terça-feira, 6 de junho de 2017

Questões Vestibulares Turismo I

Questão 01)

A transferência de alguns setores, antes ad­ministrados pelo Estado, para a iniciativa privada tem apresentado alguns senões. Para acompanhar os novos serviços priva­tizados na década de 1990, foram criadas as agências reguladoras que nesse ano de 2012 intervieram consideravelmente. O caso mais emblemático e impactante foi:

a) A intervenção da Agência Nacional de Saúde (ANS) reestatizando os planos de saúde até que sejam atendidas as atuais demandas.

b) A proibição por parte da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) de priva­tização de novas rodovias em 2012 até que se completem as melhorias prometidas.

c) A autorização no aumento dos preços de combustível pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) devido à alta nos preços internacionais, aguçadas pelos distúrbios no Oriente Médio.

d) A intervenção da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) nos preços de energia elétrica, considerados abusivos pela Agência, com o respectivo ressarci­mento ao consumidor.

e) A suspensão temporária pela Agência Na­cional de Telecomunicações (Anatel) das vendas de planos de telefonia celular de algumas operadoras.

Gab: E

Questão 02)

Analise as alternativas e assinale a que expressa as principais vantagens do transporte rodoviário.

a) Ideal para envio de mercadorias com pouco peso ou volume e alto valor para grandes distâncias.

b) Proporciona o transporte de grande quantidade de mercadorias de uma só vez.

c) Ideal para o transporte de mercadorias de grande volume ou peso e baixo valor agregado.

d) Apresenta melhor rendimento na relação entre carga transportada e consumo de combustível.

e) Apresenta o menor custo em distâncias menores que 300 km e destinos muito pulverizados.

Gab: E

Questão 03)

Observe o mapa da Malha Ferroviária do Brasil.

clip_image002

Com respeito às áreas indicadas no mapa acima, assinale a alternativa que relaciona corretamente sistemas logísticos e produtos de exportação.

clip_image004

Gab: C

Questão 04)

Leia o trecho de uma entrevista à Folha de S. Paulo de André Esteves, presidente e principal sócio do BTG Pactual, maior banco de investimentos da América Latina.

Folha: Há uma preocupação excessiva com a inflação?

André Esteves – A inflação, de longe, não é o principal problema hoje do país [Brasil]. A gente ainda gasta muito tempo e esforço pensando nela. A economia brasileira se sofisticou. Três grandes temas, tão ou mais importantes,estão na agenda do governo – infraestrutura, excesso de carga fiscal e educação.

(Folha de S. Paulo. Não é preciso reforma tributária para baixar

já os impostos no Brasil. 04/11/2012, p. B3).

Considerando as preocupações com a infraestrutura e a educação, visando à eficiência da economia brasileira, é correto dizer que

a) a significativa melhora do quadro educacional do país, que favorece a pujança atual da economia, não tem um correspondente na infraestrutura de telecomunicações, ainda muito precária e sem perspectivas de investimentos.

b) a infraestrutura de transportes foi revolucionada, em especial no que diz respeito ao transporte aéreo, impactando de forma positiva na eficiência econômica, ao mesmo tempo em que novos cursos de engenharia se multiplicam pelo país.

c) as fragilidades do ensino básico somadas às insuficiências do sistema universitário, juntamente com as precariedades dos meios de transporte num país continental, são verdadeiros obstáculos para o desenvolvimento econômico.

d) os grandes investimentos ocorridos recentemente no sistema ferroviário indicam um desenvolvimento consistente na infraestrutura de transporte, embora nosso sistema educacional não tenha condições de formar profissionais nesse ramo industrial.

e) a precariedade do sistema de educação no país não compromete a eficiência econômica do país de uma forma tão séria, quanto a precariedade notada na infraestrutura energética, tanto no que diz respeito às fontes, quanto à geração e à distribuição.

Gab: C

Questão 05)

Analise o mapa a seguir.

clip_image006clip_image008

SEPLAN/GO. Projeto Identificação de Áreas Prioritárias para

Conservação em Goiás. Dados cartográficos de uso

da terra e cobertura vegetal do estado de Goiás. 2002. (Adaptado).

A distribuição geográfica das classes de uso das terras, representada pelo mapa, guarda estreita relação com o processo histórico de ocupação da região do Cerrado e sua interação com a fisiografia (relevo, solos, cobertura vegetal, hidrografia etc.). Neste sentido, considerando-se o recorte espaçotemporal representado no mapa,

a) explique como o padrão das rodovias se relaciona com as áreas de agricultura no estado de Goiás;

b) apresente dois fatores que estejam relacionados à presença de grandes extensões de Cerrado no norte goiano.

Gab:

a) O candidato deverá explicar que:

– Quanto maior a densidade da malha viária, maior a presença de áreas exploradas pela agricultura, em função da necessidade de infraestrutura para escoamento da produção.

OU

– A presença da malha viária favoreceu a ocupação das terras pela atividade agrícola.

b) O candidato deverá apresentar dois dentre os fatores apontados a seguir:

– A irregularidade do relevo, com presença de elevadas inclinações das vertentes.

– Infraestrutura viária precária.

– Presença de várias unidades de conservação e terras indígenas.

– O próprio processo histórico de ocupação, que privilegiou as terras ao sul do estado.

Questão 06)

Em um esforço que superou as previsões mais ousadas da iniciativa privada, o governo federal anunciou ontem o que chamou de o maior plano de investimentos em transportes da história, envolvendo a concessão de ferrovias e rodovias à iniciativa privada.

O setor de ferrovias é o que deve receber o maior volume de investimentos. Serão R$ 91 bilhões em 10 mil quilômetros de novas linhas, para criar uma malha que ligue as principais regiões produtoras do país aos maiores portos.

Aposta no transporte

clip_image010

clip_image012

A reportagem aborda o plano de investimentos anunciado em 2012 pelo governo federal.

Aponte duas justificativas econômicas para a prioridade dada pelo governo ao setor ferroviário.

Gab:

Duas das justificativas:

• O custo do frete por tonelada é bastante reduzido para distâncias superiores a 300 km.

• O custo mais barato do frete ferroviário é decisivo para a competitividade de produtos de baixo valor por volume, amplamente exportados pelo Brasil.

• Os traçados a serem construídos irão conectar diversas áreas importantes do interior aos portos exportadores do país, barateando o preço final dos produtos.

Questão 07)

Na última década, o Brasil atingiu um patamar elevado de crescimento econômico. Isso ocorreu mediante a implementação de fortes investimentos estatais na ampliação de infraestrutura básica. Um dos métodos adotados é o Sistema de Integração Intermodal, que se caracteriza como

a) um modo de organizar as empresas em rede, de forma a garantir que, independente da concorrência, elas possam ampliar seus rendimentos e gerar divisas para o país.

b) um processo de readequação dos modos de arrecadação de impostos pelos estados brasileiros para aumentar os investimentos em infraestrutura.

c) uma política do governo federal que passou a exigir dos estados maiores investimentos nos setores aeroportuários para garantir maior abastecimento do mercado interno.

d) uma articulação entre os governos dos estados, com apoio do governo federal, para garantir maior arrecadação sobre a circulação de mercadorias.

e) um mecanismo de ligação entre os meios de transportes fluviais, ferroviários e terrestres, possibilitando mais rapidez e menores custos no deslocamento da produção.

Gab: E

Questão 08)

clip_image014

Adaptado de BOMENY, Helena e outros. Tempos

modernos, tempos de sociologia. São Paulo: Editora do Brasil, 2010.

As invenções apresentadas no quadro afetaram o mundo contemporâneo, em especial, no que se refere à circulação de ideias, pessoas e mercadorias.

Em conjunto, essas invenções tiveram efeito principalmente sobre a ampliação da:

a) intervenção estatal

b) integração territorial

c) distribuição da riqueza

d) mobilidade ocupacional

Gab: B

Questão 09)

Analise os gráficos sobre meios de transporte no Brasil.

clip_image016

(http://exame.abril.com.br/arquivos/img_958/grandes-numeros1.jpg)

Comparando os gráficos, pode-se concluir que:

a) sob o aspecto de custo do frete, a diferença entre a matriz I e a II é mínima.

b) a matriz II favorece a economia dos fretes e é menos poluidora que a matriz I.

c) a matriz I emite menos gases poluidores do que a II, que, por sua vez, é mais econômica.

d) ambas oferecem vantagens: a matriz I é mais expandida, e a II garante economia de combustível.

e) ambas têm pontos positivos: a matriz I, maior capacidade de expansão, e a II permite maiores velocidades.

Gab: B

TEXTO: 1 - Comum à questão: 10

Quando pensamos em comunicação, lembramo-nos da fala e da escrita, que são modos humanos de trocar informações. Os animais podem não ser capazes de falar ou dominar técnicas de linguagens avançadas, mas eles certamente possuem outros meios de se comunicar. O som da baleia, o uivo dos lobos, o coaxar dos sapos, o piar dos pássaros e até mesmo a dança agitada das abelhas ou o abanar de rabo de cachorros estão entre as diversas formas pelas quais os animais comunicam-se.

As questões apresentam-se integradas pelo tema "Comunicação", que nos faz refletir sobre as várias formas de comunicação entre os seres de uma mesma espécie e também sobre a evolução das formas de comunicação humana desde os primórdios. Segundo Steven Mithen*, milhões de anos foram necessários para que a mente humana evoluísse. Os indícios desse longo processo de evolução estão hoje presentes em nosso comportamento, nas formas usadas para a comunicação, tais como a pedra, as pinturas, a escrita e até mesmo a forma como convivemos e como conversamos no cotidiano.

*texto referido: Mithen, Steven. A pré-história da mente. São Paulo: Editora da Unesp, 2002.

Esse fato pode ser observado na tirinha seguinte, em que Helga dialoga com sua filha na presença de seu marido, Hagar.

clip_image018clip_image020

(Hagar, o Horrível. Disponível no site http://molrelaxo.blog.com Acesso em: 18.09.2012.)

Questão 10)

A comunicação via Internet, especialmente nos bate-papos, possibilitou um novo canal de comunicação entre as pessoas, e o Brasil tem se consolidado como um mercado de elevada utilização de sites sociais.

Em agosto de 2011, do total de 61,2 milhões de pessoas com acesso à Internet no trabalho ou em domicílios, 45,4 milhões foram usuários ativos.

clip_image022

Fonte: NetView -- IBOPE Nielsen Online

(http://www.ibope.com.br/calandraWeb/servlet/CalandraRedirect?temp=6&proj=PortalIBOPE&pub=T&nome=home_materia&db=caldb&docid=C2A2CAE41B62

E75E83257907000EC04F Acesso em: 13.09.2011. Adaptado)

*Usuário ativo é a pessoa com 2 anos ou mais de idade que acessou a Internet pelo menos uma vez em agosto.

De acordo com as informações do texto e do gráfico, analise as afirmações:

I. Considerando somente os usuários ativos em domicílios, entre agosto de 2010 e agosto de 2011, houve um aumento de 15%, aproximadamente.

II. Considerando somente os usuários ativos no trabalho, entre agosto de 2010 e agosto de 2011, houve um aumento acima de 10%.

III. E m agosto de 2011, do total de 61,2 milhões de pessoas com acesso no trabalho ou em domicílios, 15,8 milhões não foram usuários ativos.

É correto o que se afirma em

a) I , apenas.

b) II , apenas.

c) I e III, apenas.

d) II e III, apenas.

e) I , II e III.

Gab: C

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis