terça-feira, 9 de abril de 2013

AS IMPLICAÇÕES DO PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO



- O aumento do comércio mundial: Em toda a história nunca se verificou um aumento tão brutal do comércio mundial. Veja os números a seguir:
      Entre 2000 e 2004 houve uma expansão de 10% ao ano dos valores exportados, enquanto o PIB mundial avançou apenas 2,6% ao ano.
      As exportações mundiais de bens e serviços saltaram de US$ 4,3 trilhões em 1990 para US$ 11,1 trilhões em 2004.
Fatores:

      Abertura das economias nacionais a partir da redução ou da eliminação das tarifas alfandegárias facilitando, dessa maneira, que os países possam importar e exportar cada vez mais entre si.
      Avanço tecnológico nos meios de transportes e comunicações, pois os mesmos:
- Facilitam o fechamento de negócios entre empresas de diferentes países mesmo que distantes umas das outras, na medida que favorecem a troca de informações sobre preços, qualidade dos produtos e condições de pagamentos;
- Aumenta o fluxo de mercadorias entre os países, na medida em que reduz o tempo das viagens com os aviões e trens-bala ou reduz o preço do frete com os grandes navios graneleiros.
b) Características do comércio global:
      Predomínio do comércio de bens manufaturados (3/4) e crescente participação dos serviços (tecnologia, marketing, educação, turismo);
      Concentração do comércio (80%) entre os países desenvolvidos;
      Aumento da participação dos países emergentes no comércio de manufaturados (Ásia);
      Crescente exclusão de algumas regiões do comércio global.

4.2- O fortalecimento das multinacionais: Uma das principais implicações do processo de globalização é a expansão das empresas transnacionais que apresentam as seguintes características:
      Possuem suas sedes nos países da Tríade (80%);
      Instalam suas filiais em países emergentes (China, Índia, Brasil, Coreia);
      Representam 70% do comércio mundial (entre matrizes e filiais);
      Exercem um poder cada vez maior sobre os Estado-nações ao requererem incentivos fiscais, desregulamentação, investimentos em infra-estrutura.
a)     A estratégia de fusões, aquisições e ou alianças estratégicas: O processo de globalização impõe o aumento da concorrência entre as empresas em escala planetária, daí o desenvolvimento de diversas estratégias para o seu fortalecimento. Assim:
      Espalham-se pelo mundo, multiplicam o locais de produção, firmam acordos de cooperação técnica e fixam normas comuns de produção para dominar mercados globais;
      As empresas multinacionais adquirem empresas estatais e passam a dominar mercados estratégicos como vem ocorrendo no Brasil.
      Formam oligopólios, ou seja, estabelecem fusões e/ou aquisições (Ex.: a fusão da Brahma com a Antárctica criando a AMBEV, atual INBEV) conseguindo:
- Fazem maciços investimentos em tecnologia de ponta. (Ex.: Sony (Japão e Erickson (Suécia) na produção de celulares;
- Ampliação de mercados com a soma de marcas em várias regiões (Brahma, Antárctica e Skol).
b) Impactos
   A concentração do capital, pois os mercados e setores passam , na sua maior parte, ao controle de grandes grupos em função de associações, como:
- Trustes: é uma forma de oligolio na qual as empresas envolvidas abrem mão de sua independência legal para constituir uma única organização, com o intuito de dominar determinada oferta de produtos e/ou servos.
 

Pode-se definir truste também como uma organização empresarial de grande poder de pressão no mercado. Ex.:
- Atuação da Microsoft impondo a venda casada do Sistema Operacional Windows com outros programas como o Internet Explore;
- Compra da Kolinos pela Colgate.
- Cartéis: empresas de um mesmo setor estabelecem acordos informais para dividir mercados e combinar preços, objetivando eliminar a livre concorrência. Essa prática é proibida por lei.
- Holdind: é uma forma de oligopólio na qual é criada uma empresa para administrar um grupo delas que se uniu com o intuito de promover o domínio de determinada oferta de produtos e/ou serviços. Na holding, essa empresa criada para administrar possui a maioria das ações das empresas componentes de determinado grupo. Essa forma de administração é muito praticada pelas grandes corporações.

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