- O aumento do comércio mundial: Em toda a história nunca se verificou um aumento tão brutal do comércio mundial. Veja os números a seguir:
•
Entre
2000 e 2004 houve uma expansão de 10% ao ano dos valores exportados, enquanto o PIB mundial avançou apenas 2,6% ao ano.
•
As
exportações
mundiais de bens e serviços
saltaram de US$ 4,3 trilhões em
1990 para US$ 11,1 trilhões em
2004.
Fatores:
•
Abertura
das economias nacionais a partir da redução ou da eliminação das tarifas alfandegárias facilitando, dessa maneira, que os países possam importar e exportar cada vez
mais entre si.
•
Avanço
tecnológico nos meios de transportes e comunicações, pois os mesmos:
- Facilitam o fechamento de negócios entre empresas de diferentes países mesmo que distantes umas das outras, na medida que favorecem a troca de
informações sobre
preços,
qualidade dos produtos e condições de pagamentos;
- Aumenta o fluxo de mercadorias entre os países, na medida em que reduz o tempo das
viagens com os aviões e trens-bala
ou reduz o preço do
frete com os grandes navios graneleiros.
b) Características do comércio global:
•
Predomínio do comércio de bens manufaturados (3/4) e crescente
participação dos
serviços
(tecnologia, marketing, educação, turismo);
•
Concentração do comércio (80%) entre os países desenvolvidos;
•
Aumento
da participação dos
países
emergentes no comércio
de manufaturados (Ásia);
•
Crescente
exclusão de
algumas regiões do
comércio global.
4.2- O fortalecimento das multinacionais: Uma das principais implicações do processo de globalização é a expansão das
empresas transnacionais que apresentam as seguintes características:
•
Possuem
suas sedes nos países da Tríade (80%);
•
Instalam
suas filiais em países
emergentes (China, Índia, Brasil, Coreia);
•
Representam
70% do comércio
mundial (entre matrizes e filiais);
•
Exercem
um poder cada vez maior sobre os Estado-nações ao requererem incentivos fiscais,
desregulamentação,
investimentos em infra-estrutura.
a) A
estratégia de fusões, aquisições e ou alianças estratégicas: O processo de globalização impõe o aumento da concorrência entre as empresas em escala planetária, daí o desenvolvimento de diversas estratégias para o seu fortalecimento. Assim:
•
Espalham-se
pelo mundo, multiplicam o locais de produção, firmam acordos de cooperação técnica e fixam normas comuns de produção para dominar mercados globais;
•
As
empresas multinacionais adquirem empresas estatais e passam a dominar mercados
estratégicos
como vem ocorrendo no Brasil.
•
Formam
oligopólios,
ou seja, estabelecem fusões
e/ou aquisições
(Ex.: a fusão da
Brahma com a Antárctica
criando a AMBEV, atual INBEV) conseguindo:
- Fazem maciços
investimentos em tecnologia de ponta. (Ex.: Sony (Japão e Erickson (Suécia) na produção de celulares;
- Ampliação de
mercados com a soma de marcas em várias regiões
(Brahma, Antárctica
e Skol).
b) Impactos
•
A concentração do capital, pois os mercados e setores passam
, na sua maior parte, ao controle de grandes grupos em função de associações,
como:
- Trustes: é uma
forma de oligopólio
na qual as empresas envolvidas abrem mão de sua independência legal
para constituir uma única organização, com o intuito de dominar determinada oferta de produtos
e/ou serviços.
Pode-se definir
truste também como
uma organização
empresarial de grande poder de pressão no mercado. Ex.:
- Atuação da
Microsoft impondo a venda casada do Sistema Operacional Windows com outros
programas como o Internet Explore;
- Compra da Kolinos pela Colgate.
- Cartéis: empresas de um mesmo setor estabelecem acordos
informais para dividir mercados e combinar preços, objetivando eliminar a livre concorrência. Essa prática é proibida por lei.
- Holdind: é uma forma de oligopólio na qual é criada uma empresa para administrar um
grupo delas que se uniu com o intuito de promover o domínio de determinada oferta de produtos e/ou
serviços. Na
holding, essa empresa criada para administrar possui a maioria das ações das empresas componentes de determinado
grupo. Essa forma de administração é muito praticada pelas grandes corporações.
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