Questão 01)
O mexicano Carlos Slim é atualmente o homem mais rico do mundo e um dos mais poderosos. (...) Slim foi a primeira pessoa de um país em desenvolvimento a liderar a lista de mais ricos do mundo da revista Forbes, em 2010. Apesar da riqueza e do império construído, procura manter uma vida longe dos holofotes e das revistas de fofocas. No México, o magnata é visto como um empresário bem- -sucedido que mantém bom relacionamento com a política, apesar de não se aliar diretamente com nenhum grupo, e comprometido com o desenvolvimento nacional.
Fonte: Ópera Mundi. Disponível em: http://operamundi. uol.com.br/conteudo/noticias/37449/da+america+ a+asia+conheca+os+cinco+setores+da+economia+m undial+influenciados+por+carlos+slim.shtml. (Acesso: 18/08/2014).
Os setores em que a personagem em questão tem influência mundial são:
a) Petróleo e jornalismo.
b) Automobilístico e Fundos de ações.
c) Jornalismo e Farmacêutico.
d) Telecomunicações e mercado de luxo.
e) Tecnologia e petróleo.
Gab: D
Questão 02)
Mexicanos protestam
Estudantes e ativistas protestaram, nesta quarta (8 de outubro), em 50 cidades do México.
(Folha.com, 8 out.14. Disponível em: <http://goo.gl/yEkR2I>. Adaptado)
Os protestos ocorreram devido
a) à crise econômica vivida pelo país.
b) à proposta do governo de descriminalizar as drogas.
c) ao desaparecimento de estudantes no sul do país.
d) à assinatura, pelo país, de um tratado de livre comércio com os EUA.
e) ao impasse entre zapatistas e o governo, o que paralisou o país.
Gab: C
Questão 03)
“A mobilidade de pessoas e de informações está no coração do fenômeno da globalização. Assim, a imigração no Canadá (como, por exemplo, no Québec) tornou-se hoje em dia uma realidade social incontornável [...] para o Canadá a imigração internacional é mais diversificada [...] a paisagem sócio-religiosa do Québec se diversificou fortemente a partir dos anos 1970: o islã, o budismo, o hinduísmo, o sikismo, o evangelismo protestante e outras religiões orientais, assim como novos movimentos religiosos (seitas) [estão presentes].”
(Michel Nyabenda. Impactos da interculturalidade sobre os
cuidados com a saúde. Lyon: Université Jean Moulin, 2010. p. 115. Adaptado.)
No Québec (Canadá) exemplificam-se várias consequências da globalização, o que nos permite dizer que
a) a presença num mesmo espaço de culturas diferentes, com religiões e línguas distintas, tem um potencial explosivo grande, como no caso tratado.
b) a globalização não é só veiculação de algumas poucas culturas para o mundo todo, ela é também o encontro de culturas diversas num mesmo local.
c) a nova mobilidade de pessoas tende a fazer com que elas tenham que abandonar suas culturas próprias e aderir à cultura do local onde vão morar.
d) o multiculturalismo num único local resulta em intolerância, pois não é possível convívio democrático entre pessoas tão diferentes.
e) tanto a imigração quanto a circulação de informações de origens culturais distintas têm degradado a cultura ocidental, que está perdendo sua coesão.
Gab: B
Questão 04)
A eleição para a presidência do México, ocorrida em 2012, teve como resultado:
a) a vitória do candidato da esquerda mexicana Andrés Manuel Lopez Obrador, vitorioso em sua segunda tentativa;
b) a reeleição do presidente Felipe Calderon que governava em nome de uma aliança de partidos esquerdistas;
c) a vitória de Josefina Vazquez Mota, candidata do até então governante Partido Ação Nacional (PAN);
d) a vitória de Enrique Pena Neto, candidato do Partido Revolucionário Institucional (PRI), legenda que no século XX governou o país por 71 anos seguidos;
e) a eleição em questão interrompeu um período de 71 anos seguidos de permanência no poder de governantes do direitista Partido Ação Nacional (PAN).
Gab: D
Questão 05)
Relacione as colunas, indicando as características exclusivas do Canadá, exclusivas dos Estados Unidos da América e comuns aos dois países (América Anglo-Saxônica).
(1) Canadá
(2) Estados Unidos da América
(3) América Anglo-Saxônica
( ) Colonizado por povos de diferentes etnias, tanto de origem europeia como africana e asiática.
( ) Teve inicialmente forte influência dos franceses substituída depois pela dos ingleses.
( ) Ocupava em 2011 a 6ª posição no IDH mundial, com um sistema de educação dos mais eficientes do mundo.
( ) Recupera-se de uma crise econômica, mas sua população continua tendo um elevado padrão de consumo.
( ) Apresenta problemas com o separatismo na Província do Québec.
( ) Tem como línguas oficiais o inglês e o francês.
( ) É o segundo maior país do mundo em território, perdendo apenas para a Rússia, com 17.075.400 Km2.
( ) Possui a vegetação bastante modificada pela ação humana.
( ) É o país mais populoso da América do Norte e o quarto do mundo.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.
a) 1 – 1 – 2 – 3 – 3 – 1 – 2 – 2 – 1
b) 2 – 3 – 3 – 2 – 2 – 1 – 2 – 1 – 2
c) 3 – 1 – 2 – 2 – 1 – 1 – 1 – 2 – 1
d) 2 – 2 – 3 – 1 – 1 – 3 – 1 – 1 – 2
e) 3 – 1 – 1 – 2 – 1 – 1 – 1 – 3 – 2
Gab: E
Questão 06)
Entre os anos 1810 e 1820 os objetivos fundamentais da luta eram os mesmos e o inimigo comum era a Espanha. Todos os esforços concentravam-se para acabar com o domínio da Espanha. A tônica dos discursos era a liberdade.
Liberdade, entretanto, não é um conceito entendido de forma única; tem significados diversos, apropriados também de formas particulares pelos diversos segmentos da sociedade.
(Maria Lígia Coelho Prado. A formação das nações latino-americanas, 1985.)
A partir do texto, explique qual era o conceito de liberdade para os criollos que participaram dos processos de independência na América Hispânica.
Gab:
O desejo dos Criollos de independência, que queriam mais poder político e maior liberdade econômica para exercer livremente as suas atividades econômicas (livre mercado),
Questão 07)
A violência no México tem levado alguns analistas a considerá-lo um “narco-Estado” e em função dessa realidade, Cidade Juarez já é considerada “o lugar mais perigoso do mundo” segundo estudos. Com base nessa informação, no mapa abaixo sobre os principais cartéis da droga e em seus conhecimentos, é possível afirmar que:
a) O cartel La Familia Michoacana atua junto à área de maior prospecção de petróleo mexicano.
b) A organização Arellano Felix atua junto ao principal entreposto migratório do país, a cidade de Tijuana.
c) O cartel do Golfo atua junto ao maior pólo industrial mexicano.
d) A organização Carrillo Fuentes atua junto à área de cultivo de cana-de-açúcar.
e) O cartel Zetas atua junto às áreas mais inóspitas do México.
Gab: B
Questão 08)
Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o_
Cubana#cite_note- 6, acessado em 10/11/2010.
Em 1955, sob forte pressão política, o regime de Batista libertou todos os presos políticos em Cuba. Batista foi convencido a incluir os irmãos Castro nisto, em parte, por professores jesuítas de infância de Fidel. Os irmãos Castro juntaram-se com outros exilados no México para preparar uma revolução com fim de derrubar Batista, recebendo treinamento de Alberto Bayo, líder da brigadas internacionais na Guerra Civil Espanhola. Fidel reuniu e juntou forças com a Ernesto "Che" Guevara durante este período. Diante do fato apresentado, a foto acima representa a saída de Fidel Castro da prisão cubana passados dois anos do ataque ao
a) Quartel Militar de Cuba.
b) Quartel da Cidade de Santa Clara.
c) Quartel da Ilha de Cuba.
d) Quartel Moncada.
e) Quartel dos E.U.A.
Gab: D
Questão 09)
Leia com atenção o texto abaixo.
Esquerdas desprevenidas
“(...) Depois dos ataques ocorridos em setembro, quando George W. Bush, sem especificar o inimigo nacional, declarou os Estados Unidos em guerra contra o mal, não se inaugura um novo tipo de conflito, que passa por cima de todas as convenções firmadas para afirmar a irracionalidade da própria guerra? Isso acontece paradigmaticamente no Oriente Médio, quando leis e tratados valem apenas como instrumentos da violência. A guerra deixa de se processar entre Estados-nação para se converter numa luta entre nações cujos respectivos Estados, ou Estados em formação, passam a ficar sob a ameaça de um inimigo sem rosto, que pode até mesmo habitar o interior de seu próprio território. É de notar ainda como esse tipo de conflito está longe da guerra civil, quando um grupo trata de tomar o poder para reformar o Estado, ou da guerra revolucionária, cujo objetivo final seria a abolição do próprio Estado. O Estado-nação ameaçado abre mão daqueles ordenamentos jurídicos que legitimariam a violência exercida para se transformar ele mesmo num grupo terrorista. Em vez de se legitimar, agindo segundo a lei, passa a agir em nome da moral, como se existisse a moral universal. Cada parte, ao ver-se acuada, identifica-se com o Bem em luta contra o Mal.”
José Arthur Giannotti, Folha de S.
Paulo, Caderno Mais , 12/05/2002
Como se pode constatar no trecho do artigo, o terrorismo tem merecido especial atenção devido a transformações significativas que esse tipo de ação vem apresentando, sobretudo após os atentados de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos.
Considerando esse fenômeno em seus vários sentidos e formas de atuação, assinale a alternativa correta.
a) O terrorismo do século XXI caracteriza-se por estar circunscrito ao âmbito de um Estado Nacional, no qual um grupo luta por uma causa específica, como é o caso do IRA, o grupo separatista católico que reivindica a independência da República da Irlanda.
b) Dois fatores caracterizam mais fortemente as organizações terroristas atuais: o uso sistemático da violência como forma de atuação política e a sua estrutura em redes cujos centros de operação encontram-se dispersos nos mais diversos Estados.
c) Grupo terrorista característico do século XXI, a Al Qaeda, comandada por Osama Bin Laden, surgiu no Afeganistão como uma organização nacional e manteve sua atuação limitada à região do Oriente Médio.
d) Enquanto Chávez é acusado pelos EUA de apoiar os rebeldes marxistas da FARC, considerados terroristas por Washington, o líder líbio Muammar Kadafi, do Hezbollah, está se tornando um dos maiores defensores das ações terroristas praticadas no Oriente Médio.
e) Uma forma de terror pouco divulgada refere-se ao terrorismo de Estado, que, embora não admitido oficialmente, é adotado por organizações totalitárias como a OLP (Palestina), que utiliza métodos de tortura e execução para impedir a deserção de seus membros.
Gab: B
Questão 10)
Fonte: www.mrzine.monthlyreview.org/foster171106,
acessado em outubro de 2007.
Segundo estimativas, após 11 de setembro de 2001, quando ocorreram os atentados às Torres Gêmeas e ao Pentágono, os EUA aumentaram em cerca de 20% sua presença militar ao redor do mundo. Estima-se também que por volta de 300 mil soldados estejam em bases militares americanas em mais de 140 países.
Considerando o mapa acima,
a) identifique os locais indicados pelos números 1 e 2.
b) cite e explique ao menos um motivo para a manutenção, pelos EUA, de bases militares em cada um dos locais citados no item a.
Gab:
a) Os locais indicados pelos números 1 e 2 são, respectivamente: Havaí e Bahrein.
b) O Havaí, 50º Estado americano, é uma base militar estratégica na bacia do Pacífico (importante região político-econômica da atualidade). Já a base militar no Bahrein visa à defesa de interesses políticos (combate ao terror) e econômicos. Localizado no Golfo Pérsico, é uma importante rota petrolífera.
Questão 11)
“O conceito de hegemonia mundial refere-se especificamente à capacidade de um Estado exercer funções de liderança e governo sobre um sistema de nações soberanas. [...] Esse poder é algo maior e diferente da dominação pura e simples. É o poder associado à dominação, ampliada pelo exercício da liderança intelectual e moral”.
(G. Arrighi, O longo século XX)
Na atualidade, os Estados Unidos da América são considerados a potência hegemônica mundial. Essa hegemonia se manifesta em aspectos econômicos, militares e culturais.
Apresente duas manifestações da hegemonia dos Estados Unidos da América no campo cultural.
Gab:
Entre as manifestações da hegemonia dos Estados Unidos da América no campo cultural estão: a difusão pelo mundo de seu modo de vida (American Way of Life); a difusão de seus produtos industriais e serviços; a propagação de sua cultura de massa; o domínio que o país exerce sobre a indústria de entretenimento – como no caso dos mercados cinematográfico e fonográfico; e, destacadamente, a transformação do inglês em língua franca (universal).
Questão 12)
O Canadá teve forjadas a Geografia e a História, basicamente, ao longo dos 570 km do vale do rio São Lourenço, onde se situam algumas das mais importantes cidades daquele país, como Quebec, Ottawa, Toronto e Montreal. Com relação a esse país da América do Norte, é correto afirmar que seu principal problema geopolítico:
a) são os conflitos étnicos verificados na parte meridional do país.
b) são os conflitos de migrantes canadenses com autoridades de fronteira dos Estados Unidos, ao sul.
c) são as tentativas se separatismo, por parte de uma das mais importantes regiões, a província de Quebec.
d) é a diferença de idiomas e de etnias existentes no país.
e) é a ocorrência de grandes depósitos de ferro e carvão mineral, que despertaram a cobiça de grandes multinacionais dos Estados Unidos e da Europa.
Gab: C
Questão 13)
No mapa abaixo, está representado o Furacão Katrina na área do Golfo do México, no final do mês de agosto de 2005.
(Adaptado de Geoatlas. São Paulo: Ática, 1991.)
Considerando a dinâmica desse fenômeno na região onde se situa Nova Orleans, indique:
a) duas atividades econômicas importantes prejudicadas pela passagem do furacão;
b) duas características socioeconômicas que agravaram as conseqüências desse fenômeno.
Gab:
a) Duas dentre as atividades econômicas:
b) Ser uma das regiões dinâmicas economicamente dos EUA.
Apresentar elevado percentual de população negra e pobre
Questão 14)
Comércio mexicano com os Estados Unidos
Embaixada dos Estados Unidos no México, 09/09/2005
Sobre o gráfico, podemos afirmar que
I. A mudança de déficit para superávit da balança comercial mexicana pode estar relacionada com a entrada em vigor do Nafta, a partir de 1994.
II. Praticamente não houve mudança significativa na balança comercial mexicana após a formação do Nafta.
III. A entrada em vigor do Nafta substituiu o superávit pelo déficit na balança comercial mexicana.
Assinale:
a) se I e III estiverem corretas.
b) se II e III estiverem corretas.
c) se I, II e III estiverem corretas.
d) se apenas II estiver correta.
e) se apenas I estiver correta.
Gab: E
Questão 15)
“Sua população está concentrada ao longo de sua fronteira meridional, principalmente no Sudeste em torno dos Grandes Lagos e ao longo do Vale do Rio São Lourenço. A distribuição irregular da rarefeita população deve-se aos rigores do clima polar e temperado frio predominantes, respectivamente, ao Norte e no Centro do país. A cerealicultura praticada é muito eficiente, com pequena mão de obra e intensa mecanização”.
O país descrito no texto é:
a) Noruega.
b) Suécia.
c) Canadá.
d) Finlândia.
e) Islândia.
Gab: C
Questão 16)
Considere o mapa e as afirmativas.
I. O mapa evidencia uma região fronteiriça entre dois países pertencentes ao NAFTA.
II. As setas indicam os principais eixos de entrada de imigrantes mexicanos para os Estados Unidos da América do Norte.
III. No México, nas áreas próximas à fronteira com os Estados Unidos da América do Norte, estão concentradas as indústrias “maquiadoras”, responsáveis por significativa parcela de exportações mexicanas.
IV. Os estados norte-americanos assinalados pelos números 1 e 2, receptores de imigrantes ilegais mexicanos, são o Texas e a Califórnia, respectivamente.
Pela análise do mapa e das afirmativas, conclui-se que somente estão corretas
a) I, II e III
b) I e III
c) I e IV
d) II, III e IV
e) II e IV
Gab: A
Questão 17)
Em vários momentos da História, arte e poder se encontram. O quadro de Moser Soyer retrata diversos artistas pintando imagens esperançosas e otimistas, associadas ao New Deal , implementado pelo governo Roosevelt.
(MOSER, SOYER. Apud: PAZZINATO, A. L. e SENISE, M. H. V.
História moderna e contemporânea. São Paulo: Ática, 2003.)
Nesse clima de euforia e com o objetivo de reerguer a economia norte-americana, esse governo adotou como medidas:
a) redução da produção agrícola e realização de grandes obras públicas
b) repressão aos movimentos dos trabalhadores urbanos e elevação do poder aquisitivo
c) valorização da moeda e incentivo ao aumento da produção industrial de bens duráveis
d) concessão de empréstimos aos pequenos agricultores e estabelecimento de um modelo econômico de livre-mercado
Gab: A
Questão 18)
Leia os itens abaixo.
I. vegetação de tundra
II. vegetação de taiga
III. recursos hídricos
IV. latossolos
V. petróleo
VI. carvão
Assinale a alternativa que destaca corretamente recursos naturais importantes para o fortalecimento da economia do Canadá no século XX.
a) I, II, III e V.
b) I,II, IV e V.
c) I, III, IV e VI.
d) II, III, V e VI.
e) III, IV, V e VI.
Gab: D
Questão 19)
A cidade de Boulder, nos Estados Unidos, já não tem para onde crescer. De um lado estão as Montanhas Rochosas, nos outros três lados há propriedades rurais e áreas de conservação.
O Estado de São Paulo – 13/08/2001
Com base nas informações do texto, pode-se afirmar que a cidade citada localiza-se:
a) na porção central do país.
b) na porção leste do país.
c) na porção oeste do país.
d) no litoral Atlântico.
e) na região do Golfo do México.
Gab: C
Questão 20)
"Desde 1992, quando assinou o acordo de livre comércio que deu origem ao Nafta, o México tem experimentado avanços impressionantes. As exportações triplicaram e o país acumula grande superávit no seu comércio com os EUA. O PIB nacional atingiu a marca de US$ 600 bilhões em 2001, ultrapassando o PIB brasileiro. Graças ao crescimento econômico impulsionado pelas exportações industriais, o México apresenta hoje uma taxa de desemprego de 2,5% (uma das menores do mundo) e inflação anual de apenas 4,4%."
(Adaptado de: STEFANO, F.; ATTUCH, L. Negócios na ALCA: a nova fronteira do lucro.
IstoÉ Dinheiro, p. 32-33, 08 maio 2002.)
Com base no texto acima e no conhecimento sobre o assunto, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).
01. Ao aceitar o convite norte-americano para integrar o Nafta, o governo do México desarticulou a estratégia brasileira de integração do continente sul-americano, que consistia em fortalecer o Pacto Andino, do qual o México era signatário até então.
02. O crescimento mexicano foi impulsionado principalmente pela expansão de indústrias de montagem de componentes, as quais trabalham para as multinacionais norte-americanas e se aproveitam dos baixos salários pagos no México para exportar produtos a preços menores.
04. Os interesses dos EUA em participar do Nafta não são apenas econômicos. Eles objetivam também criar empregos no México para tentar conter a entrada de imigrantes mexicanos ilegais nos EUA.
08 Os EUA, que têm em suas mãos a liderança do Nafta, vêem no México a possibilidade de ampliar as vendas de suas indústrias, sobretudo considerando o tamanho do mercado mexicano.
Gab: FVVV
Questão 21)
Sobre a geografia da América do Norte, é correto afirmar que:
01. as águas formadoras dos Grandes Lagos, entre os Estados Unidos e o Canadá, têm como desaguadouro natural o rio São Lourenço.
02. o clima semi-árido está presente, dentre outros lugares, a sudoeste das montanhas Rochosas, abrangendo um território de significativa importância econômica.
04. a presença de climas frios nas pradarias centrais e o relevo movimentado dificultam a navegação na bacia do complexo hidrográfico dos rios Mississipi-Missouri.
08. os montes Apalaches, de estrutura geológica vulcânica, situados na Costa Leste, estendem-se da península da Nova Escócia até o extremo sul da península da Flórida.
16. a Nova Inglaterra, no Nordeste dos Estados Unidos, foi o berço da colonização inglesa nesse país.
32. o Nafta é o mercado comum regional que se propõe a integrar economicamente as nações de colonização anglo-saxônica.
Gab: 19
Questão 22)
O mapa caracteriza o uso do solo do Canadá. Em I, II, III e IV, temos corretamente:
a) agropecuária, regiões industriais, florestas e zonas de pesca.
b) regiões industriais, florestas, agropecuária e terras improdutivas.
c) agropecuária, regiões industriais, terras improdutivas e zonas de pesca.
d) regiões industriais, agropecuária, terras improdutivas e florestas.
e) agropecuária, regiões industriais, florestas e terras improdutivas.
Gab: E
Questão 23)
A descentralização da distribuição espacial das indústrias norte-americanas intensifica-se após a Segunda Guerra Mundial, expandindo-se em direção ao sul e ao oeste do território, diminuindo o peso industrial do Manufacturing Belt da região nordeste.
Sobre o assunto, considere as seguintes afirmações.
I. Necessidades de defesa e desenvolvimento do programa espacial.
II. A exploração de novas bases energéticas, como os hidrocarburetos do Golfo do México.
III. A abundância de carvão mineral nas bacias sedimentares próximas aos Montes Apalaches.
IV. O aumento da importância do Japão e da área do Pacífico no relacionamento comercial com os E.U.A.
Dos fatores, explicam a descentralização industrial citada no texto:
a) I, II, III e IV.
b) apenas I, II e III.
c) apenas I, II e IV.
d) apenas III e IV.
e) apenas I e II.
Gab: C
Questão 24)
Arrastada pela desaceleração dos E.U.A., a economia do México pode apresentar um crescimento de menos de 1% este ano.
Folha de São Paulo – 19/08/2001
O atrelamento da economia mexicana aos E.U.A. explica-se:
a) pela dependência mexicana das matérias-primas importadas dos E.U.A.
b) pelo fato de os E.U.A. serem destinatários de cerca de 90% das exportações mexicanas.
c) pela absorção de grande parte da mão-de-obra mexicana pelo setor agrícola dos E.U.A.
d) pela dependência mexicana ao petróleo americano, extraído principalmente no Texas.
e) pela paridade artificial entre as moedas dos dois países.
Gab: B
Questão 25)
Considere as afirmações abaixo, sobre as mudanças recentes no espaço industrial norte-americano
I. A expressão "rust belt’’ (cinturão da ferrugem) foi criada, nos Estados Unidos, para designar as áreas (ao redor dos Grandes Lagos, onde se concentravam as indústrias siderúrgicas, metalúrgicas e automobilísticas, muitas delas desativadas durante a década de 1980.
II. O Programa Espacial, gerido pela Agência Espacial Norte Americana (NASA) durante a Guerra Fria, foi o pólo impulsor das novas áreas industriais que se desenvolveram no sul dos Estados Unidos durante as décadas de 1960 e 1970.
III. Na década de 1970, um novo setor industrial se desenvolveu no meio—oeste, a partir de incentivos governamentais, baseado na reciclagem de materiais metálicos para reutilização na indústria automobilística.
IV. As indústrias têxteis e alimentícias deslocaram—se da antiga área industrial do nordeste dos Estados Unidos para o sul da Califórnia, cujo fator principal de atração industrial deve-se ao clima quente e seco.
São corretas SOMENTE
a) I e II.
b) I e III.
c) II e III.
d) II e IV.
e) III e IV.
Gab: A
Questão 26)
Alan Greenspan, o todo-poderoso presidente do Federal Reserve (o banco central dos EUA), afirmou ontem que a prosperidade norte-americana tem atingido, predominantemente, a população branca do país.
Folha de São Paulo - 23.03.00
Sobre o assunto, podemos afirmar:
a) nos EUA, o critério para definir população branca é baseado unicamente na cor da pele, sendo, por isso, um grande número de mestiços considerados brancos.
b) a população não-branca constitui uma minoria em extinção, devido aos baixos índices de fecundidade verificados nestes grupos e às dificuldades impostas para a entrada de novos imigrantes.
c) a população de origem hispânica (mexicanos, cubanos e seus descendentes, dentre outros) apresenta um grande crescimento e vive, em sua maioria, em condições de inferioridade social e econômica.
d) a população afro-americana apresenta elevado ritmo de crescimento e, desde a década de 60, conseguiu plena integração na sociedade americana, desfrutando dos mesmos níveis de prosperidade que a maioria branca.
e) os negros, por concentrarem-se na porção sul e na costa oeste, onde os níveis de prosperidade são menores, evidentemente não participam da prosperidade geral.
Gab: C
Questão 27)
Sobre a economia dos Estados Unidos é INCORRETO afirmar:
a) As grandes extensões de solos férteis, a maior parte do relevo de topografia plana e o clima temperado favorece a agricultura na porção central, que se caracteriza pelo emprego maciço da mecanização e pela baixa utilização de mão-de-obra.
b) A região das Planícies Centrais é dividida em cinturões de cultivo, onde a agricultura é altamente especializada, com alta produtividade.
c) A atividade industrial, tradicionalmente concentrada na região Nordeste e em torno dos Grandes Lagos, beneficiou-se da riqueza mineral e energética da região.
d) Atualmente verifica-se uma descentralização industrial, em direção à Costa Oeste (indústrias de alta tecnologia) e à região do Golfo (indústria petrolífera).
e) Apesar da grande dependência de carvão e petróleo e, em menor grau, de minerais metálicos, o país ainda é responsável pela maior produção industrial do mundo.
Gab: E
Questão 28)
Com relação ao México, assinale a alternativa correta:
a) No plano geopolítico, o país tem se destacado por uma política externa independente, afastando-se diplomaticamente dos EUA.
b) Associado ao Pacto Andino, o México adquiriu a hegemonia sobre os países da América Central, vendendo produtos industrializados e importando petróleo e produtos agrícolas.
c) A agricultura mexicana é voltada para a exportação, possuindo alto rendimento através de uma maciça mecanização.
d) O país conseguiu ultrapassar a linha do desenvolvimento econômico, pois não enfrenta os problemas sociais típicos dos países subdesenvolvidos da América Latina.
e) O petróleo, café e algodão são os principais produtos de exportação do país que conta com uma grande dependência da indústria norte-americana.
Gab: E
Questão 29)
No continente americano, o Canadá se destaca pelos seus aspectos singulares. País de grande extensão territorial, uma população pequena, possui um dos mais elevados índices de bem-estar social do mundo. Com relação à população canadense, podemos afirmar corretamente:
a) é essencialmente rural, pois a economia do país depende basicamente da exportação de produtos agrícolas.
b) praticamente 90% da população se concentra na extensa faixa de terras que faz fronteira com os EUA.
c) menos de 1/3 da população possui idade superior a 20 anos.
d) metade da população é composta por descendentes de negros trazidos durante a colonização.
e) o país não possui vazios demográficos em função da distribuição regular da população.
Gab: B
Questão 30)
Examine atentamente o mapa a seguir, onde estão delimitadas as grandes regiões geográficas de um importante país da América Anglo-Saxônica. As principais características das regiões, indicadas de A a E, são:
00. [A] Região Nordeste - área altamente urbanizada, com grande quantidade de siderúrgicas;
01. [B] Região Sul - notabiliza-se pelo cultivo de produtos agrícolas e pelas atividades turísticas;
02. [C] Região das montanhas e desertos - destaca- se pela exploração mineral e de recursos florestais;
03. [D] Região das Grandes Planícies - toda a economia regional apóia-se nas atividades turísticas;
04. [E] Região dos Grandes Lagos - notabiliza-se pela baixa densidade demográfica e por ser essencialmente agrícola.
Gab: VVVFF
Questão 31)
Tradicionalmente, tem-se analisado a diversidade regional dos Estados Unidos a partir de quatro grandes conjuntos (Nordeste, Sul, Meio-Oeste e Oeste). A esta abordagem tradicional acrescentamos outra regionalização que privilegia a abertura da potência americana para o exterior. Trabalhando com a idéia de interfaces, definimos as três que marcam a nova regionalização: a do Atlântico, a do Caribe e a do Pacífico, às quais se contrapõe uma diagonal interior.
João Rua – Estados Unidos, crise e recuperação da potência mundial.
Sobre o assunto considere as seguintes afirmações.
I. A existência de uma nova região no Pacífico reflete a crescente importância econômica asiática no contexto da economia americana.
II. A região Nordeste, antes maior área de concentração econômica do país, vem perdendo importância e dando sinais de estagnação econômica, com deslocamento das bases produtivas para outras regiões.
III. A chamada diagonal interior, correspondente à região das Planícies Centrais, continua sendo a principal área agrícola do país, tradicionalmente dividida em cinturões
Assinale:
a) se apenas I e II estiverem corretas.
b) se apenas I e III estiverem corretas.
c) se todas estiverem corretas.
d) se apenas II e III estiverem corretas.
e) se todas estiverem incorretas.
Gab: C
Questão 32)
Nos EUA, principalmente nas duas últimas décadas, ocorreu uma redistribuição espacial em relação ao emprego nas indústrias.
EVOLUÇÀO DO EMPREGO INDUSTRIAL NOS EUA
A situação atual aparece representada no mapa, e sua legenda é:
a) I. crescimento fraco ; II. forte crescimento III. crescimento moderado.
b) I. forte crescimento; II. crescimento moderado; III. diminuição ou crescimento fraco.
c) I. diminuição ou crescimento fraco; lI. crescimento moderado; III. forte crescimento.
d) I. crescimento moderado; II. áreas estagnadas; III. forte crescimento.
e) I. áreas estagnadas; II. crescimento moderado; III. forte crescimento.
Gab: B
Questão 33)
O mapa abaixo apresenta parte da América do Norte:
A fronteira entre os Estados Unidos e o México é imensa – 3.140 km – e vai do litoral do Oceano Pacífico, na Califórnia, até o Golfo do México, no Oceano Atlântico. Ao longo da linha fronteiriça, localizam-se várias cidades, dos dois lados, como irmãs siamesas.
Assinale a alternativa que melhor expressa, do ponto de vista econômico, o fenômeno que vem ocorrendo naquela região, a partir do início dos anos 80:
a) É uma fronteira de livre circulação, tanto de mercadorias quanto de força de trabalho.
b) É resultado da política do governo mexicano de desenvolvimento autônomo e de substituição de importações.
c) É um tipo de industrialização de enclave, pois as empresas montadoras americanas se transferem para o território mexicano apenas para usufruir da mão-de-obra barata.
d) As indústrias americanas, ao se instalarem em território mexicano, a poucos metros da fronteira, estabelecem uma relação de complementariedade com a indústria mexicana.
e) Há pouca relação comercial entre os dois países, pois os mexicanos, embora podendo comprar nas cidades do lado americano, não o fazem devido aos altos preços.
Gab: C
Questão 34)
Leia com atenção o texto.
"Tradicionalmente, tem-se analisado a diversidade regional dos Estados Unidos a partir de quatro grandes conjuntos (Norte, Sul, Meio-Oeste e Oeste ) definidos numa perspectiva histórica, em que se valoriza o povoamento original e as paisagens herdadas.
A esta abordagem tradicional acrescentamos outra regionalização que privilegia a abertura da potência americana para o exterior. Trabalhando com a idéia de interfaces, definimos as três que marcam a nova regionalização dos Estados Unidos: a do Atlântico, a do Caribe e a do Pacífico, às quais se contrapõe uma diagonal interior".
Adaptado de Rua, João in Estados Unidos, crise e recuperação da potência mundial. EDUFF, Niterói, RJ. 1998
Com relação às regiões propostas pelo texto, podemos afirmar:
Interface 1 – Esteve orientada para os mercados europeus até finais do século XVIII, quando, através dos Grandes Lagos, voltou-se para o interior; ainda hoje, o papel dirigente das grandes metrópoles dessa região permanece dominante; apresenta constante declínio relativo, e mesmo absoluto, em termos de setores como os do aço e das indústrias têxteis, além de declínio populacional.
Interface 2 - Na costa oeste, encontram-se as metrópoles californianas com desempenho excepcional como ponto de convergência dos fluxos de homens e de capitais entre Ásia, América Latina e América do Norte.
Interface 3 - Definida pelos espaços imensos e poucos povoados, é fortemente marcada pelo peso das atividades agrícolas e ressente-se, não da ausência de cidades, mas da inexistência de uma rede urbana nitidamente hierarquizada; funciona como uma imensa área de ligação entre o Nordeste e o Crescente Periférico.
Está(ão ) correta(s) a(s) afirmativas(s) relacionada(s) com a(s) interface(s):
a) 1.
b) 1 e 2.
c) 1 e 3.
d) 2 e 3.
e) 1, 2 e 3.
Gab: B
Questão 35)
Considere as seguintes afirmações sobre a população dos estados Unidos:
I. A população branca foi a que mais cresceu nesta última década.
II. Os negros representam o segundo grupo étnico do país, espalhando-se por todo o território estadunidense.
III. A maior parte da população hispânica do País concentra-se ao norte, na fronteira com o Canadá.
IV. Na última década a população asiática no País cresceu em mais de 100%, concentrando-se principalmente na Califórnia.
V. Atualmente, 1 em cada 5 norte-americanos não pode ser classificado como branco, proporção que deve se ampliar no futuro.
Estão corretas somente:
a) I, II e III
b) II, III e V
c) I, IV e V
d) I, III e IV
e) II, IV e V
Gab: E
Questão 36)
Em uma viagem seguindo o percurso A-B:
I. O relevo seria de baixas altitudes.
II. Os climas variariam, desde o subtropical até o polar.
III. Seriam atravessados 3 países.
Assinale:
a) se I, II e III forem verdadeiros.
b) se apenas I e II forem verdadeiros.
c) se apenas II e III forem verdadeiros.
d) se apenas I e III forem verdadeiros.
e) se I, II e III forem falsos.
Gab: A
Questão 37)
No plebiscito realizado em 30 de outubro de 1995, 50,5% dos eleitores canadenses foram contra a transformação da província de Quebec em um novo país. O Canadá poderia mudar radicalmente suas feições geopolíticas com a emancipação de Quebec.
Fonte: MAGNOLI, Demétrio at alii. Panorama do Mundo. v 2, São Paulo, Scipione, 1996
Sobre essas mudanças podemos afirmar, EXCETO:
a) diminuição da população em, aproximadamente, 1/4;
b) na província de Quebec estão localizadas as duas cidades mais importantes do Canadá: Quebec e Montreal (esta última a atual capital do país);
c) a província de Quebec tem cerca de 10% de seu território sobre o vale do São Lourenço, importante via fluvial, não só para o Canadá como para os EUA;
d) Quebec tem grande parte de seu território sobre o Escudo Canadense, onde estão grandes jazidas minerais;
e) as províncias do leste ficarão separadas do restante do território canadense.
Gab: B
Nenhum comentário:
Postar um comentário