segunda-feira, 19 de abril de 2010

Migrações internacionais


A população movimenta-se pelo espaço geográfico dentro de um mesmo país ou muitas vezes, atravessando oceanos e mudando de continente. Esses movimentos horizontais da população são chamados de movimentos migratórios e compreendem a imigração (entrada de pessoas em uma região ou país) e a emigração (saída de pessoas de uma região ou país). Quando as migrações acontecem dentro de um país são chamadas migrações internas e quando se processam de um país para outro são denominadas migrações internacionais.
Quando as pessoas procuram outro lugar para viver, que não seja aquele onde nasceram, elas o fazem por vários motivos. Quando os motivos são econômicos, as pessoas buscam melhores condições de vida, por isso as migrações ocorrem dos países pobres para os países ricos; quando os motivos são políticos e religiosos, as pessoas vão para outros países, fugindo de perseguições de ordem religiosa, política ou por guerra em seu país de origem.

Migrações por motivos econômicos

As diferenças de desenvolvimento entre os países também são causa de movimentos populacionais. A pobreza e o desemprego existem praticamente em todo o mundo, mas sem dúvida são maiores nos países subdesenvolvidos. Por isso, muitos de seus habitantes procuram fugir das duas situações, esperando encontrar novas oportunidades em países desenvolvidos.
As migrações no fim do século XX e início do século XXI mudaram de direção. Enquanto no século XIX e em grande parte do século XX imigrantes de países como Itália, França, Espanha e Alemanha, entre outros, procuraram uma vida melhor na América, as migrações internacionais no mundo globalizado realizam-se dos países subdesenvolvidos para países desenvolvidos.
Os Estados Unidos e os países da União Européia são os "paraísos" rnaís procurados pelos imigrantes da globalização.
Como esses países possuem severas leis para regulamenta a entrada de imigrantes, suas fronteiras são severamente vigiadas e, muitas vezes, pontos de confronto entre policiais e quem tenta entrar nesses territórios, burlando a lei.
Duas fronteiras geopolíticas destacam-se como ponto de tensão devido à entrada de imigrantes, quase sempre ilegais: a do México-Estados Unidos e a das cidades espanholas de Ceuta e Melilla, na costa do Marrocos (veja a região no mapa acima).
Para a União Europeia convergem imigrantes da Europa Oriental, do norte da África e da Ásia. Da Turquia sai o maior número de imigrantes em direção à União Europeia

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis