terça-feira, 8 de setembro de 2015

Qustões de América do Sul

Questão 01)

Farc desejam sucesso e glória para seleção colombiana

As Farc enviaram nesta quarta-feira [11.06.2014] uma mensagem ao técnico da seleção de futebol da Colômbia, José Pekerman, e aos jogadores para desejar “sucesso e glória” na Copa do Mundo, que começa amanhã. As Farc, que realizam diálogos de paz com o governo colombiano para tentar acabar com o conflito armado de mais de meio século, mostraram a admiração pela seleção e disseram que estarão com ela “nas horas boas e nas ruins” até o final. Os dirigentes que assinaram a carta admitiram que as Farc têm o sonho de o futebol poder brindá-los nesta época com um momento de alegria e de entretenimento “que modere as consciências e ajude a encontrar a melhor maneira do caminho da reconciliação”.

(http://exame.abril.com.br. Adaptado.)

Dentre os aspectos que caracterizam o conflito civil na Colômbia, é correto mencionar

a) as divergências políticas e ideológicas entre Estado, forças guerrilheiras e grupos paramilitares e a divisão do território colombiano em zonas de domínio militar dos agentes envolvidos no conflito.

b) a união política e ideológica entre Estado, forças guerrilheiras e grupos paramilitares e a divisão do território colombiano em zonas de domínio militar dos agentes envolvidos no conflito.

c) as divergências políticas e ideológicas entre Estado, forças guerrilheiras e grupos paramilitares e a unificação do território colombiano sob o domínio militar dos grupos paramilitares.

d) a união política e ideológica entre Estado, forças guerrilheiras e grupos paramilitares e a unificação do território colombiano sob o pleno domínio militar do Estado.

e) as divergências políticas e ideológicas entre Estado, forças guerrilheiras e grupos paramilitares e a unificação do território colombiano sob o domínio militar das forças guerrilheiras.

Gab: A

Questão 02)

Em 2001, em meio a uma crise econômica e política, a Argentina anunciou um calote em sua dívida pública, que era de cerca de US$ 100 bilhões. As pessoas, empresas e os fundos que tinham títulos da dívida (ou seja, que haviam emprestado dinheiro para o governo) deixaram de receber os rendimentos deles e foram impedidas de resgatar os investimentos. Em 2005, o então presidente Néstor Kirchner ofereceu aos prejudicados pagamentos com descontos acima de 70% e parcelados em 30 anos.

A propósito da crise da dívida argentina, é CORRETO afirmar que

a) ao todo, 92,4% dos credores da Argentina aceitaram as condições oferecidas pelo Presidente Néstor Kirchner.

b) os credores da Argentina que não aceitaram as condições oferecidas para o pagamento da dívida juntaram-se, para se fortalecer, e formaram os chamados “fundos abutres”.

c) o calote da dívida argentina, ocorrido em meados de 2014, deveu-se à opção do governo de privilegiar a dívida dos “fundos abutres”, mais cara, em detrimento da dívida estruturada.

d) o governo argentino recorreu à Suprema Corte dos Estados Unidos, onde estão sediados os “fundos abutres”, e foi autorizada a suspender o pagamento a esses credores.

e) o acirramento das disputas judiciais da Argentina com outros parceiros tem contribuído para fortalecer e incrementar as relações comerciais daquele país com o Brasil.

Gab: A

Questão 03)

Examine o gráfico.

clip_image002

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2014/09/1508805-
china-avancaem- mercado-da-america-do-sul-e-deixa-brasil-para-tras.shtml

Com base no gráfico e em seus conhecimentos, é correto afirmar:

a) Entre 2007 e 2013, os Estados Unidos perderam posições importantes nas importações para a América do Sul, devido à ascensão chinesa, fato que vem acirrando a guerra comercial entre esses países.

b) Os produtos de exportação da China e do Brasil são oriundos de setores econômicos diferentes, razão pela qual não é possível associar a ascensão chinesa com a retração brasileira.

c) A queda da participação brasileira nas importações para a América Latina é, sobretudo, reflexo da retração da economia da Argentina, principal parceiro comercial do Brasil na região.

d) A retração da participação do Brasil e o aumento da participação da China nas importações para a América Latina são agravadas pelo fato de que esses países não mantêm trocas comerciais relevantes entre si.

e) Se a tendência expressa no gráfico se confirmar, a China deverá ocupar, em breve, a posição de maior exportador para a América Latina, ultrapassando os Estados Unidos.

Gab:E

Questão 04)

O chanceler brasileiro, Antonio Patriota, foi substituído pelo embaixador Luiz Alberto Figueiredo, representante do Brasil na ONU. A crise no Itamaraty (Ministério das Relações Exteriores) foi desencadeada:

a) pelo incidente, tornado público, de inspeção do avião oficial do Ministro da Defesa do Brasil quando em viagem a Bolívia;

b) por divergências entre o Brasil e a Bolívia na negociação de acordos relativos à compra pelo Brasil de gás boliviano;

c) pelo incidente, tornado público, de inspeção de avião oficial com parlamentares brasileiros que teve o compartimento de carga inspecionado por cães farejadores;

d) pelo incidente da prisão de torcedores do Corinthians, acusados pela morte do adolescente boliviano Kevin Spada em um jogo da copa Libertadores da América;

e) pela operação de retirada do senador boliviano Roger Pinto Molina, abrigado na Embaixada do Brasil em La Paz, trazido para o Brasil sem autorização do governo brasileiro e do Itamaraty.

Gab: E

Questão 05)

Levando em conta a recente crise diplomática entre o Brasil e a Bolívia que resultou na queda do chanceler Antônio Patriota, considere as seguintes afirmações:

I Mesmo sem a anuência da presidência da república, o senador boliviano Roger Pinto Molina permaneceu abrigado, durante 15 meses, na embaixada brasileira da Bolívia.

II Mesmo sem dispor de um salvo-conduto fornecido pelo governo boliviano, o senador boliviano Pinto Molina foi trazido para o Brasil em agosto de 2013, numa operação organizada pelo diplomata brasileiro Eduardo Saboia.

III De acordo com o diplomata brasileiro Eduardo Saboia, a operação que trouxe o senador Pinto Molina ao Brasil foi previamente acertada com o chanceler Antônio Patriota, apesar de não contar com a anuência da presidência da República.

É correto o que se afirma em

a) II, apenas.

c) I, apenas.

c) I e III, apenas.

d) III, apenas.

e) I, II e III.

Gab: A

Questão 06)

Nas eleições programadas para 2014, os eleitores brasileiros escolherão

a) senadores, deputados e vereadores.

b) presidente, governadores de estados e prefeitos de municípios.

c) senadores e vereadores.

d) presidente, governadores de estados, senadores e deputados.

e) vereadores e prefeitos.

Gab: D

Questão 07)

A República Bolivariana da Venezuela ado­tou esse nome:

a) ao se tornar independente da Espanha, em 1821, para homenagear Simon Bolívar, o herói libertador;

b) em 1945, após a ditadura do general Isaías Medina Angarita;

c) em 1992, quando triunfou o golpe lide­rado pelo coronel Chaves contra o presi­dente Andrés Pérez;

d) após a eleição de Hugo Chaves, em 1998, quando foi promulgada uma Nova Consti­tuição (1999);

e) após a morte de Hugo Chaves, por deci­são do presidente Nicolás Maduro, como forma de homenagear Bolívar, a grande referência dos chavistas.

Gab: D

Questão 08)

Sobre o continente da América do Sul, assinale a alternativa que apresenta sua posição geográfica.

a) É banhado pelos Oceanos Atlântico (a oeste) e Índico (a leste)

b) Está situado completamente no Hemisfério Sul.

c) Situa-se, em sua maior parte, no Hemisfério Sul.

d) É banhado pelos Oceanos Pacífico (a oeste) e Mediterrâneo (a leste).

e) Situa-se, em sua maior parte, no Hemisfério Oriental.

Gab: E

Questão 09)

Sobre as questões políticas, econômicas e geográficas da Venezuela, assinale o que for correto.

01. Devido à instabilidade da vida política da Venezuela, vários golpes ou tentativas de golpes de Estado ocorreram e implantaram regimes ditatoriais.

02. O ex-presidente da Venezuela, Hugo Chávez, na tentativa de tornar o país líder da América do Sul, passou a adotar uma política agressiva em relação aos Estados Unidos e a todas as nações latino-americanas alinhadas com aquele país.

04. Oposicionistas ao governo de Nicolás Maduro intensificaram as manifestações populares com o intuito de forçar a renúncia do referido governo.

08. A Venezuela é um país subtropical, localizado na costa oeste da América do Sul. Ela é banhada pelo oceano Pacífico e tem fronteira com a Bolívia, com o Chile e com o Peru.

16. Devido às suas extensas reservas minerais, a Venezuela se destaca, no cenário mundial, como uma das maiores exportadoras de alumínio e de pedras

Gab: 07

Questão 10)

A Ilha de Páscoa, de origem vulcânica, pertence ao Chile e fica distante 3.000 km a oeste de sua costa. É mundialmente famosa pelas grandes estátuas espalhadas pelo seu território, conhecidas como moais, que chegam a possuir dezenas de toneladas. Mas ela também é um exemplo de como o desmatamento e a falta de planejamento ambiental podem levar à decadência de uma sociedade. Segundo o autor Terry L. Hunt: “De acordo com o relato corrente sobre o passado da Ilha, os habitantes nativos – que se autodenominam rapanui e se referem à Ilha como Rapa Nui – outrora formavam uma sociedade grande e próspera que entrou em colapso em consequência da degradação ambiental. Segundo essa teoria, um pequeno grupo de colonizadores da Polinésia teria chegado entre os séculos IX e X. Trezentos anos depois, o aumento populacional acelerado e a obsessão em construir moais levaram a uma pressão cada vez maior no ambiente. No final do século XVII, os rapanui haviam desmatado a Ilha, o que resultou em guerras, fome e colapso cultural”.

Disponível em: <http://www2.uol.com.br/sciam/reportagens/o_colapso_dos_rapanui.html>. Acesso em: 27 mar. 14.

Tendo como referência o texto acima, é correto afirmar que

a) o termo “colapso cultural”, em Biologia, se refere à ocorrência de relações consanguíneas entre membros de uma população e cuja principal consequência é a heterogenia das gerações futuras.

b) a Ilha localiza-se no oceano Atlântico cujas fortes correntes marinhas não favorecem a pesca de subsistência.

c) a dominação dos habitantes nativos por um grupo de colonizadores ocorreu entre os anos de 1200 e 1300.

d) se cada habitante da Ilha era capaz de gerar 600 N de força horizontal, e o coeficiente de atrito estático entre um moai de 20 toneladas e o chão era de 0,9, então eram necessários mais de 300 habitantes para deslocar numa superfície horizontal o moai (considere a aceleração da gravidade como 10 m/s2).

e) o solo, por ser de origem vulcânica, é constituído integralmente de rochas sedimentares, pobres em nutrientes, o que dificulta a recuperação da vegetação.

Gab: D

Questão 11)

A Venezuela tem enfrentado momentos de tensão desde o início de fevereiro, com protestos de estudantes e opositores contra o governo. A situação se agravou em 12 de fevereiro, quando uma manifestação contra o presidente Nicolás Maduro terminou com três mortos e mais de 20 feridos.

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/02/entenda-os-
protestos-na-venezuela.html, acesso em 24/03/2014.

Sobre a tensão na Venezuela, é correto afirmar:

a) O presidente Maduro não foi eleito pelo voto popular, tendo assumido interinamente o poder após a morte de Hugo Chávez e se mantido no cargo de forma autoritária.

b) A crise venezuelana, fonte das tensões mencionadas, tem sua origem no esgotamento das reservas de petróleo que sustentaram a economia venezuelana durante décadas.

c) Entre as principais motivações dos manifestantes que participaram dos protestos, figuram a insegurança social, as altas taxas de inflação e a escassez de produtos básicos.

d) Apesar dos protestos, o presidente Maduro recusou a oferta da União de Nações Sul- Americanas (Unasul) no sentido de mediar o diálogo com diferentes setores da sociedade nacional.

e) Desde o início dos protestos, o governo do presidente Maduro proibiu a circulação de todos os jornais impressos controlados pela oposição, numa clara violação à Carta Democrática Interamericana.

Gab: C

Questão 12)

O processo de colonização da América, realizado no século XVI, apresentou diferenças significativas em sua organização, de acordo com a metrópole que controlava as diversas regiões do continente.

Assinale a alternativa que contém, respectivamente, um aspecto característico da colonização espanhola e outro típico da colonização portuguesa nesse período.

a) Escravidão negra e investimento na extração de metais preciosos.

b) Pequena propriedade rural e forte presença da Igreja Católica.

c) Sistema de plantation e utilização de trabalhadores assalariados.

d) Tolerância religiosa e organização da produção para consumo interno.

e) Utilização de mão de obra indígena e organização em capitanias.

Gab: E

Questão 13)

O Tratado de Madri (1750) pretendeu atender à disputa de territórios entre Portugal e Espanha, representando também uma estratégia para melhor administrar os domínios ibéricos na chamada região das Missões. A tentativa de impô-lo gerou uma guerra que, ao seu final, terminou por definir o controle sobre as colônias que ocupavam a região dos Pampas. Esse tratado

a) determinou a troca entre os sete povos das missões, no Uruguai, e a colônia de Sacramento, no Brasil.

b) redefiniu as fronteiras territoriais na América do Sul, com base no uti possidetis.

c) permitiu aos jesuítas exercer um domínio que se estendeu por toda a região do Prata.

d) garantiu a consolidação da chamada “República dos Guaranis”, sob influência da Igreja Católica.

e) possibilitou a anexação da região das Missões ao território argentino e do Chaco ao Uruguai.

Gab: B

Questão 14)

A colonização da América pelos europeus, na época moderna, assumiu distintas configurações. A esse respeito, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

01. Em países como Estados Unidos, Austrália e Angola, a colonização foi caracterizada pelo desenvolvimento de lavouras modernas, com a utilização intensa de tecnologia.

02. Em algumas regiões da colonização inglesa da América do Norte, predominaram a grande propriedade agrícola e o trabalho escravo; em outras, prevaleceram a pequena propriedade e o trabalho familiar com uma produção diversificada.

04. Em regiões onde as condições ambientais impossibilitavam as atividades agrícolas, foram desenvolvidas atividades manufatureiras, como, por exemplo, nas Antilhas.

08. Na colonização francesa do Canadá, foi adotado o sistema de Capitanias hereditárias. Inspirada no modelo português, a França concedia grandes propriedades à Alta Nobreza.

16. Na colonização do litoral nordestino brasileiro, predominou a produção mercantil voltada – principalmente, mas não exclusivamente – para o mercado externo.

Gab: 18

Questão 15)

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, anunciou nesta terça-feira (04/09) a assinatura de um acordo inicial com as FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) para o fim do conflito interno no país. A próxima etapa nas negociações acontecerá na primeira quinzena de outubro, em Oslo (Noruega).

http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/24116/colombia+anuncia+acordo+inicial +com+as+farc+para+fim+do+conflito+interno.shtml

Sobre esse tema, é correto afirmar:

a) As FARC surgiram em meados da década de 1980 como um grupo de oposição ao regime totalitário imposto pelo governo da Frente Nacional.

b) Desde o seu surgimento, as FARC atuam essencialmente nas grandes cidades, pois o povoamento disperso limita sua ação no restante do território colombiano.

c) O diálogo entre o governo colombiano e as FARC teve início ainda durante o governo de Álvaro Uribe (2002-2010), quando este reconheceu os guerrilheiros como partes legítimas do conflito colombiano.

d) No texto do acordo inicial mencionado no texto, o governo colombiano exime as FARC de qualquer envolvimento com o narcotráfico internacional.

e) Apesar de duramente criticada por setores da oposição, a iniciativa de paz conta com o apoio de mais de 70% dos colombianos.

Gab: E

Questão 16)

Em 22 de junho de 2012, o presidente Fernando Lugo foi acusado de fraco desempenho de suas funções e destituído pelo Senado paraguaio.

Sobre as repercussões desse fato na agenda externa do país, é CORRETO afirmar:

a) A Organização dos Estados Americanos (OEA) condenou enfaticamente a destituição, e suspendeu o Paraguai de seus quadros por tempo indeterminado.

b) A União das Nações Sul-Americanas (Unasul) optou pela suspensão temporária do Paraguai até abril de 2013, data das próximas eleições gerais.

c) O Mercosul posicionou-se de forma neutra à destituição, considerando que não houve desrespeito à Constituição paraguaia.

d) Após a deposição e a posse no novo presidente, Frederico Franco, o Senado paraguaio finalmente ratificou a entrada da Venezuela como membro pleno do Mercosul.

e) O afastamento de Fernando Lugo, que se posicionava contra a presença de latifundiários brasileiros em seu país, encerrou um período de crise diplomática entre o Brasil e o Paraguai.

Gab: B

Questão 17)

Durante anos, Cristina e seu marido, Néstor Kirchner, que morreu em 2010, trabalharam para concentrar seu poder. Importantes empresas privadas, incluindo a maior companhia aérea e a maior companhia de petróleo, foram nacionalizadas, juntamente com fundos de pensão privados. Segundo a Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), 80% da mídia reproduz hoje a linha governamental.”

The Washington Post. Apud: O Estado de S. Paulo, 05.11.2013.

O texto

a) critica o atual governo argentino, acusando-o de limitar o espaço da oposição e de buscar o controle da imprensa.

b) defende o programa de privatizações desenvolvido pelo Estado argentino e celebra as iniciativas, nesse sentido, do atual governo.

c) critica os órgãos de imprensa argentinos, relembrando o apoio que deram ao regime militar e à repressão política.

d) defende a importância do fortalecimento do Estado e destaca o forte desenvolvimento econômico argentino.

e) celebra a estatização de empresas deficitárias pelo governo argentino e reconhece a popularidade das medidas tomadas.

Gab: A

Questão 18)

Leia o texto abaixo

Fechamento do Espaço Aéreo

Na noite do dia 02/07/2013 França, Espanha, Portugal e Itália foram acusados pelo fechamento do espaço aéreo desses países ao avião presidencial que levava o presidente de um país sul-americano que estava em Moscou, para o respectivo país da América do Sul, mas que precisava fazer um pouso na Europa para abastecimento. A medida dos europeus foi tomada em função da suspeita de que o ex-agente da CIA e da NSA (Agência Nacional de Segurança dos EUA) Edward Snowden estivesse sendo transportado clandestinamente.

O embaixador do país na ONU afirmou que "Essa atitude é autoritária e desrespeita qualquer tratado internacional. Até o momento, não nos deram justificativas". De acordo com o ministro das Relações Exteriores do país, o governo francês alegou um problema técnico com a aeronave para negar o pouso do avião presidencial, o que não teria fundamento.

"Alguém espalhou uma informação falsa segundo a qual Edward Snowden sairia de Moscou no avião presidencial. Por isso, Portugal nos negou a passagem em seu espaço aéreo e nós tivemos que encontrar um outro plano de voo. É uma atitude extremamente discriminatória contra nosso presidente, cuja vida foi colocada em risco. Felizmente, o avião pode aterrissar na Áustria. Agora, esperamos explicações ", declarou à agência RPI.

O Ministério das Relações Exteriores de Portugal afirmou que a decisão foi tomada por "considerações técnicas". A porta-voz governo francês, Najat Vallaud-Belkacem, por sua vez, afirmou que não são corretas as informações de que a França teria impedido o avião presidencial de cruzar seu espaço aéreo, mas não deu maiores explicações.

O governo austríaco chegou a vistoriar o avião em Viena. O presidente que estava a bordo teria dito, durante sua visita à Rússia, que poderia conceder asilo político ao ex-agente. Snowden, entretanto, permanece na área de trânsito do aeroporto de Moscou.

Fonte: adaptado de http://ultimainstancia.uol.com.br/
conteudo/noticias/64401/. Acesso em 28/10/13

O chefe de estado de qual país sul-americano se viu envolvido nesta questão Geopolítica?

a) Hugo Chavez, Venezuela.

b) José Mujica, Uruguai.

c) Evo Morales, Bolívia.

d) Rafael Correa,Equador.

e) Horacio Cartes, Paraguai.

Gab: C

Questão 19)

clip_image004

No mapa estão assinaladas importantes áreas de conflito envolvendo países da América do Sul.

Com base no mapa e em seus conhecimentos,

a) identifique e explique o principal tipo de conflito existente nas duas regiões assinaladas com a letra A;

b) identifique e explique o principal tipo de conflito existente nas duas regiões assinaladas com a letra B.

Gab:

a) Nas áreas identificadas com a letra A – fronteira Peru-Acre e fronteira Paraguai-Brasil – os conflitos são de natureza agrária, fundiária especificamente. Na primeira, o conflito envolve pecuaristas e agricultores e, na segunda, agricultores no Paraguai de origem brasileira – os brasiguaios.

b) Nas áreas identificadas com a letra B – a primeira compreendendo o território boliviano e a outra a fronteira entre Brasil e Paraguai –, os conflitos são energéticos. Na Bolívia, envolve a nacionalização do gás natural e, na fronteira paraguaio-brasileira, a revisão do Tratado de Itaipu, qual seja, o acordo binacional sobre a segunda maior hidroelétrica mundial, revisão essa sobre os valores pagos pelo Brasil na compra da energia excedente do Paraguai.

Questão 20)

Sobre a eleição presidencial argentina, marcada para 23/10/2011, é correto afirmar que:

a) Cristina Kirchner liderou todas as pesquisas prévias, o que apontava, semanas antes da eleição, para sua vitória.

b) Ricardo Alfonsin, filho do ex-presidente Raul Alfonsin, graças ao apoio da União Cívica Radical, aparecia muito próximo de Cristina Kirchner nas pesquisas de opinião.

c) Elisa Carrió, candidata dos partidos de esquerda, aparecia com quase metade das intenções de voto nas pesquisas de opinião, parecendo ser a única capaz de derrotar o kirchnerismo.

d) Hermes Binner, o candidato da Frente Ampla Progressista, obteve um crescimento surpreendente no último mês da campanha, quando ultrapassou os 40% nas pesquisas, ameaçando a vitória de Cristina Kirchner.

e) Eduardo Duhalde foi o único candidato apoiado pelos peronistas.

Gab: A

Questão 21)

AMÉRICA DO SUL – EIXOS DE INTEGRAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

clip_image006clip_image008clip_image010

clip_image012 clip_image014 clip_image016

www.iirsa.org, 2009. Acesso em junho de 2011.

Nos mapas, estão representados os Eixos de Integração e Desenvolvimento previstos pela Iniciativa para a Integração da Infraestrutura Regional Sul-Americana (IIRSA), da qual o Brasil é um dos países membros, desde o ano 2000.

Com base nos mapas e em seus conhecimentos,

a) identifique todos os Eixos de Integração com impacto direto sobre o mercado externo brasileiro, analisando, particularmente, o Eixo de Integração 9. Explique.

b) identifique e analise dois possíveis impactos ambientais do Eixo de Integração 8.

Gab:

a) Os Eixos de Integração que têm impacto direto sobre o mercado externo brasileiro são os representados pelos números 3, 4, 5, 6, 8, 9 e 10, pois todos indicam, com maior ou menor intensidade, um investimento na melhora da infraestrutura física do Brasil com algum de seus vizinhos, possibilitando a ampliação do nosso comércio externo.

No caso particular do Eixo 9, o impacto pode ser maior, pois ele conecta a principal região econômica do Brasil (Sul/Sudeste) com o Oceano Pacífico, passando pelas áreas mais dinâmicas das economias do Chile (Santiago-Valparaíso) e da Argentina (B. Aires-Mendoza).

Vale ressaltar que atualmente a China é o principal parceiro comercial do Brasil e que, qualquer trajeto que encurte essa distância, pode impactar diretamente o mercado externo brasileiro.

b) Um dos possíveis impactos ambientais provocados pelo Eixo 8 é a alteração do regime de cheias de alguns rios que terão as calhas aprofundadas e os cursos corrigidos para atender à demanda do tráfego fluvial, que deve intensificar-se na região, destacando-se o impacto para o bioma pantanal. Além disso, a construção de sistemas de transportes (rodo ou ferroviários) que cruzem a Cordilheira dos Andes pode provocar uma intensificação da ocupação nesse eixo, gerando destruição da cobertura vegetal e alteração no equilíbrio ecológico na região.

Questão 22)

A regionalização da América do Sul em destaque no cartograma abaixo tem como principal critério o aspecto físico, mas características sociais e econômicas também dão uma relativa unidade à região. Sobre esta região é correto afirmar:

clip_image018

a) É a parte do continente americano conhecida como Caribe ou Antilhas, famosa por suas belas praias de águas mornas e transparentes que atraem e transformam o turismo na principal fonte de rendas para os países dessa região.

b) Corresponde à América Platina, cujos países são banhados pelos rios formadores da bacia do Prata e têm passado colonial comum como ex-integrantes do Vice-reino do Prata.

c) Corresponde à América Latina, formada pelos países da América Central e do Sul mais o México, que faz parte da América do Norte. Embora a designação faça referência ao idioma neolatino essa regionalização reflete o subdesenvolvimento desta parte da América.

d) É constituída pelos países atravessados pela Cordilheira dos Andes, daí o termo América Andina, cuja economia apoia-se predominantemente nas atividades agrícolas, na mineração e/ou na pesca.

e) Forma o bloco econômico denominado de MERCOSUL, no qual os países signatários estabeleceram uma aliança comercial visando dinamizar a economia regional, movimentando entre si mercadorias, pessoas, força de trabalho e capitais.

Gab: D

Questão 23)

Alto Guayabal, confins das províncias de Antioquia e Chocó, noroeste da Colômbia. No dia 30 de janeiro de 2010, antes do amanhecer, as forças armadas colombianas lançaram uma ofensiva contra uma oca do povo indígena Embera Katio. Uma criança de um ano e seis meses morreu e quatro pessoas ficaram feridas. As plantações foram destruídas e muitos animais, mortos. O exército imediatamente falou em “erro” durante uma perseguição a guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). [...] O bombardeio atingiu uma das comunidades localizadas no entorno do Cerro Careperro, montanha considerada sagrada pelos povos originários e que está sob a mira da transnacional norte-americana Muriel Mining Corp., atraída para a região pela presença de ouro.

Fonte: Laurence Mazure, A Corrida do Ouro na Colômbia, Le Monde Diplomatique Brasil,

http://diplomatique.uol.com.br/artigo.php?id=732 acesso em 15/08/2010.

Sobre o novo ciclo de investimento estrangeiro na mineração em território colombiano, julgue as seguintes afirmativas:

I. As mais importantes reservas minerais colombianas estão situadas em reservas ambientais e de povos indígenas.

II. A implementação do Plano Colômbia, acordado com os Estados Unidos em 1999, provocou deslocamentos em massa das populações indígenas e abriu caminho para o ingresso das multinacionais mineradoras.

III. Em 2009, durante o governo chefiado por Álvaro Uribe Vélez, o código de mineração colombiano foi modificado, de forma a facilitar a obtenção de concessões e o registro das atividades mineradoras.

IV. A Colômbia não é o único país da América do Sul a promover a extração mineira como um dos eixos de seu desenvolvimento econômico.

Estão corretas

a) apenas as afirmativas I, II e III.

b) apenas as afirmativas II, III e IV.

c) apenas as afirmativas I, III e IV.

d) apenas as afirmativas I e IV.

e) todas as afirmativas.

Gab: E

Questão 24)

Vinte anos de governo da Concertación despolitizaram a juventude a ponto de a maior parte dela não se dar ao trabalho de tirar título de eleitor. E pouco mais de um ano de um governo de direita bastou para produzir a maior mobilização desde Salvador Allende.

(Carta Capital – 31/08/2011)

Criticado pela violência na repressão às manifestações, o general Eduardo Gordon balançava no cargo desde a semana passada, quando um estudante de 16 anos foi morto durante um protesto, com um tiro disparado pela polícia. Ontem, o autor do disparo foi preso e o chefe de polícia nacional caiu do cargo.

(Folha de S. Paulo – 03/09/2011)

As manifestações dos estudantes chilenos, iniciadas em maio, pleiteiam:

a) a renúncia do presidente Sebastián Piñera, eleito pela direita chilena;

b) uma reforma no sistema educacional do país, visando garantir educação pública de qualidade e gratuita;

c) a retomada dos julgamentos de militares acusados de crimes contra os direitos humanos cometidos durante a ditadura militar;

d) o reinício de processo judicial contra familiares do general Pinochet acusados de envio ilegal ao exterior de dinheiro desviado de fundos políticos;

e) a reforma do sistema previdenciário e a reestatização de empresas privatizadas sob a gestão de Sebastián Piñera.

Gab: B

Questão 25)

Recentemente Cristina Fernandez foi reeleita presidente da Argentina no primeiro turno das eleições. Tendo sido considerada enfraquecida politicamente desde o falecimento repentino de seu marido Nestor Kirchner, ex-presidente da República, Cristina Fernandez demonstrou grande habilidade política e caráter para continuar no cargo. Dentre os vários motivos que levaram à vitória da presidente, pode-se destacar:

a) Sua política liberal e o apoio das classes agrárias.

b) O recente processo de dolarização da economia argentina.

c) Sua política econômica de intervenção estatal na economia e sua política social de combate à pobreza.

d) Sua política em defesa do feminismo e do trabalho para as mulheres.

e) O bom relacionamento da Argentina com a comunidade financeira internacional.

Gab: C

Questão 26)

Bolívia é entrave à expansão do Brasil na América Latina

03 de outubro de 2011

A paralisação, na Bolívia, de uma obra brasileira de 420 milhões de dólares, rejeitada por grupos indígenas, expõe a volatilidade de alguns lugares da América Latina e pode se repetir conforme construtoras brasileiras acelerarem sua agressiva expansão regional.

A oposição a uma rodovia de 300 quilômetros, que a empreiteira OAS pretende abrir na Amazônia boliviana, gerou uma situação delicada para Evo Morales, primeiro presidente indígena da história da Bolívia.

Os indígenas iniciaram uma marcha de protesto com a intenção de chegar a La Paz, mas foram dissolvidos com violência pela polícia na metade da manifestação, em um incidente que levou à demissão de dois ministros. Depois disso, Morales prometeu submeter a obra a um referendo, cuja data ainda não foi acertada.

http://www.estadao.com.br

Após a leitura do texto, julgue as afirmações abaixo, assinalando verdadeiro (V) ou falso (F).

( ) A paralisação da construção da rodovia inviabiliza a ambição do Brasil de obter um acesso ao oceano Pacífico para exportar, principalmente, para a China.

( ) O Maciço de Urucum possui grandes reservas de ferro e de manganês, porém pouco exploradas. A rodovia facilitaria a exportação e a implementação de projetos nessa região brasileira. Sua produção de ferro é destinada, principalmente, ao mercado argentino.

( ) O Presidente Evo Morales é o primeiro indígena a assumir o cargo. Promoveu reformas estruturais, sobretudo a nacionalização dos hidrocarbonetos (gás e petróleo), e, por meio de um decreto presidencial, estabeleceu a recuperação da propriedade, da posse e do controle de tais recursos para a Bolívia.

( ) A Bolívia é um país situado no centro-oeste da América do Sul e, no seu território, a Cordilheira dos Andes atinge a largura máxima. É politicamente importante para o Brasil, devido à sua faixa litorânea com o oceano Pacífico.

Dessa forma, a sequência correta, de cima para baixo, é

a) V, F, V e V.

b) V, F, F e V.

c) V, V, V e V.

d) F, F, V e F.

e) V, V, V e F.

Gab: E

Questão 27)

A morte de Hugo Chávez na terça-feira (5/03/2013), aos 58 anos, marca o fim de um período de quase 14 anos nos quais o ex-coronel esteve à frente do país e promoveu inúmeras transformações defendidas por seus simpatizantes e criticadas pelos opositores.

Disponível em: <http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2013/03/130306_chavez_argumentos_pro_contra_rw.shtml>. Acesso: 13 mar. 2013.

A Venezuela, no período em que Hugo Chaves ocupou o mais alto cargo do poder executivo, foi palco de diversos acontecimentos relevantes para a história do país, dentre eles,

a) a autossuficiência no abastecimento interno, induzido pela produção interna de industrializados e de uma agropecuária eficiente, não necessitando importar produtos de consumo popular.

b) a oficialização da Venezuela como membro efetivo do Mercosul em julho de 2012, fato acontecido após a suspensão temporária do Paraguai, com o apoio do Brasil, Argentina e Uruguai.

c) a independência crescente da economia venezuelana em relação ao petróleo, criando uma economia interna dinâmica, desvinculada do oscilante mercado petrolífero mundial.

d) a promulgação da lei de hidrocarbonetos, implicando a ampliação da arrecadação de recursos, que foram todos aplicados no financiamento de programas sociais do governo.

Gab: B

Questão 28)

Observe o mapa abaixo.

clip_image020

Em relação ao mapa, assinale a alternativa correta.

a) O país indicado pelo número 4 é o Chile que juntamente com o número 7, Bolívia, são os únicos países da América do Sul que não são banhados pelo Oceano Atlântico.

b) O país indicado pelo número 7 é o Equador, cuja capital é São Francisco de Quito, mais conhecida por Quito.

c) O número 8 indica a Colômbia presidida até bem pouco tempo por Hugo Chávez, que morreu em consequência de um acidente cardiovascular, em Cuba.

d) A Argentina, país do Papa Francisco e de Diego Maradona, está indicada no mapa pelo número 5.

e) O Uruguai, indicado no mapa pelo número 2, é um dos países mais pobres da América Latina, e o 2º lugar em corrupção mundial.

Gab: B

Questão 29)

Brasileiros que vivem na Bolívia poderão ser expulsos. São agricultores que vivem na região de fronteira com o Acre e Rondônia. A decisão do governo do presidente boliviano, Evo Morales, pegou todo mundo de surpresa.

Jornal Estadão, 16 de setembro de 2007.

Essa situação descrita no texto está relacionada à/ao

a) política nacionalista do governo boliviano que usa da força estatal para implantar uma reforma agrária na qual a população boliviana tenha maior acesso a riquezas.

b) instabilidade política entre os governos brasileiro e boliviano, provocada por divergências ideológicas entre esses dois governos.

c) necessidade de preservação da Floresta Amazônica por parte do governo boliviano que culpa os agricultores brasileiros da degradação ambiental.

d) movimento xenófobo que ocorre nos países andinos, principalmente na Bolívia, desde o início do governo de Evo Morales.

Gab: A

Questão 30)

O presidente Hugo Chaves ordenou, no mês de março de 2009, que os militares tomassem o controle dos três principais portos da Venezuela, que se encontravam sob controle dos opositores políticos. Segundo os cientistas políticos, essa medida pode afetar a economia regional.

Principais Portos da Venezuela

(www.a-venezuela.com/mapas. Adaptado)

Observe a figura e, com base no texto, explique quais são os três principais efeitos econômico-regionais diante dessa decisão do presidente venezuelano.

Gab:

Pode-se afirmar que:

I. O controle dos portos pode influir no fluxo regional e internacional do petróleo exportado pela Venezuela, deixando ao controle do país os fluxos do produto;

II. Os portos em questão recebem fluxos de embarcações que circulam pelo Mar do Caribe. Seu controle pela Venezuela pode beneficiar ou prejudicar países que utilizam esses portos, conforme as simpatias do governo no poder venezuelano;

III. O controle dos portos pode interferir no fluxo de produtos que o Brasil escoa pela Venezuela através de uma estrada que foi construída entre Manaus, no Amazonas, passando por Boa Vista, em Roraima, dirigindo-se para a Venezuela. Mais uma vez, o controle do porto estará sob a influência da Venezuela.

Questão 31)

A América Latina tem sido palco nos últimos anos de sucessivas crises que atingiram vários países, decorrentes de mudanças político-econômicas, quebrando a hegemonia dos grupos conservadores. A Bolívia, com enormes desigualdades sociais, tem enfrentado uma forte crise advinda da mudança no comando político do país, refletidos nos conflitos de classes que poderão afetar a integridade de seu território. Essa crise pode ser compreendida pela análise histórica do processo político que levou à presidência Evo Morales. Com base nesses referenciais apresente

a) uma razão de caráter étnico-cultural que contribui para acirrar essa crise;

b) uma razão político-econômica que possibilita compreender o acirramento dos conflitos de classe na Bolívia.

Gab:

a) Explicar uma dentre as razões étnico-culturais do conflito, como as sugeridas a seguir:

- a Bolívia, como outros tantos países latino-americanos, viveu um processo de colonização profundamente excludente para sua população nativa;

- a existência de uma minoria branca que controla a riqueza e uma maioria indígena pobre e marginalizada;

- ascensão de Evo Morales, de origem indígena, deu força à maioria mestiça da população.

b) Uma razão político-econômica que possibilita compreender os conflitos de classe na Bolívia, dentre outras:

- Disputa pelos recursos do petróleo e gás;

- Luta separatista visando o controle das regiões mais ricas da Bolívia.

TEXTO: 1 - Comum à questão: 32

A retirada da Laguna

Formação de um corpo de exército incumbido de atuar, pelo norte, no alto Paraguai – Distâncias e dificuldades de organização.

Para dar uma idéia aproximada dos lugares onde ocorreram, em 1867, os acontecimentos relatados a seguir, é necessário lembrar que a República do Paraguai, o Estado mais central da América do Sul, após invadir e atacar simultaneamente o Império do Brasil e a República Argentina em fins de 1864, encontrava-se, decorridos dois anos, reduzida a defender seu território, invadido ao sul pelas forças conjuntas das duas potências aliadas, às quais se unira um pequeno contingente de tropas fornecido pela República do Uruguai.

Do lado sul, o caudaloso Paraguai, um dos afluentes do rio da Prata, oferecia um acesso mais fácil até a fortaleza de Humaitá,1 que se transformara, graças à sua posição especial, na chave de todo o país, adquirindo, nesta guerra encarniçada, a importância de Sebastopol na campanha da Criméia.2

Do lado da província brasileira de Mato Grosso, ao norte, as operações eram infinitamente mais difíceis, não apenas porque milhares de quilômetros a separam do litoral do Atlântico, onde se concentram praticamente todos os recursos do Império do Brasil, como também por causa das cheias do rio Paraguai, cuja porção setentrional, ao atravessar regiões planas e baixas, transborda anualmente e inunda grandes extensões de terra.

O plano de ataque mais natural, portanto, consistia em subir o rio Paraguai, a partir da República Argentina, até o centro da República do Paraguai, e em descê-lo, pelo lado brasileiro, a partir da capital de Mato Grosso, Cuiabá, que os paraguaios não haviam ocupado.

Esta combinação de dois esforços simultâneos teria sem dúvida impedido a guerra de se arrastar por cinco anos consecutivos, mas sua realização era extraordinariamente difícil, em razão das enormes distâncias que teriam de ser percorridas: para se ter uma idéia, basta relancear os olhos para o mapa da América do Sul e para o interior em grande parte desabitado do Império do Brasil.

No momento em que começa esta narrativa, a atenção geral das potências aliadas estava, pois, voltada quase exclusivamente para o sul, onde se realizavam operações de guerra em torno de Curupaiti e Humaitá. O plano primitivo fora praticamente abandonado, ou, pelo menos, outra função não teria senão submeter às mais terríveis provações um pequeno corpo de exército quase perdido nos vastos espaços desertos do Brasil.

Em 1865, no início da guerra que o presidente do Paraguai, López,3 sem outro motivo que a ambição pessoal, suscitara na América do Sul, mal amparado no vão pretexto de manter o equilíbrio internacional, o Brasil, obrigado a defender sua honra e seus direitos, dispôs-se resolutamente à luta. A fim de enfrentar o inimigo nos pontos onde fosse possível fazê-lo, ocorreu naturalmente a todos o projeto de invadir o Paraguai pelo norte; projetou-se uma expedição deste lado.

Infelizmente, este projeto de ação diversionária não foi realizado nas proporções que sua importância requeria, com o agravante de que os contingentes acessórios com os quais se contara para aumentar o corpo de exército expedicionário, durante a longa marcha através das províncias de São Paulo e de Minas Gerais, falharam em grande parte ou desapareceram devido a uma epidemia cruel de varíola, bem como às deserções que ela motivou. O avanço foi lento: causas variadas, e sobretudo a dificuldade de fornecimento de víveres, provocaram a demora.

Só em julho pôde a força expedicionária organizar-se em Uberaba4, no alto Paraná (a partida do Rio de Janeiro ocorrera em abril); contava então com um efetivo de cerca de 3 mil homens, graças ao reforço de alguns batalhões que o coronel José Antônio da Fonseca Galvão havia trazido de Ouro Preto.5

Não sendo esta força suficiente para tomar a ofensiva, o comandante-em-chefe, Manoel Pedro Drago, conduziu-a para a capital de Mato Grosso, onde esperava aumentá-la ainda mais. Com esse intuito, o corpo expedicionário avançou para o noroeste e atingiu as margens do rio Paranaíba, quando lhe chegaram então despachos ministeriais com a ordem expressa de marchar diretamente para o distrito de Miranda, ocupado pelo inimigo.

No ponto onde estávamos, esta ordem tinha como conseqüência necessária obrigar-nos a descer de volta até o rio Coxim6 e em seguida contornar a serra de Maracaju pela base ocidental, invadida anualmente pelas águas do caudaloso Paraguai. A expedição estava condenada a atravessar uma vasta região infectada pelas febres palustres.

A força chegou ao Coxim7 no dia 20 de dezembro, sob o comando do coronel Galvão, recém-nomeado comandante-em-chefe e promovido, pouco depois, ao posto de brigadeiro.

Destituído de qualquer valor estratégico, o acampamento de Coxim encontrava-se pelo menos a uma altitude que lhe garantia a salubridade. Contudo, quando a enchente tomou os arredores e o isolou, a tropa sofreu ali cruéis privações, inclusive fome.

Após longas hesitações, foi necessário, enfim, aventurarmonos pelos pântanos pestilentos situados ao pé da serra; a coluna ficou exposta inicialmente às febres, e uma das primeiras vítimas foi seu infeliz chefe, que expirou às margens do rio Negro; em seguida, arrastou-se depois penosamente até o povoado de Miranda.8

Ali, uma epidemia climatérica de um novo tipo, a paralisia reflexa,9 continuou a dizimar a tropa.

Quase dois anos haviam decorrido desde nossa partida do Rio de Janeiro. Descrevêramos lentamente um imenso circuito de 2112 quilômetros; um terço de nossos homens perecera.

(VISCONDE DE TAUNAY (Alfredo d’Escragnolle-Taunay). A retirada da

Laguna – Episódio da guerra do Paraguai. Tradução de Sergio Medeiros.

São Paulo: Companhia das Letras, 1997. p. 35 a 41.)

NOTAS DA EDIÇÃO ADOTADA

(1) Humaitá e Curupaiti, situadas às margens do rio Paraguai, constituíam o mais forte obstáculo fluvial no caminho da esquadra brasileira para atingir Assunção a partir de Corrientes, na Argentina. Este complexo de empecilhos fluviais foi vencido em 15 de fevereiro de 1868. (Nota do tradutor) (2) Sebastopol, um importante porto militar da Ucrânia, resistiu por onze meses, em 1854, ao ataque da França, Inglaterra e Turquia, durante a guerra da Criméia, que opôs os três países citados à Rússia czarista. (Nota do tradutor) (3) Francisco Solano López (1826-1870) era filho do ditador Carlos Antonio López, que governou o Paraguai entre 1840 e 1862. Foi educado no Paraguai e na Europa, e, ao retornar a seu país, passou a colaborar com o pai, tornando-se logo ministro da Guerra e da Marinha. Subiu ao poder em 1862. Em 1870, foi morto por tropas brasileiras. (Nota do tradutor) (4) A 594 quilômetros do litoral do Atlântico. (Nota original do autor) (5) Capital da província de Minas Gerais. (Nota original do autor) (6) Coxim é também o nome dado ao ponto de confluência dos rios Taquari e Coxim. (Nota do tradutor) (7) 18° 33’ 58” lat. S. – 32° 37’ 18” long. da ilha de Fer (astrônomos portugueses). (Nota original do autor) (8) A 396 quilômetros ao sul do Coxim. Essas duas localidades pertencem à província de Mato Grosso e estão a cerca de 1522 quilômetros do litoral. (Nota original do autor) (9) Este mal, de natureza palustre, é conhecido no Brasil sob o nome de beribéri. (Nota original do autor)

Questão 32)

Com base na leitura do texto A retirada da Laguna, de Alfredo d’E.-Taunay, identifique o país agressor e aqueles que se uniram para lutar contra ele. O que é possível inferir sobre o significado do trecho do sétimo parágrafo – …, mal amparado no vão pretexto de manter o equilíbrio internacional… – que, segundo o autor, explica os motivos da luta?

Gab:

O texto narra episódios ocorridos durante a Guerra do Paraguai. O protagonista do conflito, o país agressor, foi o Paraguai; contra ele, uniram-se o Império Brasileiro e as Repúblicas da Argentina e do Uruguai, estes apoiados pela Inglaterra.

A respeito do sétimo parágrafo, é possível inferir que o projeto expansionista do Paraguai visou tirar o país de uma condição de relativa inferioridade de seu território – interior, sem litoral – oprimido pelas grandes pro porções do Brasil e da Argentina. O que motivou a guerra foi a ambição pessoal do presidente paraguaio Francisco Solano Lopez, apesar do pretexto de buscar a manutenção do equilíbrio internacional.

Questão 33)

A “Revolução Sandinista” em 1979 depôs o ditador Anastácio Somoza, que controlava o país há cerca de 40 anos. Essa revolução foi um dos episódios que marcou a instabilidade política dos países da América Central no processo de descolonização, facilitando a implantação de sangrentas ditaduras na região durante todo o século XX.

O país onde ocorreu a Revolução Sandinista foi:

a) El Salvador.

b) Cuba.

c) Guatemala.

d) Costa Rica.

e) Nicaragua.

Gab: E

Questão 34)

O grupo de países emergentes conhecido pela sigla BRIC é composto por Brasil, Rússia, Índia e China.

Esses países têm apresentado ritmos de crescimento superiores aos dos países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Todos os países que formam o BRIC têm ambições de se consolidar como grandes potências regionais, com projeção em escala global. No entanto, do ponto de vista geopolítico e militar, o Brasil se diferencia dos demais integrantes do grupo.

Apresente um aspecto que diferencie a geopolítica brasileira da dos demais países integrantes do BRIC.

Gab:

A geopolítica brasileira se diferencia da dos demais países do grupo dos BRICs pelos seguintes aspectos: o Brasil não possui armamento de destruição em massa; estabeleceu com a vizinha Argentina laços de cooperação pacífica nos setores nuclear e militar; estabeleceu com os países da costa africana e sul-americana a Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul; sua projeção enquanto potência regional se dá preferencialmente de forma geoeconômica e não através da dissuasão bélica.

Questão 35)

A propósito da conjuntura geopolítica do país apontado pela seta, no mapa abaixo, é correto afirmar que:

a) nesse país, a luta entre católicos e protestantes tem fortes origens sociais; destaca-se nele, também, uma política de “limpeza étnica”.

b) esse país mantém negócios e parcerias com o Irã e desenvolve, ainda, projetos regionais econômicos, como o Gasoduto do Sul.

c) o presidente desse país, Hugo Chávez, tem usado o dinheiro do petróleo para financiar aliados políticos em vários países da América Latina, fato que acarreta conflitos políticos com os Estados Unidos.

d) o regime político e econômico adotado no país é o socialismo, que perdura há mais de quarenta anos. Seu líder revolucionário, o presidente Evo Morales, vem flexibilizando esse regime com o desenvolvimento de uma política de privatização radical das instituições estatais.

e) com o objetivo público de combate ao narcotráfico, esse país mantém uma aliança político-militar com os Estados Unidos.

Gab: E

Questão 36)

Observe o mapa.

(Flávio de Campos e Miriam Dolhnikoff, Atlas de História do Brasil. 1997)

Quanto à configuração territorial do país, é correto afirmar que

a) a maior parte das fronteiras do Sul do país foram delimitadas no período nacional, o que facilitou a configuração atual do Mercosul.

b) as fronteiras com Guiana Francesa, Guiana, Peru e Venezuela foram estabelecidas ainda no período colonial.

c) a região Norte do país, em sua maior parte fronteiriça, foi a que teve seu processo mais recente de delimitação de fronteiras.

d) a constituição da zona fronteiriça com a Colômbia data do período mais remoto de nossa história.

e) as políticas territoriais do Brasil seguem a lógica dos limites naturais, o que não gera focos de tensão nas zonas fronteiriças.

Gab: C

Questão 37)

A figura apresentada abaixo se refere:

a) à doutrina Monroe, que proclamava os EUA como “guardiões” de toda a América.

b) à Guerra Fria, com intervenções, golpes e ditaduras que defendiam os interesses das grandes empresas norte-americanas.

c) à queda do muro de Berlin e ao fim da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).

d) ao ressurgimento do sonho de um líder, que, como tantos outros, tinha, na integração latino-americana, uma de suas principais bandeiras de luta.

e) à nova geopolítica das nações, que está se materializando na América Latina, em defesa do regime classista, imperialista e capitalista.

Gab: D

Questão 38)

Após o anúncio pelo presidente equatoriano, Rafael Correa, de que seu país não renovaria a concessão da base de Manta, os Estados Unidos anunciaram a assinatura de um novo contrato, dessa vez com a Colômbia, para o estabelecimento de bases militares no país.

Considerando o atual contexto político da América Latina e a relação entre os governos da Colômbia e dos Estados Unidos, considere as afirmativas abaixo:

I. O governo do Brasil manifestou-se contrário à intenção dos EUA de ampliarem sua presença militar na Colômbia, pois isso significaria trazer para a América do Sul a lógica da militarização, que pode gerar uma corrida armamentista e obrigar outros países a investir na modernização de suas Forças Armadas.

II. Alheios à polêmica, Evo Morales e Cristina Kirchner apoiam o acordo porque rejeitam a tese de que essas bases significam o reposicionamento dos EUA no continente, após a fracassada proposta de criação de uma Área de Livre Comércio das Américas (ALCA) e a devolução do canal do Panamá em 1999.

III. A Colômbia e os EUA sustentam que a ampliação do acordo militar visa ao combate ao narcotráfico e à guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC); no entanto, os países da região temem que seja uma manobra estratégica com o objetivo de neutralizar a Venezuela e seus aliados.

IV. Segundo Hugo Chávez, o maior opositor dos EUA na América do Sul, a Venezuela reconhece a soberania colombiana e, por essa razão, solicitou ao presidente Álvaro Uribe garantias de que as tropas norte-americanas terão uma atuação limitada ao território da Colômbia.

V. O estabelecimento de bases militares norte-americanas na Colômbia consolida a presença dos EUA na América do Sul e reacende o fantasma das intervenções armadas na região, como aconteceu na invasão da Baía dos Porcos, em Cuba, em 1961 e a participação de militares americanos na queda de Salvador Allende no Chile, em 1973.

Estão corretas as afirmativas:

a) II, III e V.

b) I, III e V.

c) I e III.

d) I, II e V.

e) Todas as afirmativas estão corretas.

Gab: B

Questão 39)

Leia o trecho e responda às questões:

A prática do crime é tão antiga quanto a própria humanidade. Mas o crime global, a formação de redes entre poderosas organizações criminosas e seus associados, com atividades compartilhadas em todo o planeta, constitui um novo fenômeno que afeta profundamente a economia no âmbito internacional e nacional, a política, a segurança e, em última análise, as sociedades em geral. A Cosa Nostra siciliana (e suas associadas La Camorra, Ndrangheta e Sacra Corona Unita), a máfia norte-americana, os narcotraficantes colombianos, os cartéis mexicanos, as redes criminosas nigerianas, a Yakuza do Japão, as tríades chinesas, a constelação formada pelas mafiyas russas, os traficantes de heroína da Turquia, as posses jamaicanas e um sem-número de grupos criminosos locais e regionais em todos os países do mundo uniram-se em uma rede global e diversificada que ultrapassa fronteiras e estabelece vínculos de todos os tipos.

(Adaptado de Manuel Castells, Fim de milênio. A era

da informação: economia, sociedade e cultura, v. 3. São

Paulo: Paz e Terra, 1999, p. 203 – 204.)

a) Com a exceção dos narcóticos, quais são os principais produtos que as organizações criminais transnacionais (ou com conexões internacionais) comercializam?

b) A Colômbia apresenta um histórico de violência, com forte presença do crime organizado. Além do narcotráfico existem grupos guerrilheiros e grupos paramilitares. Entre os grupos guerrilheiros ressaltem-se as FARCs (Forças Armadas Revolucionárias) e o ELN (Exército de Libertação Nacional), que se confrontam com o exército, a polícia e grupos paramilitares. Qual a relação da guerrilha com o narcotráfico? O que é um grupo paramilitar?

Gab:

a) As organizações criminosas transnacionais também comercializam: armas, produtos piratas (bolsas, roupas, eletrônicos) ouro, diamantes, obras de arte, espécies animais e vegetais raras, entre outras mercadorias.

b) Os grupos guerrilheiros colombianos citados (FARC e ELN) surgiram durante a Guerra Fria, sob uma orientação marxista, e lutam para tomar o poder, controlando atualmente cerca de um terço do território do país.

Com o fim da Guerra Fria, a ajuda financeira externa a esses grupos reduziu-se significativamente. Desde então, segundo autoridades colombianas, cresceu a relação dos guerrilheiros com o narcotráfico, em busca de recursos econômicos para sua causa.

Um grupo paramilitar é uma organização civil, armada e com estrutura semelhante à militar. No caso colombiano, destaca-se a AUC (Autodefesa Unida Colombiana).

Questão 40)

As veias abertas da América Latina, escrito pelo uruguaio Eduardo Galeano, foi entregue pessoalmente por Chávez a Obama. Como dedicatória, Chávez escreveu “para Obama, com afeto“. O livro foi entregue durante uma reunião entre o presidente dos Estados Unidos com os 12 países que formam a Unasul - União de Nações Sul-Americanas, grupo criado em 2008 e do qual o Brasil faz parte.

Fabricia Peixoto / Enviada especial da BBC Brasil a Trinidad e Tobago / 18 de abril de 2009.

O livro As veias abertas da América Latina, publicado em 1971, investiga o massacre dos povos nativos e a espoliação das riquezas do subcontinente, desde o inicio da colonização europeia até a subordinação dos países sul-americanos aos interesses hegemônicos dos Estados Unidos.

Sobre as relações atuais entre a Venezuela os Estados Unidos, assinale a alternativa correta.

a) Apesar das relações tumultuadas entre Hugo Chávez e Barack Obama, os dois governos são aliados políticos e também parceiros comerciais, visto que parte do petróleo consumido nos EUA é importado da Venezuela.

b) Do ponto de vista diplomático, as relações entre Washington e Caracas vêm se fortalecendo, sobretudo com o recente anúncio do acordo entre o presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, e os EUA para a utilização de sete bases militares no país com o objetivo, segundo Washington, de combater o narcotráfico.

c) No contexto da América do Sul, o presidente Hugo Chávez converteu-se numa preocupação para a Casa Branca, em virtude de suas teses “bolivarianas”, inspiradas no líder Simon Bolívar (1783-1830), que defendem uma América Latina independente e soberana, livre do domínio estadunidense.

d) Com a retomada do diálogo entre EUA e Cuba e a suspensão, pelo presidente Barack Obama, do embargo econômico que vigora desde 1962, as relações entre Caracas e Washington devem melhorar, visto que Chávez é um grande aliado político do presidente atual de Cuba, Fidel Castro.

e) Com a eleição do presidente Hugo Chávez, a Venezuela, membro da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) e grande exportadora de petróleo, passou a ocupar um papel de liderança na América do Sul, contando com o apoio político incondicional da maioria dos países da América Latina, entre eles, a Bolívia, de Evo Morales, a Colômbia, de Álvaro Uribe e o Brasil, de Luiz Inácio Lula da Silva.

Gab: C

Questão 41)

A FIFA cogitou a proibição de jogos de futebol envolvendo seleções nacionais em cidades situadas acima de 2500 m, pois certos atletas enfrentam problemas físicos decorrentes da altitude.

A alternativa que apresenta três capitais de países sul-americanos com altitudes médias superiores a 2500 m é:

a) La Paz, Quito e Bogotá.

b) Caracas, La Paz e Buenos Aires.

c) Santiago, Assunção e Quito.

d) Lima, Montevidéu e La Paz.

e) Bogotá, Lima e Santiago.

Gab: A

Questão 42)

Assinale a alternativa que apresenta os dois países da América Latina que não têm fronteira com o mar.

a) Paraguai e Colômbia

b) Equador e Peru

c) Venezuela e Uruguai

d) Bolívia e Paraguai

e) Uruguai e Equador

Gab: D

Questão 43)

Desde o fim dos governos militares, a América do Sul tem tido um dos mais baixos gastos militares no mundo. Mas o fim das crises econômicas que assolaram o subcontinente entre os anos 1997 e 2000 propiciou condições financeiras para a reemergência de projetos das Forças Armadas e o crescimento dos orçamentos militares para a segurança e defesa em diversos países da região. (Adaptado de Rafael Duarte Villa, “Corrida armamentista ou modernização de armamentos na América do Sul: estudo comparativo dos gastos militares”. Estudos e Cenários, dez. 2008, p. 48-49. Disponível em http://observatorio.iuperj.br e http://necon.iuperj.br. Acesso em 25/10/2010.)

a) De quais assuntos se ocupa a agenda de segurança e defesa dos governos nacionais?

b) Quais as principais motivações para a modernização das Forças Armadas por parte dos países sulamericanos?

Gab:

a) A agenda de segurança e defesa dos governos nacionais procura definir as prioridades de cada país nos campos estratégico e militar que garantam a segurança de suas fronteiras em casos de ataques estrangeiros, resguardando assim a soberania nacional. Diante das crescentes incertezas, provocadas pelo dinamismo no cenário das relações internacionais, tornou-se cada vez mais difícil interpretar as suas tendências políticas e os seus desdobramentos geopolíticos, o que tem levado muitas nações, de forma preventiva, a acelerar a modernização e/ou a ampliação de suas forças militares. Vale destacar ainda o papel das Forças Armadas na garantia das instituições e da ordem constituinte do Estado.

b) O fim da Guerra Fria provocou uma reformulação das concepções estratégicas que afetou bastante a América do Sul e alterou o papel geopolítico e institucional das Forças Armadas. Se por um lado as relações comerciais foram intensificadas, o que pode dar a impressão de maior proximidade entre os países, por outro as tensões de fronteiras foram bastante aumentadas com o surgimento, na região, de governos que têm adotado medidas econômicas contra o capital estrangeiro (a exemplo da Bolívia e da Venezuela). As tensões de fronteiras também são ampliadas devido ao crescente combate ao tráfico de drogas; à tentativa de conter a entrada de imigrantes ilegais; à intensificação da fiscalização para evitar o contrabando de mercadorias; e à ampliação da ação dos exércitos nas fronteiras para conter a entrada de armas ilegais. Esse quadro de instabilidades e a falta de uma real interação regional têm levado vários governos sul-americanos a ampliar e modernizar as suas Forças Armadas, para se prevenir de um hipotético confronto com seus vizinhos.

Questão 44)

Evo Morales foi eleito presidente da Bolívia, em dezembro de 2005, após uma intensa crise política em que dois presidentes renunciaram. O início do mandato de Morales foi assistido com certa preocupação pelo governo brasileiro, pois ao cumprir o discurso de campanha, o presidente boliviano

a) nacionalizou empresas estrangeiras de exploração de gás e petróleo, como a brasileira Petrobras.

b) reivindicou a autonomia do Acre e posterior anexação ao território boliviano.

c) aprovou a lei que dá soberania aos departamentos bolivianos, envolvendo os limites do território brasileiro.

d) apropriou-se de empresas siderúrgicas brasileiras para depois revendê-las ao governo venezuelano.

e) aprovou uma nova Constituinte que rechaça a influência política e econômica do Brasil na América do Sul.

Gab: A

Questão 45)

O processo de consolidação da fronteira oeste do Brasil ocorreu ao longo dos últimos três séculos, com momentos de conflito. Em relação a esse processo, analise as afirmativas.

I. O Tratado de Petrópolis solucionou o conflito entre Brasil e Bolívia, que disputavam a posse da região do atual estado do Acre, rica em Hevea Brasiliensis.

II. A Questão de Palmas foi resolvida por arbitragem dos Estados Unidos da América em favor do Brasil, garantindo a posse das áreas de fronteira dos estados do Paraná e de Santa Catarina com a Argentina.

III. O Tratado de Madri garantiu às colônias espanholas na América uma extensa faixa de terras a Leste de seu território então pertencente a Portugal.

IV. O princípio do Uti Possidetis foi usado tanto pela diplomacia lusitana quanto pela brasileira para resolver disputas fronteiriças em diferentes momentos de nossa história.

Estão corretas as afirmativas

a) I, II e IV, apenas.

b) II e III, apenas.

c) II, III e IV, apenas.

d) II e IV, apenas.

e) I e III, apenas.

Gab: A

Questão 46)

A vitória eleitoral do ex-bispo Fernando Armindo Lugo Méndez, em abril, quebrou a hegemonia de 61 anos do Partido Colorado à frente do governo paraguaio. Com um discurso que privilegia a questão social, Fernando Lugo promete fazer profundas reformas naquele país. Analise as afirmativas sobre o Paraguai.

I. Sua localização geográfica, confinado no centro do continente, como único país sul-americano sem saída para o mar, condicionou a evolução econômica do país.

II. É um dos mais pobres países platinos com grandes desequilíbrios populacionais e de produção de riqueza, bem como com um secular histórico de corrupções e contrabandos.

III. Fazendo contraponto à região do Chaco, possui maior densidade demográfica e desenvolvimento econômico na chamada Mesopotâmia paraguaia, região situada entre os rios Paraná e Paraguai.

IV. Através do Tratado Internacional de Itaipu, firmado com o Brasil em 1975, se comprometeu a pagar a sua parte da construção da usina (o Brasil foi responsável pelo investimento total na obra), com a cessão permanente de energia ao parceiro. Fernando Lugo promete não alterar o contrato original.

V. É marcado por expressiva presença de agricultores brasileiros imigrantes, os “brasiguaios”, que enfrentam muitas vezes a xenofobia dos paraguaios devido às diferenças culturais, à melhor tecnologia dos brasileiros, entre outras causas.

Estão corretas apenas

a) I, IV e V.

b) II, III e V.

c) I, II e III.

d) III, IV e V

e) I, II e IV

f) I.R.

Gab: B

Questão 47)

Com base nas informações contidas no texto abaixo, identifique no mapa a seguir o país descrito.

“Nos últimos anos, esse país vem freqüentando com assiduidade as listas de países que “deram certo”. A magnitude do êxito econômico do país é por certo exagerado pela propaganda liberal, mas não há dúvida de que ele vem trilhando um bom caminho. Com crescimento médio anual de 5%, inflação sob controle e aumento sustentado do emprego, o país conseguiu reduzir de modo significativo a pobreza. No plano político a situação também é de estabilidade. Michelle Bachelet, após assumir a presidência, aumentou o apetite dos habitantes por mudanças que não vieram, após mais um ano de governo.”

(Adaptado do Editorial do jornal A Folha de São Paulo,

edição de 2 de setembro de 2007)

a) 1

b) 2

c) 3

d) 4

e) 5

Gab: D

Questão 48)

Leia as afirmações abaixo sobre a ascensão de Evo Morales à presidência da Bolívia em 2004:

I. Ela representa uma vitória importante para os movimentos sociais bolivianos, pois é a primeira vez que um presidente, que tem como origem política um movimento social, é eleito.

II. Morales foi eleito porque teve apoio financeiro de Cuba e Venezuela, além dos cartéis de traficantes de droga.

III. A eleição de Evo Morales representa uma reação às políticas neoliberais implantadas na América Latina durante a década de 1990, que foram incapazes de diminuir a desigualdade social.

IV. Como líder cocalero, sua eleição foi importante para demonstrar que o plantio de coca não está exclusivamente relacionado ao tráfico de drogas, mas que tem raízes profundas na cultura andina.

Assinale a alternativa que contém todas as informações corretas dadas acima:

a) I e II.

b) II, III e IV.

c) I e IV.

d) Nenhuma afirmação está correta.

e) I, III e IV.

Gab: E

Questão 49)

Observe o mapa e assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

ALMEIDA, L. M. A. de; RIGOLIN, T.B. Geografia. São Paulo: Ática, 2005. p. 291.

Série Novo Ensino Médio. (adaptado)

01. A Colômbia, identificada no mapa com o número 1, possui litoral tanto no Atlântico como no Pacífico, o que facilita a conexão das rotas do narcotráfico com os países europeus, africanos, asiáticos e da Oceania.

02. Os países identificados com os números 2, 3 e 4 formam o conjunto regional denominado América Platina.

04. Exceto o Brasil, todos os países da América do Sul foram colonizados por espanhóis. Até obterem a independência política, esses mesmos países foram fortemente marcados por colônias de povoamento.

08. O Chile, identificado com o número 5, apresenta um dos melhores indicadores socioeco-nômicos da América do Sul.

16. Os países identificados com os números 6, 7, 8, 10 e 11 pertencem a dois blocos econômicos: Área de Livre Comércio das Américas (Alca) e Mercado Comum do Livre Comércio do Caribe e Pacífico (Nafta).

32. O Brasil tem suas terras mais concentradas na porção centro-oriental do continente sul-americano.

Gab: 41

Questão 50)

Em 1942, o governo Vargas decretou o estado de guerra contra os países do Eixo. Uma das conseqüências dessa decisão, simbolizada pela propaganda do Guaraná Antarctica, está apontada em :

a) aproximação com os EUA

b) adoção do livre-cambismo

c) negligência com a cultura nacional

d) desnacionalização do setor industrial

Gab: A

Questão 51)

A capa da revista ilustra mudanças políticas na tradicional relação entre os Estados latino-americanos, antes aliados na busca de maior autonomia.

Uma dessas mudanças pode ser exemplificada por:

a) estatização dos recursos naturais da Bolívia

b) implementação da política livre-cambista da Argentina

c) ampliação do movimento de privatizações na economia da Venezuela

d) incorporação do socialismo cubano ao projeto nacionalista da Colômbia

Gab: A

Questão 52)

A Colômbia é um dos países latino-americanos mais marcados pela ocorrência de conflitos internacionais como guerras civis, golpes de Estado e outros. Estima-se que cerca de 200 mil colombianos tenham sido mortos nesses conflitos entre 1896 e 1960.

Sobre a atual situação geopolítica da Colômbia, assinale a alternativa CORRETA.

a) O Estado colombiano é liderado pelo grupo de guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – FARC.

b) O Plano Colômbia, financiado pelos Estados Unidos, enfraqueceu o narcotráfico praticado pela FARC e libertou os reféns dessa guerrilha.

c) O atual governo colombiano, como na maioria dos países da América Latina, tem uma tendência ao socialismo, o que aproximou o Estado dos ideais dos guerrilheiros.

d) Os paramilitares, diferentemente dos guerrilheiros de esquerda, apresentam uma posição de radicais de direita e cometem crimes com a desculpa de proteger a população contra as guerrilhas.

Gab: D

Questão 53)

Observe o texto:

A guerra convencional entre os Estados está deixando de ser hegemônica, tornando-se uma espécie de conflito armado protagonizado por paramilitares, guerrilhas, bandos de milicianos ou grupos de terroristas com uma geometria variável, objetivos nada claros e mecanismos de tomada de decisões bastante difusos.

(Font, J. e Rufi, J. Geopolítica, Identidade e Globalização. 2006)

No contexto exposto pelos autores, insere-se:

a) a ação do Hezbollah, grupo surgido nos territórios palestinos ocupados.

b) a Guerra Irã-Iraque ocorrida nos anos 1980.

c) o domínio político que o Taleban detém no Iraque.

d) o confronto ocorrido em 2008 entre Equador e Venezuela, por conta da invasão do espaço aéreo venezuelano.

e) a ação das FARC em território colombiano.

Gab: E

Questão 54)

Texto

Na verdade, há ainda uma necessidade imediata mais urgente para os Estados Unidos: a de controlar o petróleo do Iraque (...) Muitas pessoas ficaram surpresas quando o presidente Bush juntou o Irã e a Coréia do Norte no que chamou “Eixo do mal”.(...) Então, muitas pessoas perguntam: o que estes países têm em comum? (...) A resposta é simples: a) o Iraque mudou o preço do seu petróleo em 2000; b) o Irã ameaça fazer o mesmo; c) a Coréia do Norte mudou para negociar somente com euros; d) a Venezuela retirou parte do seu petróleo do preço em dólar e em vez disso está trocando este petróleo por produtos com outros países do Terceiro Mundo.

(Adaptado de Gunder Frank, A . 2003)

Sobre as circunstâncias geopolíticas do mundo contemporâneo, faça uma análise comparativa da charge com o texto.

Marque a opção que permite uma conclusão a partir daquela análise.

a) O texto contradiz o diálogo da charge, pois os atentados terroristas nada têm a ver com o desempenho do atual governo venezuelano.

b) O texto reforça o argumento apresentado na charge, uma vez que interesses geopolíticos e geoeconômicos estão freqüentemente interligados.

c) O texto nega a idéia central da charge, posto que a disputa entre moedas é considerada o fator de confronto entre os países, ao invés do petróleo.

d) A charge amplia a mensagem do texto, ao isolar a moral e a justiça como as razões norte-americanas contra o governo atual de Caracas.

e) A charge e o texto justificam o argumento do enfraquecimento das ações geopolíticas estadunidenses nas diversas regiões do mundo.

Gab: B

Questão 55)

A Bolívia já nacionalizou seus recursos fósseis (hidrocarbonetos) por três vezes: em 1937, quando a Standart Oil americana detinha a totalidade dos poços no país; em 1969, foi a vez da Gulf Oil, e a atual nacionalização envolve várias empresas como a Petrobrás do Brasil e a Repsol da Espanha, por exemplo.

Sobre essa nacionalização atual na Bolívia é correto afirmar que

a) é um ato que nacionaliza apenas a exploração de gás natural e quer chegar até a incorporação do gasoduto Brasil-Bolívia como patrimônio exclusivo da Bolívia.

b) é uma nacionalização das jazidas de hidrocarbonetos, mas que permite e quer negociar novos contratos de exploração dos recursos pelas empresas estrangeiras.

c) a nacionalização desaloja empresas estrangeiras e garante o monopólio da exploração, refinamento e comercialização apenas para empresas bolivianas.

d) é um ato que gerou revoltas na Bolívia, desestabilizando gravemente o governo atual, visto que as empresas estrangeiras são a única fonte de emprego no país.

e) as ameaças militares do Brasil à Bolívia em razão da expropriação da Petrobrás levaram o país vizinho a realizar um recuo estratégico nessa ação.

Gab: B

Questão 56)

No que respeita à população, economia e sociedade da América do Sul, assinale o que for correto.

01. Na América do Sul não existe uma população homogênea e característica, uma vez que nos países andinos a maioria da população é de povos indígenas e, nos outros países, a maior parte é de descendentes dos colonizadores e de uma população de imigrantes e seus descendentes, vindos de todos os cantos do mundo.

02. Dentre os maiores aglomerados urbanos em número de habitantes destacam-se São Paulo, Buenos Aires e Rio de Janeiro.

04. De 1980 a 1990 o ultraliberalismo e sua economia de mercado e privatizações substituíram a tendência de um estado centralizador na América do Sul, mas os países produtores não se beneficiaram diretamente, apesar das riquezas do solo e subsolo.

08. Por toda a América do Sul o homem migrou do campo e dos vilarejos para as megalópoles, e as favelas cresceram rapidamente nas periferias e, às vezes, até no coração das grandes cidades.

16. Existem poucas auto-estradas na América do Sul e as estradas existentes são de qualidade mediana e nem todas são asfaltadas, além de que as ferrovias são reservadas ao transporte de carga e a aviação ainda é pouco desenvolvida.

Gab: 23

TEXTO: 2 - Comum à questão: 57

“As manchetes dos jornais poderiam ter provocado calafrios nos veteranos da Guerra Fria. Daniel Ortega, aquele que já foi um revolucionário marxista e um inimigo declarado dos Estados Unidos, voltou ao poder na Nicarágua (...). O mais estridente crítico dos Estados Unidos na América Latina – Hugo Chávez, da Venezuela – não perdeu tempo em comentar com prazer a significância da vitória de Ortega. (...)

A América Latina está deixando de ser – e para sempre – um quintal do imperialismo norte-americano. Ianques, voltem para casa! Gringos, voltem para casa! Esta terra é nossa. Esta é a nossa América!”

The New York Times, 13 nov. 2006.

Em Montevidéu, os ícones da esquerda latino-americana:

nem todos são iguais.

Revista Veja, 22 nov. 2006.

O texto e a foto explicitam não só o caráter populista das atuais lideranças latino-americanas, mas também chamam a atenção para as diferenças entre elas.

Hoje, esta nova “onda” de governos latino-americanos está sendo denominada neopopulismo, numa referência à história da mesma América Latina em meados do século passado.

Questão 57)

O fenômeno político conhecido como populismo é caracterizado por:

a) ter suas lideranças políticas identificadas com as elites econômicas internacionais ligadas a movimentos como o socialismo e o comunismo.

b) ser completamente desvinculado do processo de urbanização e industrialização do continente americano.

c) ser resultado de sociedades exclusivamente agrárias, cujo líder “coronel” ou “cacique” acabava por se tornar um caudilho populista.

d) surgir sempre em regimes políticos frágeis e sistemas econômicos intervencionistas, como foi o caso de Lula, no Brasil e Kirchner, na Argentina.

e) apresentar uma liderança carismática nacionalista, cuja política de massas é voltada para o atendimento às reivindicações sociais básicas.

Gab: E

Questão 58)

Leia o texto abaixo:

Uma reportagem publicada em agosto de 2006 informava que o presidente venezuelano Hugo Chávez visitava a China para ampliar os acordos petrolíferos, bem como assinar vários acordos de cooperação em educação, informação e outros setores não especificados. No entanto, dizia que o petróleo era o ponto principal da visita de Chávez, visto que o maior interesse do presidente venezuelano era assinar acordos para aumentar a quantidade de barris vendidos para a China. Assinalava, também, que o presidente venezuelano deveria assinar contratos para a construção de navios petroleiros de grande tonelagem com o intuito de evitar gastos com o aluguel destas embarcações. Segundo Chávez, sua intenção era criar sua "própria frota, das maiores do mundo".

Por fim, informava o repórter que, desde que tinha chegado ao poder em 1999, Chávez tinha visitado a China em quatro ocasiões, a última em dezembro de 2004, quando assinou oito acordos de cooperação energética.

De acordo com as informações da notícia e em conhecimentos sobre a América Latina, assinale a afirmativa INCORRETA:

a) A estratégia de aumentar a venda de petróleo para a China visa reduzir a dependência econômica em relação aos Estados Unidos.

b) As iniciativas de Chávez para ampliar a comercialização de petróleo com a China podem não ter êxito em função da pequena produção petrolífera da Venezuela.

c) Chávez busca ampliar o leque de compradores alternativos de petróleo, projetando-se como liderança política na América Latina.

d) O aumento da comercialização do petróleo venezuelano para a China vem amenizando os problemas de abastecimento enfrentados por este país em função dos conflitos no Oriente Médio.

e) Apesar dos esforços de Chávez para diminuir a dependência dos Estados Unidos, estes ainda são o maior comprador do petróleo venezuelano.

Gab: B

Questão 59)

A instabilidade político-social que vem ocorrendo na América do Sul pode, segundo alguns especialistas, colocar em risco a democracia na região. Considerando-se essa instabilidade político-social, é INCORRETO afirmar que:

a) o PIB tem registrado em alguns países uma expansão superior à média regional, mas, em parte destes, o percentual da população que vive abaixo da linha da pobreza continua a aumentar.

b) a América do Sul se transformou, nos últimos anos, no principal foco de interesse externo dos Estados Unidos, o que tem estimulado manifestações populares pautadas na defesa da soberania dos países que a constituem.

c) a expectativa das populações em relação à implantação da democracia no subcontinente incluía a aproximação dos padrões de qualidade de vida existentes em países no Hemisfério Norte, de igual regime.

d) a região convive com a prática da corrupção, a interrupção de mandatos de presidentes legitimamente eleitos e o descompasso entre as propostas de campanha eleitoral e os programas sociais e econômicos implantados posteriormente.

Gab: B

Questão 60)

“A Bolívia se encontra em meio a uma crise política.”

“Parte do país está paralisada pelos protestos das últimas semanas, em que os manifestantes exigem, principalmente, a nacionalização da indústria do gás.”

(www.bbcbrasil.com - 07/06/2005)

Assinale com V ou com F as proposições, conforme sejam respectivamente verdadeiras ou falsas em relação à problemática boliviana que tem como pano de fundo a nacionalização do gás.

( ) Apesar dos interesses conflitantes dos vários grupos sociais bolivianos, há o consenso de que o modelo econômico neoliberal, implantado no país há vinte anos, fracassou, sacrificando ainda mais a população mais pobre.

( ) A maioria dos bolivianos não se sente beneficiada com a exploração das reservas energéticas do país, associando o momento atual ao período colonial, quando a Espanha fez um verdadeiro saque de suas riquezas naturais.

( ) Parte da elite boliviana, insatisfeita com a estabilidade política e econômica pela qual o país vem passando nos últimos vinte anos, insufla a população pobre numa tentativa de desestabilizar o governo, para assumir o poder.

( ) Por ser a Bolívia o país mais pobre da América do Sul, cujo setor mais dinâmico é a produção de gás que é explorada por multinacionais, recai sobre o “saque” feito às riquezas naturais por empresas estrangeiras, a culpa pela pobreza da população.

A seqüência correta das assertivas é:

a) FVVF

b) VFFV

c) FFVF

d) VVFV

e) VVVF

Gab: D

Questão 61)

O conhecimento da localização e o controle sobre o uso e as formas de apropriação da água potável no mundo estão entre as mais importantes estratégias dos Estados nacionais, atualmente, para o seu fortalecimento logístico, econômico e geopolítico.

Em relação ao aqüífero Guarani, responda ao que se pede:

Aqüífero Guarani - O maior manancial de água doce subterrânea fronteiriço do mundo, o aqüífero Guarani, tem uma extensão total de aproximadamente 1,2 milhões de km2. No Brasil, o aqüífero estende-se por 8 estados, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, somando um total de 840 mil km2. Na Argentina, o Guarani ocupa 225.500 km2, no Paraguai, 71.700 km2 e, no Uruguai, 58.500 km2.

a) Considerando-se o posicionamento do aqüífero, no Centro-Sul brasileiro (MAPA), o abastecimento de parte expressiva da população do país poderia ser melhorado? Justifique a sua resposta.

b) O aqüífero poderá fortalecer, geopoliticamente, os países que compõem o MERCOSUL? Justifique a sua resposta.

c) Selecione e explique, a partir do ESQUEMA, duas ações antrópicas expressivas, na região em que se localiza o aqüífero Guarani, que vêm causando a poluição das suas águas.

Gab:

a) SIM. Por ser a região geoeconômica mais dinâmica em termos de concentração populacional e atividades produtivas industriais e agropecuárias do país, o Centro-Sul poderá se beneficiar por estar no seu subsolo a maior parte do aqüífero Guarani. Este reservatório de água doce subterrânea poderá ser a principal fonte de abastecimento de água potável para os principais centros urbanos, as cidades de porte médio e os espaços agrícolas mais dinâmicos das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país, nas próximas décadas. A construção de aquedutos até os principais centros metropolitanos do país (São Paulo, Rio de Janeiro...) poderá reduzir o déficit desse recurso que vem passando por racionamentos crescentes, ultimamente.

b) SIM. O fortalecimento geopolítico do MERCOSUL poderá ser ampliado com o uso estratégico das águas do aqüífero, já que com o aumento da escassez de água potável no mundo, os recursos hídricos ganham status de “recurso estratégico”. Com a redução da oferta de água potável no mundo, muitos países estão promovendo políticas de contenção dos seus ainda existentes recursos hídricos potáveis; outros países vêm buscando ampliar a sua capacidade de reciclar as águas utilizadas nas atividades humanas, e até mesmo, de importar tal recurso. Assim sendo, o potencial hídrico do aqüífero Guarani, se bem gerenciado pelos países sob os quais está localizado, poderá render bom dividendo, em termos de poder político internacional, ao Cone Sul, já que os países dessa região poderão barganhar vantagens regionais com as atuais potências mundiais sob bases mais igualitárias, ao usarem, politicamente, mais essa “moeda forte” regional que é o aqüífero.

c) As ações antrópicas observadas são:

. a intensa industrialização do Centro-Sul. Os dejetos industriais lançados no ar atmosférico (gases tóxicos diversos como os resíduos de metais pesados ou de compostos químicos orgânicos) retornam ao solo com a pluviosidade. Diluído, o lixo industrial percola o subsolo, atingindo o aqüífero através de fissuras estruturais ou da porosidade das rochas-recipientes do aqüífero. As águas fluviais poluídas por dejetos industriais diversos também migram, em grandes quantidades, para o aqüífero;

. A crescente urbanização no Centro-Sul. A poluição associada à ineficiência do sistema de esgotamento sanitário aumenta a poluição nos espelhos d’água urbanos, que são contribuintes com as águas para o aqüífero; essa urbanização intensa também aumenta o uso das águas subterrâneas através de poços (só no estado de São Paulo são mais de 600 poços artesianos) que, poluídos pelo atraso no saneamento básico, acabam por afetar o aqüífero pela percolação das águas poluídas através da porosidade das rochas que reservam as suas águas ou das fraturas das rochas-recipientes;

. Os aterros sanitários e lixões nas periferias dos grandes e médios centros da região. O chorume, além de ampliar a poluição dos espelhos d’água com o escoamento superficial, migra para as águas subterrâneas que, por sua vez, chegam até o aqüífero através da porosidade das rochas ou das fissuras estruturais das rochas-recipientes;

. As atividades agrícolas comerciais da região. O manejo mecanizado dos solos, a aplicação intensiva e prolongada, em extensas áreas, de fertilizantes inorgânicos, a grande concentração de agrotóxicos nas terras agrícolas do Centro-Sul e os dejetos orgânicos produzidos pela pecuária comercial (principalmente a suína) contribuem com o arrasto e a infiltração de nutrientes (especialmente nitratos), sais minerais e traços de compostos orgânicos para os aqüíferos. Os resíduos químicos e orgânicos contaminam o solo e o percolam através da pluviosidade ou da intensa irrigação. O caminho dos resíduos se dá da mesma forma vista anteriormente;

Questão 62)

Nos últimos anos, o MERCOSUL

a) dificultou relações econômicas com países andinos.

b) influenciou na consolidação da ALCA.

c) enfrentou dificuldades políticas para consolidar-se.

d) evitou conflitos econômicos regionais.

e) foi reconhecido na ONU como foro multilateral.

Gab: C

Questão 63)

Muitas crises políticas afetaram a América do Sul nos últimos, anos por razões distintas. Observe o mapa e responda.

Pode-se afirmar que as crises nos países

a) I e II foram geradas por oposição aos Estados Unidos.

b) III e VIII decorreram do ingresso em blocos regionais.

c) IV e V estão associadas ao tráfico de narcóticos.

d) VI e X resultaram da eleição de políticos de esquerda.

e) VII e IX foram causadas pelo não pagamento da dívida externa.

Gab: A

Questão 64)

A tabela contém indicadores socioeconômicos do Chile e da média de todos os países da América Latina.

CHILE E AMÉRICA LATINA:

INDICADORES SOCIOECONÔMICOS EM 2004.

(OMS, UNESCO e UNICEF, 2005.)

Analisando-se a tabela, pode-se afirmar que:

a) a diferença entre os dados socioeconômicos do Chile e a média da América Latina é muito pequena na maior parte dos indicadores.

b) em todos os indicadores socioeconômicos, o Chile apresenta resultados melhores do que a média da América Latina.

c) a diferença entre os dados socioeconômicos do Chile e a média da América Latina é muito pequena apenas nos indicadores desemprego, média de anos de estudo e taxa de analfabetismo.

d) em todos os indicadores socioeconômicos, o Chile apresenta valores inferiores à média da América Latina.

e) a diferença entre os dados socioeconômicos do Chile e a média da América Latina é muito grande apenas nos indicadores PIB per capita, inflação e expectativa de vida.

Gab: B

Questão 65)

“Em uma América Latina que não acha o caminho para o desenvolvimento, o Chile é a ovelha desgarrada que encontrou uma fórmula econômica de sucesso. A economia chilena cresce à taxa média de 5,5%, há vinte anos, estabilidade que não se vê em outros países da região”.

Revista Veja, 1º.06.05

Sobre o Chile é incorreto afirmar:

a) As exportações chilenas deram saltos depois da assinatura dos acordos de livre comércio com a União Européia e os Estados Unidos.

b) A fórmula chilena para o desenvolvimento se baseou no aumento dos impostos com um sistema tributário sofisticado e elitista.

c) Em 1980, foi feita uma reforma na educação, que passou para os municípios a responsabilidade pelo ensino público e criou um tipo de escola privada que recebe subsídio do governo. As universidades públicas são pagas e com crédito educativo para alunos carentes.

d) O Chile tem facilidade para abrir aos seus produtos mercados grandes como os Estados Unidos porque é um país pequeno e não representa concorrência para os produtores rurais norteamericanos.

e) O Chile não optou por entrar no Mercosul porque, participando deste bloco, teria que se sujeitar às regras do mesmo, o que retardaria a conclusão de suas negociações.

Gab: B

Questão 66)

Leia o texto e observe o mapa abaixo:

“Em maio de 2005, o Congresso paraguaio concedeu às tropas dos Estados Unidos a imunidade legal (...) e permitiu a entrada de 400 soldados estadunidenses para uma série de exercícios militares conjuntos. Ainda acenou com a possibilidade de instalação de uma Base Militar Americana em território paraguaio, próxima da tríplice fronteira”

(Adaptado de Carta Capital, 20/09/2005, p. 52).

Localização da provável base dos EUA e distância de pontos estratégicos do Cone Sul

(Fonte: Carta Capital, 20/09/2005, pg 52).

Com base no texto, no mapa e nos seus conhecimentos:

a) Cite uma conseqüência, para os países do Mercosul, dessa aproximação entre o Paraguai e os Estados Unidos.

b) Explique uma conseqüência, aos países do Cone Sul, a ser ocasionada a partir da instalação da Base Norte Americana no Paraguai.

c) Explique uma conseqüência a ser ocasionada no Brasil a partir da instalação da Base Norte Americana no Paraguai.

Gab:

a) Enfraquecimento do Bloco Econômico Mercosul.

b) Aumento do monitoramento e influência dos Estados Unidos na região buscando aumentar o controle econômico e geopolítico perdido nas últimas décadas.

c) Reduzir o poder do Brasil, este que é considerado uma potência subregional, tanto no aspecto político, econômico e social.

Questão 67)

Assinale as alternativas que se relacionam corretamente à América do Sul.

01. A Argentina deve a sua prosperidade, em grande parte, à supremacia da economia petrolífera na América do Sul, tirando proveito das divisas geradas pela alta do produto após a Guerra do Golfo.

02. A criação do Mercosul, em 1991, instituiu uma zona de livre comércio entre Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, passo inicial para a constituição de um mercado comum que abrange mais de 200 milhões de indivíduos.

04. No que diz respeito à chamada "economia da droga", o Peru e a Bolívia se constituem nos principais centros mundiais de produção de cocaína, enquanto a Colômbia, que é encruzilhada da fabricação e do tráfico, possui uma economia paralela, através do dinheiro lavado e investido em privatizações.

08. Com a crise da dívida externa e o marasmo econômico, as esperanças na renovação democrática na América do Sul pouco a pouco se desvanecem, uma vez que os exércitos avançam contra o narcotráfico nos países andinos, restituindo aos militares, o papel de guardiões da ordem e da pátria.

16. Ao longo do século XX, os governos, autoritários e frágeis, mostraram-se incapazes de fazer uma modernização da economia e das estruturas sociais mantendo-se os latifúndios especializados em produtos agrícolas destinados à exportação (café, açúcar, cereais) ou em pecuária. Sendo, esses setores, inteiramente dependentes da demanda estrangeira.

Gab: 30

TEXTO: 3 - Comum à questão: 68

As reportagens abaixo apontam um novo papel do Brasil nas relações internacionais, particularmente na América do Sul, a partir da expansão de sua economia.

Brasil avança na América do Sul

A estratégia do governo de reafirmar a presença do Brasil na América do Sul, aliada ao processo de internacionalização de empresas brasileiras, está fazendo com que o apelido de “Gigante do Sul” saia dos discursos e vire realidade. A expansão econômica para os países vizinhos se deve, do lado do governo, à estratégia de reafirmar a presença do Brasil no continente e, do lado das empresas, ao caminho natural da internacionalização pela proximidade do mercado.

(Adaptado de CAETANO, Valderez. O Globo, 23/05/2005.)

Ministério admite pior cenário

O Ministério das Minas e Energia afirmou ontem que o governo brasileiro está bastante preocupado com a situação na Bolívia, onde milhares de camponeses cercaram a capital, La Paz, em protestos exigindo a nacionalização do setor de hidrocarbonetos. A Petrobras vem operando na Bolívia desde 1996 e é hoje a maior empresa do país, onde investiu US$1,5 bilhão.

(Adaptado de SCOFIELD, Gilberto. O Globo, 26/05/2005.)

Questão 68)

A atual crise boliviana põe em discussão as contradições existentes entre o exercício da soberania de um país e a sua inserção nos fluxos globais.

Uma dessas contradições, vivida hoje pela Bolívia, pode ser melhor explicitada pelo conflito verificado entre:

a) autonomia política e privatização da produção

b) ideário liberal e desregulamentação da economia

c) participação popular e flexibilização da legislação trabalhista

d) fortalecimento do Estado e nacionalização do sistema financeiro

Gab: A

Questão 69)

O tráfico de armas, cujo percurso de entrada no Brasil é mostrado no mapa, constrói redes de poder que ultrapassam os territórios nacionais e nas quais circulam armas, drogas e recursos ilegais, tornando-se um dos mais graves problemas da atualidade.

Das estratégias abaixo, aquela que deve ser priorizada pelo Estado, no combate às redes ilegais, por sua maior eficácia, é:

a) ampliação da soberania, fortalecendo grupos paramilitares regionais

b) controle do território, reforçando o aparato policial em dimensão local

c) intensificação da segurança nas fronteiras, articulando forças internacionais

d) fortalecimento da vigilância alfandegária, criando estruturas militarizadas supranacionais

Gab: C

Questão 70)

Considere as figuras abaixo:

Adaptado de: BARELA, J.E. O massacre dos inocentes.
Veja. São Paulo, ed. 1837, n. 36, 8 set.2004, p.112.

A região ilustrada na figura acima trata-se.

a) dos Urais, onde ocorrem conflitos entre russos ocidentais e russos orientais pelo retorno do sistema socialista à Rússia

b) da Sibéria, onde se localizam as principais áreas produtoras de minério de ferro e carvão que alimentam o complexo siderúrgico russo

c) da Mesopotâmia, onde as tropas estadunidenses enfrentam a resistência dos rebeldes iraquianos, desde a deposição de Sadam Husseim

d) do Cáucaso, onde atualmente ocorrem conflitos relacionados à oposição de grupos nacionalistas islâmicos ao domínio russo da região

Gab: D

Questão 71)

O Mercosul é um mercado supranacional que integra países membros plenos e associados, mas a expansão das suas relações comerciais depende do desempenho de suas economias nacionais. Entre as perspectivas do Mercosul, é INCORRETO afirmar que pretende:

a) atender aos objetivos de integração continental, controlando os avanços das relações comerciais entre os países membros.

b) liberar o setor de serviços, permitindo que os diversos profissionais possam trabalhar sem restrições em qualquer dos países.

c) abrir as concorrências públicas, permitindo que as empresas sediadas em qualquer país possam competir em iguais condições com as outras.

d) discutir novas legislações comuns, estabelecendo normas e instituições de controle e proteção aos interesses comuns.

Gab: B

Questão 72)

A FARC – autodenominada Forças Armadas Revolucionárias – é, para alguns, um grupo revolucionário que luta pela mudança do poder e, para outros, um grupo de terroristas e seqüestradores.

Esse movimento ocorre em que país vizinho do Brasil e com qual estado membro brasileiro ele faz fronteira?

a) Venezuela, fronteira com o Amazonas.

b) Guiana, fronteira com Roraima.

c) Colômbia, fronteira com o Pará.

d) Colômbia, fronteira com Roraima.

e) Colômbia, fronteira com o Amazonas.

Gab: E

Questão 73)

Tendo em mente o mapa da América e o espaço geográfico brasileiro, coloque V (verdadeiro) ou F (falso) para as proposições abaixo e assinale a alternativa CORRETA.

( ) O Brasil faz fronteira com quase todos os países latino-americanos, exceto Equador, Chile, Peru e Trindad y Tobago.

( ) A linha do Equador atravessa o Brasil, ao norte do Amazonas, sul de Roraima, norte do Pará e sul do Amapá.

( ) O Trópico de Câncer atravessa o extremo sul do Mato Grosso do Sul, o sul de São Paulo e norte do Paraná.

( ) Com uma área superior a 8 milhões de km2, o Brasil é um dos 5 países mais extensos da Terra, superado apenas pela Rússia, EUA, Canadá e China.

a) FFVF

b) VFFV

c) VVFF

d) FVFV

e) VVVF

Gab: D

Questão 74)

Observe a figura.

A anamorfose indica que, em relação às mortes de crianças com menos de 5 anos de idade na América do Sul,

a) os índices mais elevados estão no Cone Sul.

b) os indicadores mais baixos estão nos países andinos.

c) a Bolívia e o Paraguai têm a mesma quantidade de casos.

d) os membros do Mercosul têm graves disparidades entre si.

e) as partes do Tratado de Cooperação Amazônica são homogêneas.

Gab: D

Questão 75)

Assinale o que for correto sobre a economia e a urbanização na América do Sul.

01. A Venezuela é autosuficiente na produção de petróleo. No entanto, a exemplo do Brasil, a exportação do produto fica prejudicada devido ao alto consumo interno.

02. O Chile tem sua economia apoiada, em grande parte, na exportação que apresenta um saldo positivo com relação às importações. O sucesso da balança comercial não resolveu, no entanto, muitos problemas sociais, como é o caso da disparidade de renda que ainda perdura no conjunto de sua população.

04. Com amplos territórios de clima semi-árido, a Argentina destaca-se pela produção de frutas. Dentre os cultivos irrigados, destaca-se a produção de uvas, destinadas à indústria vinícola.

08. Na Argentina, a Patagônia corresponde à zona de pradarias. Essa região destaca-se pela pecuária bovina e pela produção de grãos, como o trigo e o milho, concentrando, ainda, indústrias alimentícias.

16. A Alca pretende integrar o comércio das três Américas. Até o momento, no entanto, vem atuando ativamente apenas entre os países andinos da América do Sul.

32. As elevadas taxas de crescimento vegetativo das populações e as intensas migrações campocidade fizeram surgir, na América do Sul, grandes metrópoles. São Paulo, Bogotá, Lima e Caracas, respectivamente no Brasil, na Colômbia, no Peru e na Venezuela, são exemplos desse fenômeno.

Gab: 38

Questão 76)

Observando-se o mapa abaixo, pode-se afirmar:

I. O número 3 representa a Argentina, parceiro comercial do Brasil, que vive mergulhado numa crise econômica, em função da adoção de políticas neoliberais impostas por organismos internacionais.

II. Os números 4 e 7 referem-se respectivamente a Chile e Equador, únicos países da América do Sul a não fazerem fronteiras com o Brasil.

III. O número 8 representa o México, segundo país mais industrializado da América Latina.

IV. A Bolívia, representada pelo número 6, é um país da América do Sul. Em seu território, a Petrobrás, uma empresa brasileira, é considerada uma das maiores multinacionais ali instaladas.

V. O número 9 representa a Venezuela, país governado por Hugo Chávez, que sofre oposição sistemática dos Estados Unidos.

VI. O número 2, zona de conflito com o Brasil, em função de tráfico de drogas, representa o Uruguai.

VII. Representado pelo número 5 está o Peru, país com a maior reserva de gás e petróleo do hemisfério Sul.

VIII. A Colômbia, representada pelo número 10, constitui um dos maiores pontos de recepção do turismo ecológico dentre os países de língua inglesa do continente.

Assinale a alternativa CORRETA.

a) Somente as afirmativas IV, V e VIII são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas I, V e VII são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas II, III e VI são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas I, II, IV e V são verdadeiras.

e) Somente as afirmativas I, VI e VIII são verdadeiras.

Gab: D

Questão 77)

Situada entre os rios Paraná e Uruguai é a única parte da Argentina que dispõe de água em abundância, além de ser uma área excelente para a agricultura e criação. A região platina a que se refere à frase é:

a) a Patagônia

b) o Pampa

c) a Mesopotâmia

d) o Gran Chaco

e) o Pantanal

Gab: C

Questão 78)

O aproveitamento dos rios da Bacia Platina para a produção de energia hidroelétrica interessa aos países que compõem o MERCOSUL.

Considerando a posição geográfica desses países, podemos afirmar que:

a) A Bolívia está em melhor situação por ter parte de seu território na Bacia Platina e parte na Bacia Amazônica.

b) Argentina e Chile obtêm toda sua energia graças aos cursos de água que descem dos Andes.

c) Brasil e Paraguai são favorecidos, porque estão no alto curso do Rio Paraná onde o potencial é maior.

d) Argentina e Uruguai são privilegiados, porque aí os rios têm escoamento mais regular.

e) Uruguai e Paraguai não podem obter energia hidroelétrica, porque grande parte de seus rios são temporários.

Gab: C

Questão 79)

Um aspecto diferencia os países destacados no mapa dos demais países sul-americanos.

Trata-se:

a) do clima, que, devido à altitude, é temperado, com as estações bem definidas e chuvas regulares.

b) da economia, que, fortemente atrelada às antigas metrópoles, tem apresentado índices de crescimento muito altos.

c) da composição étnica da população, que inclui, além de brancos, negros e indígenas, grandes contingentes de indianos, javaneses, chineses e malaios.

d) do padrão de vida, que apresenta indicadores que se assemelham aos países europeus.

e) do perfil exportador, baseado em produtos industrializados de alta tecnologia.

Gab: C

Questão 80)

“Assim é o Peru. Um país que só quem se aventura em conhecê-lo por dentro é capaz de descrever a beleza de sua selva, de suas montanhas cobertas de neve, de seus desertos de cores variadas, de seus exuberantes vales e de seus rios de muitas correntezas, que sangram as montanhas ao longe como se fossem grandes artérias brancas encravadas na terra.”

Dentre os fatores responsáveis pela diversidade de paisagens encontradas no Peru, pode-se destacar a:

a) grande extensão de seu território no sentido Sul-Norte, favorecendo grandes variações climáticas e mudanças na paisagem.

b) constante influência do El Niño, provocando mudanças climáticas periódicas que influenciam a distribuição da vegetação do país.

c) influência das correntes marítimas frias, provocando o aumento da pluviosidade média e o aparecimento de uma vegetação tropical.

d) variação extrema do relevo em função da presença da Cordilheira dos Andes, cuja altitude influencia a pluviosidade e cria climas e paisagens azonais.

e) irregularidade da ocorrência dos ventos alísios, que carregam a umidade do Oceano Pacífico e influenciam a distribuição da vegetação.

Gab: D

Questão 81)

Recentemente, a Argentina foi atingida por uma grave crise econômica. A respeito dessa crise que marcou a história desse país latino-americano, podemos afirmar:

00. desde 1991, o peso argentino ficou equivalente a um dólar; para manter essa cotação, o governo daquele país precisava manter suas reservas em dólares.

01. a economia argentina poderia ter tido melhores chances de sair da crise econômica, se tivesse um regime cambial semelhante ao do Brasil.

02. atrelados ao dólar, os produtos argentinos ficaram muito caros, impedindo, assim, o crescimento da economia.

03. para honrar os débitos, e como não houve um crescimento da economia argentina, o governo precisou solicitar mais empréstimo ao FMI.

04. durante vários anos, a Argentina mergulhou num processo, denominado recessão, não conseguindo atrair investimentos; sem investimentos, a arrecadação não cresceu.

Gab: VVVVV

Questão 82)

O elevado endividamento externo de muitos países latinoamericanos e o declínio dos preços de produtos agroextrativos no mercado internacional são alguns dos elementos da crise econômica e da instabilidade política atual na América Latina. Essa situação é particularmente grave na Venezuela. A respeito da situação atual desse países, julgue os itens a seguir;.

01. A instabilidade política do atual governo só não atingiu ainda a área social porque esse país é um importante produtor mundial de petróleo, que lhe proporciona amplas reservas monetárias.

02. A Venezuela é um importante parceiro comercial do Brasil, que importa petróleo e derivados e exporta produtos primários, produtos industrializados, serviços e tecnologia para aquele país.

03. A produção de óleo cru na Venezuela vem aumentando nos últimos anos devidos à política de aumento de produção da Organização dos Países Produtores de Petróleo (OPEP).

04. Na Venezuela, observa-se um crescente processo de aumento dos investimentos internacionais em tecnologia e infra-estrutura industrial, principalmente para o setor petrolífero, o que tem garantido a modernização do seu parque produtivo e o crescimento da oferta de trabalho para a população economicamente ativa.

Gab: ECEE

Questão 83)

Sobre o momento político-econômico atual dos países da América do Sul, julgue os itens.

00. Após sucessivos processos de redemocratização na maioria dos países da América do Sul, começam a surgir diversos focos reacionários de tendência antidemocrática como no Paraguai e na Venezuela.

01. Na última década, a dívida externa diminuiu de forma substancial devido ao desembolso progressivo de recursos para seu pagamento.

02. A economia informal tem se ampliado na maior parte dos países e tem o narcotráfico - produção e comercialização de drogas como uma das grandes atividades.

03. A distribuição de renda melhorou substancialmente, fazendo com que a classe social dos mais pobres diminuísse e a classe média aumentasse seu poder econômico.

Gab: CECE

Questão 84)

Os números presentes no mapa correspondem a países que fazem limite político com a Região Sul do Brasil. Esses países são, respectivamente,

INSTRUÇÃO: Responder às questão com base no mapa do Sul do Brasil e países limítrofes.

a) Bolívia – Argentina – Uruguai

b) Argentina – Paraguai – Bolívia

c) Paraguai – Argentina – Uruguai

d) Argentina – Uruguai – Paraguai

e) Paraguai – Bolívia – Uruguai

Gab: C

Questão 85)

“O deserto mais árido do mundo é farto em atrações. Paisagens aparentemente desoladas revelam povoados andinos, salitreiras abandonadas, ruínas pré-colombianas e o melhor ponto de observação espacial do planeta, onde até a Nasa instalou uma estação. “ O texto acima descreve o deserto:

a) do Atacama

b) do Saara

c) de Gobi

d) O Grande deserto da Austrália

e) de kalahari

Gab: A

Questão 86)

Um conjunto de indicadores sócio-econômicos negativos faz países latino-americanos cenários permanentemente preparados para crises políticas e social. Com base nesta afirmação e nos conhecimentos de América Latina, pode-se afirmar que:

00. Os países latino-americanos se transformam em exportadores líquidos de capital para os grandes centros financeiros dos países desenvolvidos centrais.

01. O conceito de América Latina expressa a unidade entre países que mantêm relações econômicas e culturais em bases sólidas.

02. A maior parte da população total latino-americana vive hoje em pior situação econômica que há uma década.

03. Os países latino-americanos com menor taxa de desemprego na atualidade são o México (12,5%), o Brasil (5,7%) e o Chile (6,5%).

04. Os indicadores mortalidade infantil e expectativa de vida da Argentina revelam ser este o país latino-americano de melhor situação social na atualidade.

Gab: CECCC

Questão 87)

O Peru e o Equador mantêm disputas territoriais desde o século XVIII, mas a primeira guerra só ocorreu em 1941. Além das questões fronteiriças, o Equador queria - e acabou conquistando – o direito de navegabilidade pelo Rio Amazonas e seus afluentes setentrionais.

Qual é a importância dessa conquista para os equatorianos?

Gab:

– outra via de acesso para o Atlântico, incrementando o sistema de transporte Equatoriano.

– vantagens econômicas: aumento das trocas comerciais

– vantagens político-estratégicas: inserção do Equador no espaço geopolítico amazônico.

Questão 88)

“Com um território equivalente ao do Estado do Pará e 25 milhões de habitantes, o Peru é o quarto maior país em superfície e o quinto em população na América Latina. Costuma-se dividi-lo em três regiões, correspondentes a três ecossistemas distintos: o litoral ou costa, a cordilheira ou sierra e o oriente ou selva”.

Newton Carlos

Marque a alternativa INCORRETA:

a) a costa é um domínio natural árido e semi-árido, resultado da ação conjunta da corrente marinha fria de Humboldt e da presença da Cordilheira dos Andes. Nessa região, apesar das condições climáticas adversas, ocorre uma intensa e antiga ocupação agrícola em função da existência de verdadeiros oásis, mantidos por cursos d’água que descem dos Andes;

b) a sierra corresponde às cordilheiras e altiplanos dos Andes, atravessa o país de norte a sul e sua altitude ameniza as temperaturas, alterando as condições de tropicalidade derivadas da latitude; presença da indústria extrativa: zinco, cobre, chumbo;

c) a selva é drenada por um complexo sistema hidrográfico, tem grande parte de suas terras recobertas pela densa floresta equatorial; a exploração do petróleo é a principal atividade econômica formal;

d) no Nordeste brasileiro, ocorrem os distintos ecossistemas: litoral, agreste, sertão, que com suas características climato-botânicas, econômicas e de ocupação do território, reproduzem os ecossistemas peruanos.

Gab: D

Questão 89)

Com relação à América Latina não é correto afirmar que:

a) estrutura agrária é caracterizada pelo predomínio da grande propriedade, embora já tenham sido feitas reformas agrárias em alguns países.

b) o crescimento industrial tem ocorrido às custas de capital e tecnologia estrangeira.

c) entre os principais produtos exportados neste final de século se encontram muitos dos que formavam a lista de exportações na fase pré - industrial.

d) a importação de produtos manufaturados e de tecnologia de ponta continua a ocorrer mesmo em países que já possuem um diversificado parque industrial.

e) a instalação de sistemas abertos à concorência internacional, a opção pelas importações e incentivos às privatizações têm diminuídoas desigualdades sociais existentes.

Gab: E

Questão 90)

Atualmente o espaço latino-americano pode ser identificado, EXCETO:

a) por crises econômicas e políticas.

b) pela fragmentação dos territórios nacionais.

c) pela presença de numerosas economias primário-exportadoras.

d) pela acelerada urbanização e grande mobilidade espacial da população.

e) pelos fortes contrastes entre áreas dinâmicas e áreas periféricas deprimidas.

Gab: B

Questão 91)

Leia, com atenção, o texto a seguir e identifique no mapa o país descrito.

''Hoje esse país é o centro da América Latina. Pelo menos o centro de preocupações nesta parte do continente. Guerrilha, narcotráfico, paramilitares e uma latente guerra civil são os componentes explosivos dessa terra de Gabriel Garcia Márquez, cujo cenário viu nascer os ‘‘Cem Anos de Solidão''.

As Farc e o ELN são os mais representativos grupos guerrilheiros. (...) Atualmente ocupam parte do país e nesse espaço fazem valer suas próprias leis, compondo um ''Estado dentro do Estado''. (Roberto Candelori-Folha de São Paulo, 5/9/2000)

O país está indicado pelo número:

a) 1

b) 2

c) 3

d) 4

e) 5

Gab: E

Questão 92)

Leio o texto abaixo.

Mergulhado em graves problemas econômicos, sem precedentes nos últimos 70 anos, o País viveu, nos anos 90, sua pior crise devido à queda do preço do petróleo e da banana, além dos danos causados por El Niño à infra-estrutura produtiva do litoral. Em setembro de 1998, o governo lança um pacote de ajustes com medidas impopulares - a população reage com violência à alta geral dos preços e aos cortes nos subsídios. De agosto de 1999 a agosto de 2000, a inflação acumulada foi de 104%, uma das mais altas da América latina. Numa tentativa de solucionar os problemas, em setembro de 2000, o governo toma uma atitude drástica substituindo a moeda nacional - que havia circulado durante 116 anos. Com esta atitude, o País passa a ter como moeda oficial o dólar norte-americano.

A qual país refere-se o texto acima?

a) Bolívia

b) Colômbia

c) Equador

d) Peru

e) Venezuela

Gab: C

Questão 93)

O Uruguai possui um território do tamanho do Estado do Paraná, com aproximadamente 180 mil km². O relevo é levemente ondulado, coberto por campos similares aos pampas argentinos e gaúchos, o que favorece a ocupação das terras pela pecuária bovina e ovina e pelo cultivo de cereais, como o arroz, o trigo e o milho. A taxa de urbanização é uma das maiores do mundo. Cerca de 90% da população vivem em cidades, estando quase a metade na capital, Montevidéu. Assinale a(s) alternativa(s) que apresenta(m) outra(s) característica(s) do Uruguai.:

01. Com a entrada do país no MERCOSUL, o setor de serviços e a indústria cresceram, proporcionando alternativas para a população no mercado de trabalho.

02. O país tem conseguido se tornar independente dos recursos energéticos, principalmente com a intensificação da exploração do petróleo no estuário do rio do Prata.

04. Apesar do baixo valor do PIB, os valores da renda per capita são elevados para os padrões sul–americanos, graças ao baixo incremento populacional.

08. Considerando ser um “estado tampão” entre a Argentina e o Brasil, principais potências econômicas da região, o Uruguai tem-se beneficiado com o desenvolvimento de atividades econômicas alternativas do tipo “paraíso fiscal”.

16. A pluralidade de partidos políticos e a existência de uma burguesia agrária permitiram que o país se tornasse, economicamente, o mais desenvolvido da América do Sul.

Gab: 13

Questão 94)

Atualmente, a Argentina possui uma população de aproximadamente 37 milhões de habitantes, dos quais mais de 1 milhão são imigrantes.

Enfrentando grave crise econômica, o país começa a se preocupar com a concorrência pelo emprego. Os países assinalados no mapa com os números 1, 2 e 3 são, em ordem decrescente, os que mais fornecem imigrantes para a Argentina.

A ordem correta dos países é:

a) Bolívia, Paraguai e Peru.

b) Uruguai, Peru e Bolívia.

c) Peru, Bolívia e Paraguai.

d) Bolívia, Peru e Uruguai.

e) Paraguai, Bolívia e Peru.

Gab: A

Questão 95)

Considere o mapa, da Argentina, apresentado abaixo.

(Adaptado de Jean Pierre Paulet. La Géographie du
Monde
. Paris: Nathan, 1996. p. 105)

As áreas em destaque representam a localização da produção de dois importantes itens no comércio entre o Brasil e a Argentina.

Assinale a alternativa que expressa corretamente a legenda do mapa.

I II

a) soja gás natural

b) cana-de-açúcar minério de ferro

c) arroz bauxita

d) pecuária de corte petróleo

e) suinocultura ouro

Gab: D

Questão 96)

Considere o mapa abaixo e o texto referente aos países sul-americanos.

Os países indicados no mapa apresentam características específicas que, quando comparadas às de outros países, remontam às diferenças que a América Latina concentra em sua trajetória sócio-econômica.

Quanto aos países indicados no mapa pelos números 1, 2 e 3, afirma-se:

I. O país 1 é a República da Venezuela, tendo como importante atividade econômica a produção de petróleo.

II. O país 2 pertence ao Mercosul, apresentando uma balança comercial diversa dos países 1 e 3, pois as exportações superam as importações.

III. O país 3 apresenta a maior dívida externa em relação aos países 1 e 2, possuindo também a maior população absoluta.

IV. Os países 1 e 2 falam a mesma língua e possuem unidades geológicas semelhantes, mas são banhados por diferentes oceanos.

Pela análise das afirmativas, conclui-se que estão corretas as da alternativa:

a) I e II

b) I, II, III e IV

c) I e III

d) II e IV

e) III e IV

Gab: C

Questão 97)

O mapa abaixo apresenta a divisão política da América do Sul e a localização de Santa Catarina.

A alternativa que não corresponde ao que está destacado no mapa é:

a) O no 2 indica o Paraguai, país que participa com o Brasil do empreendimento de Itaipu, hidrelétrica construída no Rio Paraná.

b) O Brasil, atravessado pela linha do Equador e pelo Trópico de Capricórnio, possui um clima predominantemente tropical.

c) O estado de Santa Catarina é o único situado ao Sul do Trópico de Capricórnio, o que determina seu clima tropical.

d) O no 1 indica a Argentina, país integrante do bloco do Mercosul, cujo território faz fronteira com o Brasil.

e) O no 3 indica a Venezuela, banhada pelo Oceano Atlântico, que possui reservas petrolíferas e é membro da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo).

Gab: C

Questão 98)

Observe o mapa, que destaca seis países localizados na porção ocidental do continente sul-americano.

Esses países possuem, como características comuns, a presença de:

a) cordilheira dos Andes; população com baixo a médio padrão de vida e crescimento vegetativo em declínio; predomínio de mestiços e indígenas.

b) grandes planícies litorâneas; população com alto padrão de vida e baixo crescimento vegetativo; predomínio de negros e mulatos.

c) elevados planaltos centrais; população com baixo padrão de vida e baixo crescimento vegetativo; predomínio de brancos de origem européia.

d) cordilheira dos Andes; população com alto padrão de vida e alto crescimento vegetativo; predomínio de índios e brancos.

e) cordilheira dos Andes; população com alto padrão de vida e elevado crescimento vegetativo; predomínio de brancos e negros.

Gab: A

Questão 99)

A respeito dos países capitalistas subdesenvolvidos industrializados na América Latina, julgue os seguintes itens:

00. A renda per capita da Venezuela (aproximadamente 3.000 dólares) é a mais elevada da América do Sul, devido à extração e exploração do petróleo na região do Lago de Maracaibo.

01. A parte central do Chile é a porção mais populosa e com maior concentração de atividades econômicas.

02. A queda do padrão de vida no Uruguai é explicada pelas crises da economia, a partir da década de 60, e pela forte militarização no país, que implantou uma ditadura no período de 1973 a 1985.

03. As intensas lutas camponesas no início do século, desencadeando a reforma agrária a partir de 1934, mudaram a economia e a vida política da Argentina, deixando marcas que permanecem até hoje.

04. A base industrial do Peru é pequena, destacando-se principalmente a extrativa (petroquímica e pesqueira).

Gab: CCCEC

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis