-
Fonte: Universia Brasil - Laís Chaves
Prova de Geografia do Enem 2015 foi a mais conteudista de toda a história
Professora do Poliedro também notou que a prova de Geografia do Enem 2015 não teve conteúdos que costumam cair no exame
Fonte: Universia Brasil
Compartilhar
<?XML:NAMESPACE PREFIX = "[default] http://www.w3.org/2000/svg" NS = "http://www.w3.org/2000/svg" />460
Para a professora do curso Poliedro Clarisse Paiva, a prova de Geografia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 foi bastante conceitual, seguindo uma tendência que vem acontecendo desde as últimas edições. Clarisse ainda reforçou a característica dizendo que esse foi o ano mais conteudista de toda a história do Enem."Apesar disse, ainda há interpretação e questões que envolvam a geografia de uma forma geral", completa.
Veja também:
» Enem 2015: veja gabaritos do primeiro dia de provas
» Prova de química do Enem 2015 foi bem elaborada, mas tinha questão com erro
» Enem 2015: tudo sobre o 1º dia de provas
Outra curiosidade da prova de Geografia do Enem 2015 foi a ausência de conteúdos que costumavam ser recorrentes no exame. "Não apareceram questões de demografia, industrialização do Brasil meio aos governos industriais e migração", explica. Além disso, cartografia, que costuma cair bastante no Enem, apareceu de forma tímida, bem simples e interpretativa. "Sempre disse aos meus alunos que era essencial estudar cartografia para o Enem, mas esse ano mudou tudo", diz a professora.
Sobre questões polêmicas, Clarisse disse que alguns enunciados apresentavam termos dificultadores, que não chegavam a ser pegadinha, mas estavam alí para deixar a vida do aluno mais difícil. "A questão 17 da prova branca, por exemplo, falava sobre vertente de água e cobrou o conceito de veredas, que é um termo pouco recorrente dentro na matéria dada em Ensino Médio. Ou seja, é complicado exigir do aluno que ele saiba a função de uma vereda, que é o acumulo de água", comentou.
A questão de número 25, também da prova branca, foi outro exemplo de enunciado dificultador. "Ela falava sobre o continente africano de uma forma generalizada, sendo que a África está longe de ser assim, tão generalizadora", explicou Clarisse.
Segundo dia de provas do Enem 2015
Neste sábado (24), os candidatos fizeram as provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza, cada uma com 45 questões, totalizando 90 testes de múltipla escolha. No domingo (25), será a vez das provas de Linguagens e Códigos e Matemática, também com 45 questões cada, e Redação. A duração da prova deste sábado foi de quatro horas e meia e no domingo, segundo dia do exame, serão cinco horas e meia. Os portões das escolas ficam abertos das 12h às 13h do horário oficial de Brasília.
Nenhum comentário:
Postar um comentário