terça-feira, 6 de junho de 2017

Questões Vestibulares Turismo III

Questão 21)


Na Antiguidade, os jogos olímpicos eram um momento de confraternização e festa em homenagem aos deuses gregos. Hoje, as Olimpíadas e outros eventos esportivos constituem-se em grandes espetáculos televisivos.

Considere as seguintes afirmativas sobre esse tema.

I. Uma das explicações para o grande envolvimento popular com eventos esportivos relaciona-se ao fato de o esporte estar livre de uso político por grupos ou partidos.

II. As transmissões ao vivo, possibilitadas graças aos satélites em órbita, asseguram a milhões de espectadores a audiência dos espetáculos esportivos. Os países europeus e os Estados Unidos são proprietários da maioria dos satélites. Em troca, ganham muito dinheiro, com a venda dessas transmissões.

III. Uma demonstração de o quanto os eventos esportivos possuem audiência é a entrada de grandes grupos econômicos no meio, seja patrocinando algumas equipes ou até mesmo administrando outras.

Das afirmativas acima, pode-se dizer que

a) apenas I está correta.

b) apenas II está correta.

c) apenas I e II estão corretas.

d) apenas II e III estão corretas.

e) I, II e III estão corretas.

Gab: D

Questão 22)


Deste Planalto Central, desta solidão que em breve se transformará em cérebro das altas decisões nacionais, lanço os olhos mais uma vez sobre o amanhã do meu país e antevejo esta alvorada com fé inquebrantável e uma confiança sem limites no seu grande destino.

Juscelino Kubitschek, 02/10/1956 O Globo, 21/04/2010

A realização mais conhecida do governo de Juscelino Kubitschek foi a construção de Brasília. No entanto, essa obra contemplava objetivos mais abrangentes desse governante.

Dentre esses objetivos, destaca-se o de promover a integração nacional por meio da seguinte ação:

a) modernização do setor terciário

b) ampliação da infraestrutura de transportes

c) interligação das redes de telecomunicações

d) exploração das regiões Nordeste e Centro-Oeste

Gab: B

Questão 23)


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Fonte: MAGNOLI, Demetrio - Geografia: a construção do mundo:

Geografia geral e do Brasil. São Paulo: Moderna. 2005. p.266.

Com base no mapa acima,

a) identifique os dois maiores portos brasileiros em movimentação de cargas e aponte as especializações de cada um;

b) descreva os circuitos produtivos de cada um desses portos.

Gab:

a) Os dois maiores portos brasileiros em movimentação de carga são o Porto de Tubarão (ES) e o Porto de Itaqui (MA), especializados em exportação de minérios e produtos siderúrgicos.

b) Circuitos Produtivos:

- de Tubarão – ligado às jazidas de Minas Gerais, pela Estrada de Ferro Vitória-Minas, ferrovia especializada e de uso privativo da CVRD;

- de Itaqui – ligado às jazidas de ferro de Carajás pela Estrada de Ferro Carajás, ferrovia especializada e de uso privativo da CVRD.

Questão 24)


Analise o gráfico que representa a produção de etanol no Brasil entre 1990 e 2008.

Produção de etanol no Brasil, 1990-2008

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(www.unica.com.br)

A partir da análise do gráfico e de seus conhecimentos, assinale a alternativa correta.

a) A queda abrupta da produção de etanol hidratado no final dos anos 1990 ocorreu pela crise na lavoura canavieira, devido às greves promovidas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST).

b) A produção dos dois tipos de etanol sofreu alterações semelhantes no período, pois acompanhou as oscilações na produção do petróleo no mercado internacional.

c) A recuperação da produção do etanol hidratado ocorreu pelo incentivo ao consumo, proporcionado pela expansão da frota de automóveis bicombustíveis.

d) A queda da produção de etanol hidratado no final dos anos 1990 acompanhou a queda da produção automobilística nacional naquele período.

e) O decréscimo da produção total de etanol ocorreu pelo esforço brasileiro para diminuir a emissão de gases de efeito estufa.

Gab: C

Questão 25)


A maior integração da Amazônia Legal à economia brasileira está baseada na estruturação de um sistema de circulação, envolvendo, principalmente, hidrovias e rodovias, conforme esquema abaixo.

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Fonte: Huertas, D. M., Da fachada atlântica à imensidão amazônica, 2009. Adaptado.

Com base nesse esquema e em seus conhecimentos, identifique o eixo

a) hidroviário A e analise sua relação com os mercados interno e externo.

b) rodoviário B e analise a polêmica em torno da pavimentação dessa rodovia, considerando um impacto ambiental e um social.

Gab:

a) O eixo hidroviário indicado no mapa com a letra A é a hidrovia do rio Madeira. A implantação dessa hidrovia é de fundamental importância para a circulação de mercadorias entre os centros urbanos localizados ao longo do seu percurso e também para o escoamento da produção de soja para o exterior, realizada, principalmente, no Mato Grosso e Rondônia.

b) O eixo rodoviário indicado no mapa com a letra B é a rodovia Cuiabá-Santarém. Sua construção gerou grande polêmica: do ponto de vista do impacto ambiental, por ter atravessado área de extensa cobertura florestal (Mata Amazônica); do ponto de vista do impacto social, por ter atravessado áreas localizadas em reservas indígenas.

Questão 26)


O transporte ferroviário é um dos principais elementos catalisadores do desenvolvimento econômico, social e ambiental integrado e sustentável de uma região. Sob esse enfoque, foi projetada a ferrovia Transnordestina, que:

1. permitirá a integração contínua e acelerada da estrutura produtiva do Nordeste com as demais regiões.

2. Integrará o sistema hidroviário do São Francisco, o sistema ferroviário sertanejo e o sistema rodoviário já existente, tornando mais eficiente a logística do transporte de carga.

3. Unirá as três portas mortas do sistema ferroviário do Nordeste: Missão Velha (CE), Salgueiro (PB) e Petrolina (PE), alavancando o desenvolvimento econômico de diversos setores, em sua área de abrangência, especialmente o polo Gesseiro do Araripe e o polo Agroindustrial de Petrolina e Juazeiro.

4. Contribuirá para a dinamização da atividade econômica nas áreas próximas à malha, aumentando, assim, a geração de emprego e renda e reduzindo as desigualdades sociais.

5. Propiciará a articulação da hidrovia do São Francisco, principalmente, com os portos de Pecém (CE) e Suape (PE), ligando-os ao cerrado piauiense.

Estão corretas:

a) 1 e 5 apenas

b) 2, 3 e 4 apenas

c) 1, 4 e 5 apenas

d) 1, 3, 4 e 5 apenas

e) 1, 2, 3, 4 e 5

Gab: C

Questão 27)


A respeito de transportes no Brasil, suas condições geográficas e seus problemas, assinale o que for correto.

01. As ferrovias brasileiras perderam importância, uma vez que uma reorganização séria do transporte ferroviário exigia altos investimentos devido a várias larguras de bitola e ser uma rede antiga e mal conservada; mas linhas privadas construídas para exportar minérios ganharam importância, a exemplo das que transportavam o manganês do Amapá, o ferro de Minas Gerais e de Carajás, em direção ao mar.

02. Apesar das vantagens de outros meios de transporte, é a rodovia que domina o tráfego de mercadorias e passageiros.

04. A maioria das estradas de rodagem brasileira é de construção federal, asfaltadas e não asfaltadas, seguidas pelas estaduais, asfaltadas e não asfalta-das e, em menor extensão, pelas estradas munici-pais, asfaltadas e não asfaltadas.

08. O modelo brasileiro de transporte rodoviário, com a crise do petróleo nos anos 1970, obrigou a busca da autossuficiência em combustíveis, quer pela pesquisa de novas jazidas de petróleo, quer pelo investimento no álcool combustível.

16. Os rios navegáveis formam uma verdadeira rede na Amazônia, mas no restante do país, apenas os afluentes do Rio Paraná e do Rio Paraguai formam outra rede, desembocando no Rio da Prata, sendo um percurso útil às trocas internas do Mercosul, além da importante navegabilidade do Rio São Francisco que, porém, é um trecho desconectado das redes importantes.

Gab: 27

Questão 28)


A matriz de transporte de um país é constituída pelo conjunto de meios de circulação utilizados para transportar mercadorias e pessoas, sendo que uma matriz de transporte eficiente permite a locomoção de cargas no menor tempo e com o menor preço.

Sobre a matriz de transporte brasileira, pode-se afirmar:

a) A maior parte do transporte de cargas, na segunda metade do século passado, era feito por ferrovias e pela navegação de cabotagem.

b) O gasoduto Bolívia-Brasil objetiva, sobretudo, diminuir o consumo das fontes alternativas de energia, alterar a matriz energética e diminuir o uso do transporte rodoviário.

c) O desequilíbrio da matriz que prioriza as rodovias para transportar cargas compromete a competitividade dos produtos nacionais no mercado externo.

d) O impacto do alto custo do transporte de cargas recai apenas sobre os produtos produzidos no país, visto que as exportações têm seus preços preestabelecidos no comércio mundial.

e) A modernização da infraestrutura de controle e segurança nos aeroportos é iniciativa do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e tem por objetivo baratear e ampliar o transporte de cargas.

Gab: C

Questão 29)


FRETE EM MATO GROSSO É TRÊS VEZES MAIS CARO QUE NOS ESTADOS UNIDOS

O custo de transporte da soja no Norte de Mato Grosso é três vezes superior ao frete pago pelos produtores do estado americano do Iowa. (...) Os produtores que estão em Sorriso (MT), que fica a 2.282 km do Porto de Paranaguá (PR) têm um custo de US$ 97 por tonelada de soja transportada pela rodovia. Já os produtores de Iowa, que estão a 1.576 km do porto, gastam US$ 33,98 por tonelada, dos quais US$ 10,09 são despesas com o frete do caminhão até os terminais do rio Mississipi e mais US$ 23,89 com o da barcaça que transporta a mercadoria até o Golfo do México. (...)

Segundo o levantamento do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês), no ano passado o custo de transporte representou 32% do preço da soja originária de Mato Grosso, desembarcada em Xangai, na China (...)

Venilson Ferreira. O Estado de São Paulo. 06/05/2010

Na perspectiva do texto acima, analise as afirmativas a seguir.

I. Na tradição histórica norte-americana, o Destino Manifesto e a ideia de fronteira foram grandes responsáveis pela integração territorial, enquanto, no Brasil, a concentração da população no litoral e o controle rigoroso da metrópole portuguesa sobre as regiões mineradoras dificultaram bastante esse processo.

II. A rede hidrográfica, cuja utilização constante reduziria consideravelmente o valor do frete em algumas regiões, tem sido considerada secundária pela política de transportes, ao longo da história econômica brasileira.

III. A colonização inglesa da América do Norte estimulou o desenvolvimento do transporte barato, necessário para a Revolução Industrial em curso, enquanto, no Brasil colonial, o transporte fora da Estrada Real foi proibido pela Coroa Portuguesa até o século XIX, o que manteve o isolamento das capitanias interioranas.

IV. Com o avanço do agronegócio e o crescimento da economia brasileira, os investimentos em manutenção e expansão da infraestrutura viária têm sido constantes, o que, por si só, já justifica o alto custo final do produto.

As questões levantadas pelo texto possuem explicações não apenas econômicas, mas também geográficas e históricas, pontuadas corretamente na(s) afirmativa(s):

a) I, apenas.

b) III, apenas.

c) I e II, apenas.

d) I, II e IV, apenas.

e) I, II, III e IV.

Gab: C

Questão 30)


Essa hidrovia é um importante corredor de transportes de minérios — das ricas jazidas de caulim e bauxita. Hoje, observa-se a formação de relevantes polos agropecuários, especialmente na região de Paragominas. A hidrovia está sinalizada e dragada, com expectativa de movimentar milhões de t/a.

(SILVA FILHO et al., 2005, p. 347).

A partir das informações e dos conhecimentos sobre o transporte hidroviário brasileiro, pode-se afirmar que a alternativa que associa, corretamente, a hidrovia, destacada no texto, à sua localização é a

a) Rio Madeira / Corredor Centro-Norte.

b) São Francisco / Corredor São Francisco-Rio Grande.

c) Guamá-Capim / Corredor Araguaia-Tocantins.

d) Paraguai / Corredor Centro-Oeste.

e) Tietê-Paraná / Corredor Sudoeste.

Gab: C

Questão 31)


O texto abaixo trata da evolução dos transportes em nosso país.

Dos trilhos para o asfalto

Em 1969 no Brasil, havia quase 30 mil km de ferrovia, pouco superior a quantidade de Km de rodovias. De lá para cá, enquanto a malha rodoviária explodiu 180%, as ferrovias regrediram 14%. As estradas pavimentadas se estendem a 61,8 mil quilômetros enquanto as linhas férreas limitam-se a 28 mil quilômetros. O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) tem a ambição de mudar esse cenário: há obras em andamento e projetos que podem assegurar 4,2 mil quilômetros de estradas de ferro.

O GLOBO, 19/08/2009

Através desse relato histórico observa-se o seguinte quadro sobre o sistema de transporte no país:

a) o impulso às rodovias ocorre justamente na época do governo de Getúlio Vargas, quando internamente a jovem indústria automobilística nacional pressionava por mais estradas;

b) até a década de 70 havia um equilíbrio entre o sistema ferroviário e o rodoviário. Depois desequilibrou a favor das rodovias com a construção e pavimentação de estradas, que tinham como meta a integração do país;

c) os investimentos em transporte no Brasil aconteceram de forma crescente, acompanhando a maior participação do Brasil no comércio exterior e com a utilização de uma parcela significativa do PIB do país;

d) o incentivo às rodovias ocorreu justamente numa época de petróleo barato e abundante, antes dos choques que marcariam os anos 70. Apesar do aumento do preço do petróleo, o modelo rodoviário ainda pode ser considerado a melhor opção de transporte para o país;

e) apesar de seu imenso potencial, uma das opções, de que o Brasil praticamente não lança mão, é a das hidrovias. Existe um grande número de rios disponíveis para navegação comercial no país.

Gab: B

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