a presença maciça de estrangeiros que promovem a construção de estradas ou implantam sistemas de energia ou telefonia em troca da exploração de recursos minerais, fundamentais para seu rápido crescimento industrial.
Os estrangeiros a que o texto se refere são os
a) norte-americanos.
b) franceses.
c) chineses.
d) japoneses.
e) sul-coreanos.
Gab: C
Questão 88)
Sobre a África do Sul, país sede da Copa do Mundo de 2010, assinale a afirmativa INCORRETA:
a) O fim do apartheid, um regime segregacionista que negava aos negros direitos sociais, econômicos e políticos, produziu condições para a eliminação da desigualdade social.
b) O país tem uma população constituída por diversos grupos étnicos e, além do inglês, adota diversos outros idiomas oficiais.
c) O território abriga, em seu subsolo, uma grande quantidade de minérios, entre os quais se destacam o ouro e o diamante.
d) O país, cujo território está localizado no extremo sul do continente africano, tem a Cidade do Cabo e Johannesburgo como seus principais centros urbano-industriais.
Gab: A
Questão 89)
Quinze anos depois do genocídio que vitimou mais de 800 mil pessoas, visitar Ruanda ainda é uma espécie de jogo de adivinhação – a cada rosto que passa tenta-se descobrir quem foi vítima e quem foi algoz na tragédia de 1994. O governo do país recorre à união do povo. O censo e as carteiras de identidade étnicas não existem mais, todos agora são apenas considerados ruandeses. O esforço do presidente Paul Kagame em evitar um novo conflito é tão grande que chamar alguém de “tutsi” ou “hutu” de maneira ofensiva é crime, com pena que pode chegar a 14 anos.
Marta Reis
A presença do trauma do genocídio é o principal problema social de Ruanda, maior inclusive que a pobreza. Tratar esse trauma coletivo devia ser prioridade número um, e não transformá-lo num tabu. A política do governo é a do esquecimento por lei, por obrigação. Errada é a vitimização do genocídio, pois existe uma história de conflitos anterior e posterior ao massacre.
Marcio Gagliato
Adaptado de O Globo, 12/04/2009
A polêmica sobre os efeitos do genocídio de Ruanda, ocorrido em 1994, aponta para contradições dos processos de constituição de Estados nacionais na África contemporânea. Com base na análise dos textos, a resolução dessas contradições estaria relacionada à adoção das seguintes medidas:
a) conciliação político-religiosa – afirmação das identidades locais
b) punição das diferenças culturais – unificação da memória nacional
c) denúncia da dominação colonial – integração ao mundo globalizado
d) reforço do pertencimento nacional – revisão das heranças da descolonização
Gab: D
Questão 90)
A república da África do Sul será a sede da próxima Copa do Mundo de Futebol da FIFA. Sobre esse país situado na África Meridional, assinale o que for correto.
01. Tem uma das economias mais desenvolvidas do continente africano, baseada na mineração, e o país exporta ouro e diamantes.
02. É banhado pelos oceanos Atlântico e Índico e tem no Cabo da Boa Esperança, descoberto pelo navegador português Bartolomeu Dias, uma de suas atrações turísticas.
04. Embora o apartheid tenha acabado na África do Sul, os negros ainda são as maiores vítimas da desigualdade social com maior índice de pobreza, criminalidade e contaminação pelo vírus da AIDS.
08. Dentre suas maiores cidades estão a Cidade do Cabo, que é a sua capital legislativa, e Johanesburgo.
16. Na era contemporânea foi colonizado por ingleses, holandeses e alemães e tem como idiomas o africâner, o inglês e dialetos regionais.
Gab: 31
Questão 91)
“Esquecida pela globalização e imersa em pobreza, fome, doenças e conflitos, a África é rica em recursos naturais cobiçados por regiões mais prósperas.”
Atualidades – Ed. Abril
Atualidades – Ed. Abril
Com vistas à descolonização e ao neocolonialismo africano, após a Segunda Guerra Mundial, assinale a alternativa INCORRETA.
a) No início da Segunda Guerra Mundial, a África contava com quatro Estados independentes – Egito, África do Sul, Etiópia e Libéria. A libertação da maioria das colônias ocorreu na década de 1960. Em outros casos, foi conquistada a partir de guerras e movimentos armados, provocando a retirada gradativa das potências européias.
b) O alicerce dos novos Estados africanos foi constituído, principalmente, pela estrutura administrativa criada pela colonização européia. Quando as independências ocorreram, os poderes político e militar passam das antigas metrópoles para as elites nativas urbanas, que instalaram regimes autoritários.
c) O panorama de extrema pobreza dos países da África Subsaariana deve-se ao fraco crescimento econômico registrado desde as independências. Nas classificações de 2008 do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e do IPH (Índice de Pobreza Humana) da ONU, os 27 últimos lugares são ocupados por países dessa região Africana.
d) O Pan-africanismo, defendido por Kwame Nkrumah, presidente de Gana (1957 e 1966), influenciou profundamente os líderes das lutas anticoloniais, conseguindo moldar uma forte política externa dos Estados africanos independentes, enfraquecendo a hegemonia das elites étnicas regionais.
e) Segundo o pensamento terceiro-mundista, em voga há três décadas, atribuía- -se apenas à herança colonial a pobreza africana, porém outros fatores corroboram para essa condição; entre eles, vastas áreas da África Tropical apresentam solos de baixa fertilidade, quinze países não têm saídas marítimas e as desvantagens geográficas são agravadas pelas pressões demográficas.
Gab: D
Questão 92)
Cartaz de 1994 da campanha de Nelson Mandela à presidência da África do Sul.
Fonte: AFP, 1994.
Essa campanha representou a
a) luta dos sul-africanos contra o regime do apartheid então vigente.
b) conciliação entre os segregacionistas e os partidários da democracia racial.
c) proposta de ampliação da luta anti-apartheid no continente africano.
d) contemporização diante dos atos de violência contra os direitos humanos.
e) superação dos preconceitos raciais por parte dos africânderes.
Gab: A
Questão 93)
A democracia sul-africana completou quinze anos em 2009. O delicado processo histórico de transição negociado desde 1990, dirigido por Nelson Mandela e o então presidente Frederik de Klerk, resultou em um novo governo de unidade nacional. No que se refere ao processo de transição democrática sul-africana é correto afirmar:
a) Foi marcado pela radicalização política e pela oposição entre negros e brancos, dando início à luta armada.
b) Foi marcado pela imposição de sanções da ONU e pela expulsão da África do Sul das Federações Esportivas Internacionais.
c) Foi marcado pelo aprofundamento dos conflitos com protestos de movimentos estudantis, boicotes e greves decretados pelos sindicatos negros.
d) Foi marcado pela guerra civil e a vitória militar do governo do apartheid.
e) Foi marcado pela tolerância política e pela reconciliação entre os principais opositores durante o apartheid: o Partido Nacional e o Congresso Nacional Africano.
Gab: E
Questão 94)
Conflitos recentes (2010) no Sudão e na Nigéria, que deixaram milhares de mortos e desabrigados, expuseram ao mundo uma herança da partilha colonial africana, a imposição de fronteiras pelas metrópoles, que acabou por gerar uma série de disputas por controle territorial.
Assinale a alternativa que apresenta as causas dos conflitos mencionados.
a) O crescimento desordenado das cidades e o controle de áreas de produção extrativista.
b) A disputa por recursos naturais associada às diferenças étnicas, culturais e religiosas.
c) A disputa entre as grandes potências pelo controle da produção industrial regional.
d) A migração de grandes contingentes populacionais associada ao crescimento da produção agrícola.
Gab: B
Questão 95)
Leia o mapa a seguir.
SIMIELLI, Maria Helena. Geoatlas. Atica: São Paulo, 1998. [Adaptado].
As civilizações são a expressão de diferentes aspectos do desenvolvimento técnico e sociocultural da sociedade. Elas ultrapassaram os limites geográficos dos continentes em que surgiram, embora ainda exerçam importantes influências em suas regiões de origem. A área de abrangência destacada no mapa indica a localização da civilização
a) islâmica, caracterizada pelos avanços no campo da matemática e da astronomia.
b) africana, caracterizada pelas diferentes formas de organização familiar.
c) chinesa, caracterizada pelo milenar sistema de irrigação.
d) ocidental, caracterizada pelos avanços no âmbito da ciência e da filosofia.
e) indiana, caraterizada pela diversidade religiosa e pelo sistema de castas.
Gab: A
Nenhum comentário:
Postar um comentário