domingo, 13 de junho de 2010

OS ANOS 90 E A ECONOMIA BRASILEIRA

Nas últimas décadas, a economia brasileira caracterizou-se por um forte protecionismo. Os produtos importados mantiveram-se taxados, com a finalidade de "proteger" a economia nacional da concorrência externa, notadamente no setor industrial. Estas medidas protecionistas costumam assegurar o desenvolvimento das empresas nacionais e preservar empregos para os trabalhadores locais. E foi o que ocorreu no Brasil durante muito tempo. Um exemplo significativo foi o que aconteceu na área da informática. Este setor ficou livre de qualquer tipo de concorrência externa, na medida em que empresas estrangeiras não podiam atuar no país. O próprio governo federal possuía o controle acionário de uma fábrica de computadores, tal o interesse em proteger este setor.
Entretanto, da segunda metade da década de 70 ern diante, o mundo passou a viver, de maneira cada vez mais intensa, o processo da globalização. Impulsionados pelos avanços da tecnologia das telecomunicações e da informática (telemática) e pela expansão do neoliberalismo, os mercados mundiais foram se tornando cada vez mais integrados. A nova ordem econômica em vigor passou a determinar o fim das medidas protecionistas e a diminuição da presença do Estado nas questões econômicas. As fronteiras deixaram de ser urn obstáculo às trocas, os capitais passaram a fluir livremente de um centro para outro e as multinacionais tornaram-se ainda mais presentes em todos os cantos do planeta.


As privatizações de empresas do governo fazem parte da estratégia neoliberal de diminuição do Estado. Na foto, momento da venda de uma estatal.

Seguindo esta tendência mundial, o Brasil incorporou o modelo neoliberal, não sem a oposição de diversos setores da sociedade. Neste contexto, a redução das taxas de importação dos produtos industrializados, o ingresso de capitais especulativos e a privatização das empresas estatais, entre outras medidas, foram acompanhados de muitos protestos, além de dúvidas e desconfianças sobre sua validade ou eficácia.
Por outro lado, a liberação da economia estimulou a concorrência, obrigando as empresas instaladas no Brasil a se adequarem aos novos tempos. Isto representou o desenvolvimento de tecnologias, outras formas de gerenciamento e até de relações de trabalho. Houve um aumento significativo das importações, o que resultou em déficits consideráveis da balança comercial* brasileira.
Com as mudanças ocorridas, houve um afluxo de investimentos estrangeiros no país, destacando-se a vinda de rnontadoras de automóveis japonesas, americanas e europeias.
Embora as mudanças ocorridas nos anos 90 tenham um significado muito importante para o Brasil, nada disto representou alterações substanciais na estrutura da sociedade. Permanecemos como um país com graves desigualdades sócioespaciais e uma infinidade de questões a serem enfrentadas. O século XXI ainda representa um período de incertezas.

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis