Questão 43)
“Gargalos institucionais (como leis defasadas e sobrecarga tributária) e de infraestrutura (logística e tecnologia) ainda travam a competitividade brasileira no cenário internacional. A 8ª economia do mundo ocupa apenas o 38º lugar num ranking [de competitividade] de 58 países feito pela faculdade suíça Instituto Internacional para o Desenvolvimento da Administração em parceria no Brasil com a Fundação Dom Cabral (FDC).”
GARGALOS travam competitividade brasileira. Folha de S. Paulo, São Paulo, 20 mai. 2010, p. B1
Considerando as falhas infraestruturais que atrapalham a competitividade econômica do Brasil pode ser dito que
a) elas se concentram no Nordeste e Norte brasileiros, pois as infra-estruturas de transportes e de comunicações do restante do país encontram-se no nível dos países mais avançados.
b) o sistema de transportes, que inclui além das vias (rodoviárias, férreas etc.) também aeroportos e portos, encontra-se em nível precário, e está longe de atender adequadamente uma economia que se interioriza no território.
c) as infraestruturas de logística (armazenamento, gestão de informações e comunicações etc.) possuem um padrão tecnológico muito avançado no país e um custo barato; o problema é a pequena quantidade de equipamentos.
d) os padrões tecnológicos da logística econômica do território brasileiro estão comprometidos pelos preços baratos cobrados pelo uso dos equipamentos, o que compromete futuros investimentos.
e) as falhas infraestruturais são bem mais graves no Sudeste e no Sul do Brasil onde se concentra a maior produção econômica para o exterior, pois, nas outras áreas do Brasil, o processo econômico é praticamente regional.
Gab: B
Questão 44)
A Rede Rodoviária Catarinense é a principal via de comunicação do Estado, integrando as diferentes regiões, ligando-as aos demais estados da federação e aos países vizinhos. Analise as proposições sobre as rodovias federais que cortam o Estado.
I. A BR 101 cruza o Estado de Norte a Sul, passando próximo ao litoral.
II. A BR 280 passa pelo Norte do Estado (de São Francisco do Sul a Porto União).
III. A BR 116 cruza o Estado de Norte a Sul, passando pelo interior.
IV. A BR 470 passa no Vale do Itajaí, ligando Itajaí a Campos Novos, indo até o Rio Grande do Sul.
V. A BR 282 vai de Leste a Oeste do Estado.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I, III e V são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas II e V são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
e) Todas as afirmativas são verdadeiras.
Gab: E
Questão 45)
Sobre comunicação e informação no Brasil, assinale o que for correto.
01. Na Amazônia a difusão por satélite tem a vantagem de cobrir vastas áreas com um mínimo de implantações no solo, o que seria dificultoso devido à presença de rios e florestas.
02. As redes de fibra óptica, por mais modernas que sejam, ainda interligam os estados do sul, sudeste e nordeste, principalmente acompanhando a costa brasileira, adentrando pouco o território, como Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal e Tocantins.
04. As redes de informação a longas distâncias possuem papel cada vez mais importante na estruturação do território brasileiro, pois são vitais ao funcionamento da economia como transmissão de dados por microondas, redes de fibra óptica, internet e redes de transmissão por satélite.
08. A Rede Globo de Televisão atinge quase 100% dos municípios brasileiros e é a rede de televisão de maior cobertura do território nacional.
16. As principais redes de televisão do país, como Globo, SBT, Record e Educativa/Cultura, ainda não dão cobertura a todo território nacional ficando muitos estados fora da recepção de seus sinais.
Gab: 15
Questão 46)
Observe os dois mapas acima. Ambos representam diferentes regionalizações do espaço brasileiro. O de nº 1 apóia-se nos conceitos de “pólo” e “hierarquia urbana” e o de nº 2, no de “eixo de integração e desenvolvimento”.
Fonte: IBGE, 2008. Adaptado.
Fonte: IBGE. Mapa da Série Brasil Geográfico, 1996. Adaptado.
a) Apresente, ao menos, dois critérios para a consideração da área destacada no Mapa 1 como uma região.
b) Justifique a delimitação da área de influência de número 3 do Mapa 2, destacando as principais infra-estruturas de transporte aí presentes.
Gab:
a) Devido à grande variedade físico-natural da área destacada, os critérios que deverão ser considerados para a concepção dessa região deverão ser geoeconômicos. Trata-se de uma região polarizada pela Metrópole Paulistana, que em face do seu dinamismo industrial, comercial e financeiro foi dotada de uma melhor infraestrutura de transporte, energia e armazenamento. Assim, podemos destacar como principais critérios o da polarização urbana exercida por São Paulo e a complexa infraestrutura de transporte intermodal que faz com que a região funcione como um grande corredor de exportação. Temos em destaque, o agronegócio do gado, soja, cana e algodão, entre outros e a produção industrial ao longo dos eixos rodoferroviários até o Porto de Santos.
b) A área 3 abrange porções do território entre os estados de Goiás, Tocantins, Pará e Distrito Federal. Até o advento da criação de Brasília, a região sofria de considerável isolamento em relação à economia nacional. Após o surgimento da Capital Federal, o governo passa a desenvolver uma infraestrutura de transportes que tem início com a criação da rodovia Belém-Brasília. Essa rodovia permitiu o acesso a uma futura área onde se descobriu as reservas minerais de Carajás (PA).
Nessa região um novo sistema de transportes foi desenvolvido, com a criação da ferrovia E. F. dos Carajás que, com 980 km, chega ao porto de Itaqui no Maranhão, exportando ferro e cobre. Outras rodovias se desenvolveram ligando Mato Grosso e Pará e, mais tarde, tiveram início as obras da ferrovia Ferronorte entre o Distrito Federal e Maranhão, com o propósito de escoar a produção regional.
Questão 47)
Uma das características atuais do processo de globalização é a exigência, cada vez maior, de fluidez de informações e mercadorias, ou, em essência, do próprio capital. Tal exigência tem conduzido os países à reestruturação de seus sistemas de circulação. Nesse sentido, no Estado brasileiro, nos últimos anos,
a) priorizou-se o transporte público urbano, com a ampliação do número de linhas do Metropolitano em todas as capitais dos Estados.
b) houve uma ampla recuperação da malha ferroviária, com a construção de novos trechos, a exemplo da Transnordestina.
c) privilegiou-se o sistema de cabotagem, valorizando-se o transporte de passageiros pelo território nacional e interligando as áreas costeiras do país.
d) priorizou-se o transporte hidroviário, voltado à exportação de grãos, conforme atestam as hidrovias Tietê-Paraná e do Rio São Francisco.
e) intensificou-se a modernização do sistema portuário, incluindo a construção de portos como os de Sepetiba (RJ) e Pecém (CE).
Gab: E
Questão 48)
A finalidade dos transportes é o deslocamento e a circulação de mercadorias e de pessoas, de um lugar para outro.
Sobre sua função social, nos países subdesenvolvidos, é correto afirmar:
a) A organização dos transportes é resultante do planejamento e do desenvolvimento econômico interno.
b) Os transportes permitem um elevado grau de integração territorial inter-regional.
c) Os transportes são produtos da vanguarda da pesquisa e da inovação tecnológica.
d) O deslocamento de mercadorias é feito, predominantemente, por ferrovias e hidrovias.
e) O sistema viário brasileiro é formado por redes que, quase sempre, são periféricas, precárias e convergentes para os portos de exportação.
Gab: E
Questão 49)
Entre as regiões econômicas do Estado da Bahia, está a Região Oeste, também conhecida como Além São Francisco, que possui áreas limítrofes com os estados de Minas Gerais, Goiás, Tocantins e Piauí. Além de situar-se longe do litoral e dos maiores centros urbanos da Bahia, a região apresenta uma característica marcante: a recente expansão da agricultura moderna e da agroindústria em suas terras, com grande crescimento econômico.
Com base na análise dessas informações e nos conhecimentos sobre as áreas cultivadas do Oeste Baiano,
• indique dois fatores que dificultam o crescimento econômico da região;
• explique a falta de equilíbrio de sua matriz de transporte;
• cite duas alternativas às rodovias da região.
Gab:
• A logística do recebimento dos insumos para a lavoura e o escoamento da produção; sua posição geográfica, distante da capital do Estado e das principais metrópoles regionais e nacionais.
• A matriz de transporte do Oeste Baiano é sustentada basicamente por um precário sistema rodoviário, onde aparecem algumas rodovias federais e estaduais, pavimentadas e não pavimentadas, além de precárias vias municipais. Os demais componentes da matriz de transporte, ou não existem — a exemplo de ferrovias e dutovias — ou funcionam precariamente, como a hidrovia do São Francisco e seus grandes afluentes da margem esquerda e o transporte aéreo. Esses fatos provocam distorções que aumentam o preço do transporte, refletindo, também, no preço dos produtos para o consumo interno e na competitividade das exportações.
• Revitalização e reestruturação da hidrovia do Rio São Francisco e seus grandes afluentes da margem esquerda; construção da ferrovia Bahia-Oeste (EF-334); integração e modernização da matriz de transporte.
Questão 50)
A respeito dos transportes no Brasil, assinale o que for correto.
01. A estabilidade econômica, melhorias no poder aquisitivo da população e facilidades na aquisição de bens fazem com que as ruas das grandes cidades sejam inundadas por novos veículos a cada ano, aumentando significativamente os congestionamentos e os problemas resultantes da falta de estacionamentos.
02. Embora não atendam à demanda de passageiros, os trens urbanos das grandes cidades como São Paulo e Rio de Janeiro se apresentam entre os melhores do mundo no que se refere aos horários e ao conforto proporcionado aos passageiros.
04. O transporte rodoviário, feito por rodovias precárias, em detrimento dos transportes ferroviário e fluvial (mais baratos), tem provocado o encarecimento dos produtos brasileiros e a perda de parte das safras agrícolas.
08. Apesar do aumento das exportações, os portos brasileiros ainda não se apresentam devidamente modernizados como os maiores e melhores portos do mundo.
16. Os transportes coletivos no Brasil – ônibus, trens e metrôs – não acompanharam o aumento da população nas grandes e médias cidades brasileiras. A falta de planejamento e investimentos nesse setor é um dos grandes problemas da atualidade brasileira.
Gab: 29
Questão 51)
Helicópteros transformam SP em ‘cidade dos Jetsons’, diz ‘Guardian’.
(Folha Online, BBC Brasil 20.06.2008)
O aumento da frota de helicópteros em São Paulo pode ser explicado
a) pelos investimentos do governo municipal na construção de modernos helipontos como forma de manter empresas multinacionais na capital.
b) pelos problemas comuns às grandes metrópoles, como os constantes engarrafamentos que dificultam a mobilização terrestre dos altos executivos.
c) pela sua constante verticalização que, aliada ao planejamento urbano ordenado, propicia locais estratégicos para os helipontos.
d) pelos investimentos de empresas da mídia mundial que investem nesse meio de transporte na busca de “furos” envolvendo celebridades.
e) pelas rígidas normas da legislação aliadas ao controle e fiscalização do poder público que torna esse transporte na cidade um dos mais seguros do mundo.
Gab: B
Questão 52)
Observe o mapa.
BRASIL: CORREDORES DE EXPORTAÇÃO.
(Théry e Mello, 2005. Adaptado.)
O mapa indica corredores de exportação do Brasil. Assinale a alternativa que contém os dois corredores mais importantes no escoamento da produção mineral brasileira.
a) III e II.
b) V e I.
c) II e IV.
d) IV e V.
e) I e III.
Gab: E
Questão 53)
As figuras abaixo representam duas concepções geopolíticas de ocupação da Amazônia brasileira no período militar. Responda às perguntas:
Adaptado de Bertha Becker e Cláudio Egler, brasil:
uma nova potência regional na economia–mundo.
Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1994, p.152
a) Quais as principais diferenças entre “os eixos de desenvolvimento de 1970” e o “Projeto Calha Norte”?
b) Que razões explicariam o programa Grande Carajás?
Gab:
a) O programa “Eixos de Desenvolvimento” foi criado nos anos setenta, no contexto do Programa Nacional de Integração, pelo qual o governo federal estimulou o processo de ocupação da Amazônia através da construção de rodovias (com o objetivo de criar um corredor de exportação entre o Atlântico e o Pacífico que era a Transamazônica), da implantação de uma malha urbana, de comunicação, e da construção de hidroelétricas. O projeto “Calha Norte”, implantado durante o período da redemocratização (governo Sarney), em meio a uma violenta crise fiscal do Estado, previa o desenvolvimento urbano e a construção de bases militares e de vigilância constante na fronteira norte do Brasil, alegando questões de segurança nacional, vigilância sobre a Amazônia e controle sobre os corredores do narcotráfico colombiano que utilizavam essa fronteira para o transporte e comercialização de drogas.
b) O programa “Grande Carajás”, também desenvolvido sob intensa crise fiscal do Estado, no final da Ditadura Militar, foi uma tentativa de atrair investimentos estrangeiros para a região e incorporar pesquisa e desenvolvimento na ocupação da Amazônia. Ele surge em função de uma das maiores jazidas metalogenéticas do mundo, com área de 90 milhões de hectares, correspondente a 10% do território nacional, onde foi montada uma intensa base logística e de infra-estrutura (rodoviária, ferroviária e hidroelétrica) para subsidiar a exploração e o transporte de minérios (ferro, alumínio e outros) para o Porto de Itaqui, no Maranhão.
Questão 54)
Analise o mapa abaixo.
ALMEIDA, Lúcia M. A. de; RIGOLIN, Tércio B.
Geografia: geografia geral e do Brasil.
São Paulo: Ática, 2008. p. 502.
v. único. [Adaptado]
Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
01. Infere-se do mapa que as rodovias com prefixo 1 cortam o Brasil no sentido Norte-Sul.
02. A BR-277 é a principal rodovia que atravessa o estado de Santa Catarina no sentido Leste-Oeste.
04. A BR-230 atravessa trechos de alguns estados das Regiões Norte e Nordeste do Brasil.
08. Os sistemas de transporte, exceto o aéreo, não sofreram o processo de privatização iniciado no Brasil a partir da década de 1990.
16. Foi no auge da economia cafeeira que as rodovias tiveram seu melhor momento na história dos transportes brasileiros.
Gab: 05
Questão 55)
Sobre o porto de Itaqui, localizado na cidade de São Luís, no estado do Maranhão, assinale a alternativa CORRETA.
a) Trata-se do principal porto brasileiro para escoamento da soja que é produzida no estado do Mato Grosso.
b) É ponto de escoamento da produção de minério de ferro extraído do projeto Carajás, que fica no sudeste do Pará.
c) Destaca-se como área de entrada de produtos de alto valor agregado que se deslocam para a Zona Franca de Manaus.
d) É o segundo maior porto do Brasil em exportação de grãos, perdendo apenas para o porto de Santos, em São Paulo.
Gab: B
Questão 56)
A respeito do sistema de transportes no Brasil, considere as afirmações abaixo.
I. Uma nova política de transportes vem sendo implantada desde a década de 1990, com o objetivo de elevar a competitividade das exportações, aumentando, dessa forma, a inserção do país na economia globalizada. Trata-se da substituição gradativa das malhas hidroviárias e rodoviárias, já existentes, pelas ferrovias.
II. A Hidrovia Araguaia-Tocantins e a Ferrovia Norte-Sul são empreendimentos complementares, projetados para facilitar o escoamento da produção mineral e da produção agropecuária do Centro-Oeste do país, visando à conexão com os portos de Santos e Paranaguá pelas ferrovias Noroeste do Brasil, Novoeste e Ferropar.
III. Do ponto de vista da movimentação de cargas, os maiores portos brasileiros são dois grandes terminais exportadores de minérios e produtos siderúrgicos: Itaqui, no Maranhão, e Tubarão, no Espírito Santo.
Assim,
a) somente I está correta.
b) somente II está correta.
c) somente III está correta.
d) somente I e II estão corretas.
e) somente II e III estão corretas.
Gab: C
Questão 57)
A construção da BR-174, na década de 1970, foi um audacioso projeto do período militar que vai da capital do Amazonas (Manaus), cortando todo o estado de Roraima até alcançar a fronteira com a Venezuela. A criação do referido eixo de transporte acarretou uma série de impactos na região, tanto positivos quanto negativos. Dentre eles podemos destacar, EXCETO:
a) Grande desflorestamento causado pela abertura da rodovia interestadual.
b) Intensos conflitos entre os militares que trabalhavam na construção da rodovia e os índios Waimiri-Atroari.
c) Potencializarão da exploração de ouro de diamantes, na década de 1980, nas regiões do Maú, Tepequém e Cotingo, todas situadas no estado de Roraima.
d) Surgimento de diversos projetos agrícolas ao longo da rodovia, sendo estes os embriões de futura s cidades como, por exemplo, Rorainópolis.
e) Consolidação do importante eixo turístico Manaus/Boa Vista/Porto Ordaz/Ilha de Margarita.
Gab: C
Questão 58)
O sistema de transporte eficiente é ponto importante para gerar crescimento da economia nacional, pois a maior parte da receita de um país vem da sua relação econômica internacional. Para escoar a produção de uma determinada área, é imprescindível o corredor de exportação.
Assinale a alternativa que apresenta uma opção para aperfeiçoar o sistema de transporte brasileiro com custo-benefício favorável.
a) Implantar ferrovias modernas que permitirão a circulação de trens de alta velocidade.
b) Adotar um sistema de transporte intermodal, devido à complexidade natural do Brasil.
c) Criar canais artificiais nas áreas que apresentam obstáculos naturais para deslocamento de navios.
d) Investir no transporte marítimo, pois é no litoral do Brasil que se concentram as áreas mais ricas.
Gab: B
Questão 59)
Observe o mapa de portos e corredores de exportação do Brasil e assinale a alternativa correta.
Fonte: SIMIELLI, M.H. Geoatlas. São Paulo: Ática, p.119.
a) Os portos de Paranaguá (PR) e Santos (SP) representam os principais corredores de exportação de produtos do agronegócio.
b) O porto de Itaqui, no Maranhão, tem se especializado em produtos agrícolas, por estar mais próximo dos centros consumidores (EUA e Europa).
c) O porto de São Sebastião é o principal ponto de exportação do minério de ferro produzido no Triângulo Mineiro, além de produtos industrializados das duas metrópoles vizinhas (São Paulo e Rio de Janeiro).
d) O corredor de exportação gaúcho representa a principal via de escoamento do setor automotivo do Brasil para seus parceiros do Mercosul.
e) Com base no mapa e nos respectivos produtos de exportação, pode-se afirmar que os portos da Região Norte são alcançados principalmente por hidrovias, enquanto na Região Sudeste predominam os corredores rodoferroviários.
Gab: A
Questão 60)
A precariedade da malha rodoviária brasileira estimulou a criação da expressão “Apagão dos Transportes”. Essa expressão está associada
I. à inadequação e ao desequilíbrio da matriz brasileira dos transportes que contribui para o elevado custo dos transportes de cargas, gerando impactos não apenas nas exportações como no escoamento da produção interna e na elevação do preço dos produtos.
II. aos apagões que ocorrem quando a infra-estrutura da malha viária não atende às necessidades do país. Eles são resultantes da falta de investimentos por parte do Estado. Sem manutenção, equipamentos envelhecem, estruturas se deterioram, além de ficarem obsoletas em razão do crescimento da economia e da população.
III. aos investimentos privados que vêm sendo a principal opção utilizada pelo Estado para tentar desafogar os gargalos dos transportes no Brasil. As linhas férreas estão grande parte privatizadas e parte significativa dos serviços portuários em mãos de particulares. Algumas rodovias são exploradas por consórcios privados.
Está(ão) correta(s) a(s) proposição(ões)
a) I, apenas.
b) I e II, apenas.
c) II e III, apenas.
d) I e III, apenas.
e) I, II e III.
Gab: E
Questão 61)
Considerando a charge e os conhecimentos prévios que você possui acerca do consumo de energia nos transportes no Brasil, assinale verdadeira (V) ou falsa (F) em cada afirmativa a seguir.
Revista Conselho em revista. CREA-RS. Ano VI - Nº47
julho 2008, p 4.
( ) O modal rodoviário é predominante, transformando o petróleo em insumo energético vital para a economia brasileira.
( ) As hidrovias se apresentam como um modal com expressivos ganhos econômicos.
( ) A atual política de transportes apresenta uma substituição da prioridade rodoviária, com adoção de hidrovias que utilizam uma matriz energética renovável.
A seqüência correta é
a) VFV.
b) FFV.
c) VFF.
d) FVF.
e) VVF.
Gab: E
Questão 62)
Considerando o impacto dos meios de comunicação de massa no Brasil do século XXI, assinale o que for correto.
01. O processo de formação de empresas transnacionais ocupou diversos ramos da produção industrial, inclusive o da comunicação de massas.
02. A cultura produzida para as massas prevê uma produção artesanal que procura respeitar os diferentes padrões estéticos e de beleza presentes na sociedade brasileira.
04. A televisão é um dos meios de comunicação de massa que consegue efetuar a transformação dos bens culturais de determinados grupos em mercadorias a serem vendidas em larga escala.
08. O amplo alcance dos meios de comunicação de massa, particularmente a televisão e o rádio, possibilitaram à parcela da população mais empobrecida ter acesso às fontes de informação.
16. Há, no Brasil, um oligopólio dos meios de comunicação de massa que democratiza a produção cultural em larga escala.
Gab: 13
Questão 63)
Analise os quadros.
Tipos de veículos envolvidos em acidentes de trânsito
com vítimas nos estados da Região Sul do Brasil, em 2005
Frota de veículos por tipo nos estados
da Região Sul do Brasil, em 2005
(DENATRAN. Anuário estatístico do DENATRAN - 2005. Disponível
em: http://www.denatran.gov.br/. Acesso em: 25 jun. 2007.)
Com base nos dados é correto afirmar:
a) O número baixo de acidentes com vítimas no Paraná e em Santa Catarina deve-se ao fato de suas frotas serem pequenas.
b) Embora a diferença entre a frota de veículos do Paraná e do Rio Grande do Sul seja pequena, o Paraná apresentou quase três vezes mais acidentes de trânsito com vítimas.
c) Quanto maior a frota de automóvel/camioneta, proporcionalmente maior é o número de acidentes com vítimas.
d) As frotas de automóveis e camionetas do Paraná e Rio Grande do Sul estão abaixo do patamar dos três milhões de veículos, o que pode explicar o baixo número de acidentes com vítimas nos dois estados.
e) O estado que tem a maior frota de motocicletas tem o maior número de acidentes com vítimas.
Gab: B
Questão 64)
Legenda: $ X/t = quantidade de dólares gastos por tonelagem transportada;
X km = distância entre o porto de Sepetiba e outros lugares.
Nota: Os custos do esquema acima se referem ao transporte de minério de ferro para o porto de Sepetiba e a sua exportação.
Estudos feitos por agências diversas sobre a construção do porto de Sepetiba, no estado do Rio de Janeiro, indicam alguns problemas em termos da economia nacional e internacional que colocam em xeque os vultosos investimentos feitos no porto, há mais de uma década. Considerando esses problemas:
a) explique a diferença entre a distância física e a distância econômica indicada no esquema acima, com relação ao transporte interno brasileiro e ao transporte internacional de mercadorias, a partir do porto de Sepetiba;
b) indique dois (2) problemas da logística do transporte brasileiro que aumentam ainda mais a diferença identificada no item anterior.
Gab:
a) A diferença se refere aos custos da tonelagem transportada no mercado interno e internacional. Verifica-se que na comparação dos custos de transporte no território nacional (por diversos meios como rodovias, ferrovias e hidrovias...) com os custos por via marítima, as distâncias são relativizadas. No caso da comparação entre Sepetiba (RJ) / São Simão (GO) e Sepetiba (RJ) / EUA, por exemplo, o preço da tonelagem é o mesmo (U$ 23,00 por tonelada de minério de ferro), apesar da distância do porto aos EUA ser quase dez vezes maior do que dele até a cidade do Centro-Oeste brasileiro; no caso da comparação entre Sepetiba (RJ) / Foz do Iguaçu (PR) e Sepetiba (RJ) / Europa, as diferenças ficam ainda mais discrepantes, pois o custo por tonelada de minério de ferro transportado no trecho brasileiro é de U$ 26,50 enquanto se paga, no circuito atlântico até a Europa, U$ 14,00 por tonelada, apesar de a distância internacional do primeiro trecho ser quase 10 vezes menor.
b) Dentre os problemas logísticos que ampliam as discrepâncias vistas na questão anterior (e que ultrapassam o tradicional barateamento dos custos do transporte marítimo devido à quantidade de tonelagem transportada em uma única viagem), pode-se destacar:
• Os altos custos do transporte rodoviário, já que a malha de circulação do país é fundamentada nesse meio de transporte (tradicionalmente um dos que mais encarece o preço das mercadorias);
• A privatização das rodovias brasileiras, o que aumenta o número de pedágios nas estradas do país;
• A falta de articulação entre os meios de transporte (o transporte modal);
• Os elevados impostos (ICMS e IPI) devido à desconexão entre as políticas fiscais, nas mais variadas escalas de ação do poder público nacional.
• A precariedade de transporte ferroviário.
• A falta de políticas públicas para o sistema hidroviário.
• Saturação/gargalo do sistema portuário brasileiro.
Questão 65)
O mapa representa o traçado completo previsto para o chamado Rodoanel, importante construção em andamento, na Região Metropolitana de São Paulo. Considerando o mapa e seus conhecimentos, cite e explique
a) um motivo para a construção do Rodoanel, no que se refere à circulação de mercadorias pelo território nacional.
b) um problema, de ordem ambiental, que pode ser relacionado a essa obra.
Fonte: Adaptado de www.dersa.sp.gov.br/rodoanel,
acessado em outubro de 2007.
Gab:
a) A região metropolitana de São Paulo constitui um importante nó de entroncamento rodoviário, o que faz desta área urbana um centro de circulação de caminhões. O Rodoanel desafogaria o trânsito, deslocando a trajetória de parte desses veículos, e também reduziria a emissão de poluentes na área urbana.
b) O projeto do Rodoanel corta áreas de preservação ambiental, tais como áreas de mananciais e áreas florestadas.
Questão 66)
A Infraero é uma empresa pública, vinculada ao Ministério da Defesa; administra 67 aeroportos, 84 unidades de apoio à navegação aérea e 33 terminais de logística de carga.
Assinale a alternativa correta.
a) A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e a Infraero têm as mesmas funções.
b) O aeroporto de Congonhas é o que mais transporta cargas de importação. É, também, o que mais arrecada e, por isso, é o mais usado no Brasil.
c) As obras de modernização dos aeroportos vêm da receita dos municípios; por isso, são insuficientes.
d) A Infraero é uma empresa pública que opera com o capital privado das empresas aéreas; por isso, só administra os grandes aeroportos.
e) Os aeroportos administrados pela Infraero concentram cerca de 97% do movimento do transporte aéreo regular do Brasil.
Gab: E
Questão 67)
O setor de transportes no Brasil apresenta muitos problemas. Isso pode ser explicado pela grande extensão do território e pelas políticas governamentais adotadas no decorrer do século XX, que não levaram em consideração a necessidade de se diversificar as modalidades de transportes no País. Tal fato se comprova com a chamada involução da malha ferroviária do País.
Veja o quadro a seguir:
Borsato, Cíntia. Setor descarrilado. Revista Veja: Editora Abril. Edição
2020, nº 31, 8 de agosto, 2007. p. 87.
Apresente e analise um fator responsável por esse processo de involução da malha ferroviária que vem ocorrendo no Brasil desde a década de 1950.
Gab:
A pressão de grupos econômicos (indústrias automobilísticas, petrolífera, da construção civil) para a expansão do transporte rodoviário e a visão imediatista dos governantes, relegaram as ferrovias, hidrovias e navegação de cabotagem a um segundo plano, privilegiando o uso de rodovias. Assim, houve uma escolha política que elevou o transporte rodoviário ao patamar de principal meio de transporte de carga do país, em detrimento de outras alternativas.
Questão 68)
Brasil: logística dos transportes
fonte: Atlas Geográfico Escolar. Rio de Janeiro, IBGE, 2006, 3ª ed., p. 141
Nos mapas estão representados elementos da infra-estrutura territorial, nos exemplos das redes ferroviária e rodoviária. A análise combinada dessas redes viárias permite uma constatação, no Brasil.
Assinale a opção que melhor resume essa constatação.
a) Preocupação oficial em ampliar a integração em escala continental, tendo em vista a extensão das redes rumo a áreas de fronteira com países vizinhos.
b) Integração econômica desigual em escala nacional, com uma parte do território mais densamente conectada que o restante do País.
c) Tendência de expansão da rede ferroviária, que passa a competir com as estradas pavimentadas no transporte de carga e de passageiros.
d) Orientação de ocupação efetiva dos “espaços vazios” do País, tanto através de ferrovias quanto de estradas pavimentadas.
e) Tendência de integração entre as regiões periféricas, com vistas a formar uma estrutura econômica policêntrica no País.
Gab: B
Questão 69)
No Paraná, o Anel de Integração rodoviária forma uma rede basicamente triangular e que liga, prioritariamente, os seguintes pólos ou nós:
a) Foz do Iguaçu, no sudoeste do estado do Paraná, e Ourinhos, no estado de São Paulo, passando por Guarapuava.
b) Curitiba, a leste, Maringá-Londrina, ao norte, e Cascavel, a oeste.
c) Foz do Iguaçu e Paranaguá, passando por Ponta Grossa.
d) Paranavaí, no norte, e Guaíra, no oeste, passando por Cascavel.
e) Ponta Grossa e Curitiba, estendendo-se até Paranaguá.
Gab: B
Questão 70)
A adequação dos meios de transporte depende da infra-estrutura de vias de circulação, do tempo gasto e dos custos.
Considerando os meios de transporte hidroviário e rodoviário, indique e justifique qual o mais adequado à região Norte do País, considerando as características naturais e de infra-estrutura da região.
Gab:
Hidroviário
Rios de planície com grande vazão de água, o que facilita a implementação de uma hidrovia.
Questão 71)
Leia o mapa: BRASIL – Portos e corredores de exportação.
Fonte: SIMIELLI, Maria Elena. Geoatlas.
São Paulo: Ática, 2006, p.119.
Com base no mapa e na geografia dos transportes do Brasil, é CORRETO afirmar que:
a) o porto de Itaqui escoa a produção de madeira e castanha-do-pará e está interligado às áreas produtoras através da Perimetral Norte.
b) o porto de Manaus opera a exportação de papel e celulose provenientes das indústrias localizadas na rodovia federal Transamazônica.
c) o porto de São Sebastião escoa produtos têxteis, calçados, papel e artigos de alumínio e está interligado às áreas produtoras através da Ferrovia Paulista Sociedade Anônima (FEPASA).
d) o porto de Sepetiba opera a descarga de carvão mineral para a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e está integrado à malha rodoviária da BR101, BR116 e BR040.
e) o porto de Vitória escoa a produção de produtos petroquímicos e combustíveis devido à proximidade das plataformas da bacia de Campos.
Gab: D
Questão 72)
Observe a tabela sobre o percentual de transporte de cargas no Brasil e responda às questões abaixo.
Fonte: Ministério dos Transportes – 2003.
a) Justifique a opção pelo transporte rodoviário.
b) Cite e explique duas vantagens do transporte ferroviário em relação aos demais.
Gab:
a) – A opção foi decorrente de políticas governamentais voltadas para a expansão da indústria automotiva no Brasil;
b) – Baixo custo: capacidade de transporte de grande volume de carga por longas distâncias a preços baixos em relação ao transporte aéreo e rodoviário;
- Baixo grau de poluição: Menor consumo de combustíveis e conseqüente redução na emissão de CO2;
- Menor custo de manutenção: A conservação das ferrovias exige menor aplicação de recursos.
Questão 73)
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