Questões da Ásia 3
Questão 34)
O mapa a seguir está indicando
a) movimentos separatistas na Índia.
b) principais conflitos do Oriente Médio.
c) principais megalópoles asiáticas.
d) centros tecnológicos da Ásia.
e) zonas especiais da China.
Gab: A
Questão 35)
Um dos fatos marcantes da geografia política do país abaixo, em 2007, foi:
a) Passar a fazer parte da OMC (Organização Mundial do Comércio).
b) Conseguir, pela primeira vez, atingir dois dígitos em seu crescimento econômico.
c) O país, enfim, cessar a reivindicação em relação à “ilha rebelde”.
d) A aceitação constitucional da propriedade privada.
e) O país passar a ser o maior exportador mundial.
Gab: D
Questão 36)
Conforme Jabbour, enquanto sob a liderança do Japão, o capitalismo do Leste Asiático caminhava a passos firmes rumo ao descortinamento de novos paradigmas tecnológicos e, conseqüentemente, de novas formas de organização de produção, a China partia para um programa de desenvolvimento de tipo soviético, caracterizado pela ênfase na necessidade de crescimento durante todo o plano, concentração na indústria de bens de capital, transformação institucional na agricultura, bem como preconceitos em relação ao uso de métodos de capital-intensivo.
(JABBOUR, E. China: infraestruturas e crescimento econômico).
A partir do texto, pode-se afirmar que:
a) A China e o Japão tiveram um processo semelhante de organização, baseado na planificação econômica e investimentos maciços no setor de bens de capital.
b) A liderança do Japão no Leste Asiático levou a China a adotar métodos de uso de capital intensivo.
c) Os novos paradigmas tecnológicos e as novas formas de organização de produção levaram a China e o Japão a adotarem um programa de desenvolvimento do tipo soviético.
d) A China partiu de um programa de desenvolvimento semelhante ao adotado pela União Soviética, priorizando investimentos nos setores de bens de capital e adotando a planificação econômica.
e) A transformação institucional na agricultura proporcionou condições para a China adotar os novos paradigmas tecnológicos já adotados pelo Japão e o Leste Asiático.
Gab: D
Questão 37)
O Oriente Médio é, historicamente, zona de tensões entre povos, nações e países. Em 2006, ocorreram conflitos armados nas fronteiras de Israel, Palestina e Líbano, envolvendo exército e grupos armados. Sobre os conflitos, analise as afirmações seguintes.
I. O grupo Hamas, acusado por Israel pela morte e seqüestro de soldados na região da Faixa de Gaza, é um movimento que luta pela formação do Estado Independente da Palestina e se opõe à existência do Estado de Israel.
II. O grupo Hezbollah luta pela desocupação israelense nos territórios de Gaza e Golã e pela demarcação de Jerusalém como território independente, devido à sua importância religiosa para católicos, judeus e muçulmanos.
III. Além dos conflitos de ordem histórica, religiosa e política, a região apresenta tensões decorrentes da escassez de recursos hídricos, como o interesse no controle das nascentes do rio Jordão.
IV. Uma das zonas de tensão é a fronteira do Líbano, onde se encontram as nascentes do rio Jordão, área estratégica para o acesso e controle da água doce disponível na região.
Estão corretas as afirmações:
a) I e III, apenas.
b) I e IV, apenas.
c) II e III, apenas.
d) III e IV, apenas.
e) II e IV, apenas.
Gab: A
Questão 38)
A Coréia do Norte nos últimos meses vem assustando a comunidade internacional, principalmente o Japão e a Coréia do Sul, com teste nuclear e o claro desejo de participar do restrito grupo de países que possuem a bomba atômica.
Embora o país desenvolva essa complexa tecnologia, sua produção e economia baseiam-se essencialmente no setor:
a) Têxtil.
b) Terciário.
c) Secundário.
d) Primário.
e) Financeiro.
Gab: D
Questão 39)
Apesar da queda do muro de Berlim, da reunificação da Alemanha, do colapso do sistema socialista e do final da Guerra Fria, ainda há dois países separados ideologicamente: um socialista e outro capitalista.
No início de outubro de 2007, os presidentes das duas nações se encontraram para pôr fim ao estado de guerra, embora a declaração de cessar fogo tenha sido assinada em 1953.
O mapa e o texto referem-se a
a) I. Vietnã do Norte e
II. Vietnã do Sul.
b) I. Armênia e
II. Azerbaijão.
c) I. Iemên do Norte e
II. Iemên do Sul.
d) I. Indonésia e
II. Timor Leste.
e) I. Coréia do Norte e
II. Coréia do Sul.
Gab: E
Questão 40)
As proposições seguintes indicam fatos que ocorreram a partir da 2ª metade do século XIX no Japão, culminando com o processo emigratório japonês para o Brasil.
1. Enfraquecimento do governo xogunal e cessão de privilégios comerciais a estrangeiros, o que gerou violentas crises internas, revoltas e guerra civil.
2. Estabelecimento da Era Meiji (1868–1912) – nova organização político–governamental e econômica, que proporcionou o surgimento de uma burguesia industrial emergente.
3. Prioridade na organização de uma potência bélica em detrimento de investimentos na área social, o que gerou empobrecimento, em especial nas áreas rurais.
4. Êxodo rural para as áreas urbanas e, depois, para o norte (Hokkaido), como necessidade de sobrevivência.
5. A localização em arquipélago montanhoso e a superpopulação determinaram a emigração como opção de governo para solucionar o problema do empobrecimento da população.
6. Organização de Zaibatsus como forma de organização econômica (empresas familiares).
7. Vertiginoso processo de industrialização determinou a busca de regiões para suprir a escassez crônica de matérias–primas e energia.
Assinale a alternativa que indica SOMENTE as ocorrências que determinaram a imigração japonesa para o Brasil no início do século XX.
a) 5 – 6 – 7
b) 3 – 4 – 5 – 6
c) 4 – 5 – 6 – 7
d) 1 – 2 – 3 – 4 – 5
Gab: D
Questão 41)
A China é o país mais populoso do mundo, tem a terceira maior área de extensão territorial e destaca-se devido ao seu acelerado crescimento econômico, fato que renova a disputa pelo poder entre as grandes potências mundiais.
O papel geopolítico da China atualmente é o de
a) substituir a Rússia na luta pela hegemonia política no pós-Guerra Fria.
b) retomar a disputa nuclear enfrentando a força da Coréia do Norte.
c) estabelecer apoio às organizações socialistas em Cuba e na América Latina.
d) disputar com os EUA a liderança pelo controle dos mercados mundiais.
e) competir com o Japão pelo domínio geopolítico do Leste Asiático.
Gab: D
Questão 42)
Assinale a alternativa correta sobre o Afeganistão.
a) O Afeganistão apresenta um relevo plano e baixo, abrangendo a antiga Mesopotâmia, com rios navegáveis e muitas cavernas.
b) Dentre os países do Oriente Médio, o Afeganistão apresenta os melhores índices de desenvolvimento humano (IDH), com baixas taxas de mortalidade infantil e altos valores de expectativa de vida.
c) A religião predominante é o hinduísmo, embora os grupos islâmicos xiitas sejam muito ativos.
d) A principal atividade econômica do País é a policultura, que ocupa as planícies do leste.
e) Na guerra contra o terrorismo internacional no início do século XXI, o Afeganistão, então refúgio de Osama bin Laden e de sua rede Al-Qaeda, foi o primeiro alvo.
Gab: E
Questão 43)
“A Coreia do Norte anunciou nesta segunda-feira 25/05/2009 (noite de domingo, no Brasil) ter realizado "com sucesso" um novo teste nuclear e ameaçou executar novas ações, em um desafio aberto à comunidade internacional. O regime ditatorial de Pyongyang desconsiderou, assim, as pressões internacionais que tentam obrigar o país a renunciar às ambições atômicas.”
Folha On Line, 25/05/09
Sobre a atual situação vivida pela Coreia do Norte, é correto afirmar que
a) a comunidade internacional, tendo como país influente os Estados Unidos da América, pressiona para que a ONU (Organização das Nações Unidas) não aplique sanções econômicas ao norte-coreanos.
b) a Coreia do Sul mais o Japão pressionam para participar das experiências atômicas desenvolvidas naquele país, reforçando as ações norte-coreanas.
c) a pressão exercida por esse país sobre a comunidade internacional decorre, principalmente, do momento de crise que sua economia atravessa exigindo dessa forma mais atenção para seus problemas internos.
d) o uso de combustíveis atômicos por esse país deixam-no em uma posição privilegiada para negociar com a comunidade internacional que vê tais experiências como importante ação de autonomia e independência.
e) o Japão, principal parceiro econômico desse país, apoia experiências atômicas porque, por intermédio delas, a técnica japonesa evolui e comprova a autonomia norte-coreana.
f) I.R.
Gab: C
Questão 44)
Observe o mapa e as afirmativas.
I. A fronteira destacada no mapa corresponde a uma das áreas mais perigosas do mundo, pois nela são treinados grupos de resistência talibã, formados por seguidores de Bin Laden.
II. O destaque no mapa representa uma região de tensões geopolíticas em torno da posse da Caxemira, área produtora de urânio.
III. A fronteira evidenciada no mapa corresponde à divisão entre dois países, o Afeganistão e o Paquistão, hoje considerados pelo Ocidente uma ameaça terrorista para a humanidade.
IV. O principal problema existente nesta área de fronteira é a disputa pelos oleodutos construídos para abastecer a porção ocidental da China.
Pela análise das afirmativas, conclui-se que estão corretas apenas
a) I e II.
b) I e III.
c) II e III.
d) III e IV.
e) I, II e IV.
Gab: B
Questão 45)
Leia atentamente o texto abaixo:
“... foi parte do Império da Índia, controlado pelo Reino Unido, por 62 anos (1824-1886). O país continuou como uma Província da Índia até 1937, quando se tornou uma colônia separada. O país conseguiu a independência em 1948 e se tornou uma república e, ao contrário de antigos locais que viveram sob o domínio britânico, [...] não se tornou parte da Comunidade Britânica.
Em 1962, o general Ne Win assumiu o governo graças a um golpe de Estado. Ele ficou no poder até 1988, primeiro como comandante militar, depois como presidente auto-indicado e finalmente como o membro mais importante do governo.
Em 1988, protestos pacíficos contra a junta militar terminaram com a morte de 3.000 pessoas no país.
Apesar de eleições legislativas em 1990, que resultaram na vitória do principal partido de oposição --o Liga Nacional pela Democracia (LND)--, a junta militar governante se recusou a repassar o poder aos vencedores.”
Folha Online, 27/09/2007.
Ultimamente o país vem recebendo atenção especial da ONU, devido aos conflitos e à violência governamental contra os opositores. Estamos nos referindo ao país:
a) Cambodja.
b) Afeganistão.
c) Paquistão.
d) Mianmar.
e) China.
Gab: D
Questão 46)
A Assembléia Geral da ONU condenou a invasão Indonésia, numa resolução aprovada no dia 12 de dezembro de 1975, mas que ficou sem qualquer efeito. Apenas um país, a Austrália, reconheceu a autoridade Indonésia sobre o Timor Leste. Começa a repressão Indonésia, que vai resultar na morte de 200 a 300 mil timorenses, seja pela violência direta, seja pela fome programada, seja pelo deslocamento forçado de populações inteiras, seja pela criação de verdadeiros campos de concentração.
Rosely Forganes
Assinale a alternativa correta a respeito das razões indonésias para invadir o Timor.
a) O domínio indonésio no território timorense se deu também com o intuito de atender aos interesses capitalistas estadunidenses para impedir a expansão socialista no período da Guerra Fria.
b) A Austrália, interessada no petróleo timorense, patrocina a invasão Indonésia para garantir a exclusividade da exploração dos recursos minerais timorenses.
c) A Indonésia, por ser um país predominantemente muçulmano, invade o Timor Leste para converter os cristãos e ampliar a área islâmica no sudeste da Ásia.
d) Após a vitória do grupo ditatorial ultra-direitista FRETILIN, na guerra civil timorense de 1975, o exército indonésio invade o território do Timor para garantir a democracia da região.
e) Após a entrada da Indonésia no grupo dos Tigres Asiáticos, o Japão, interessado nas riquezas naturais do Timor, apóia a invasão Indonésia.
Gab: A
Questão 47)
Por considerar uma ameaça à paz mundial, o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas adotou, recentemente, resolução impondo sanções a um país asiático que, segundo fontes internacionais, realizou testes de mísseis balísticos e teste subterrâneo de um artefato nuclear. Estamos nos referindo a
a) Coréia do Sul, que apresenta as mais altas taxas de analfabetismo, desemprego e concentração de renda do mundo e, visando defender o regime comunista, prioriza o investimento em armamentos nucleares em detrimento de políticas sociais;
b) China, que, embora comunista, sucumbiu à modernização tecnológica e econômica dos países capitalistas e tem investido maciçamente em arsenal nuclear, imposto sobretudo pelo estritamento de relações diplomáticas com os EUA e Japão;
c) Índia, cujos investimentos maciços em pesquisas nucleares estão associados às novas alianças estabelecidas a partir de seu ingresso nos Tigres Asiáticos, em 2002;
d) Rússia, que, ao ingressar na União Européia, alcançou rápido crescimento econômico, passando a investir em meios altamente modernos de defesa e ofensiva capazes de derrotar qualquer inimigo;
e) Coréia do Norte, que ignorou a assinatura de acordo internacional que impunha a desativação de qualquer pesquisa ligada à produção de arsenal nuclear.
Gab: E
Questão 48)
Desde os tempos mais remotos, a guerra tem sido o meio pelo qual certas nações ou certos povos procuram resolver os seus problemas de ordem política, econômica ou religiosa. Observe a figura.
Cite os dois países destacados na figura, que estão em guerra há 50 anos, e apresente o motivo desse conflito.
Gab:
Os dois países destacados na figura são: Paquistão (mais claro) e Índia (mais escuro). Entre os motivos, temos: a diferença religiosa entre o Paquistão (predominantemente muçulmano) e a Índia (predominantemente hindu), que levou à separação de ambos, no final da década de 1940, e ao movimento separatista muçulmano na Caxemira indiana, apoiada pelo Paquistão.
Questão 49)
Assinale a alternativa que contém as afirmações corretas sobre o país em destaque na figura.
I. Banhado pelo Oceano Índico, apresenta cadeia montanhosa terciária ao norte, formada a partir do choque entre a placa de Deccan e a placa asiática.
II. O maior centro financeiro e populacional é Mumbai, localizado na costa oeste, enquanto no centro-sul localiza-se a região industrial da alta tecnologia.
III. A industrialização, via substituição de importações, passou por abertura econômica, a partir da década de 1990, recebendo grande volume de investimentos estrangeiros.
IV. Possui organização social em castas e uma distribuição de renda equilibrada, sobretudo entre as populações urbanas, que representam 67% da população do país.
a) Todas estão corretas.
b) Somente I, II e III estão corretas.
c) Somente II, III e IV estão corretas.
d) Somente I, II e IV estão corretas.
e) Somente I, III e IV estão corretas.
Gab: B
Nenhum comentário:
Postar um comentário