quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Aquarela do Brasil



O HINO DOS SAMBAS ENREDO - De Silas de Oliveira, aqui interpretado por DUDU NOBRE. No Carnaval de 1964, a Aquarela virou ENREDO ( IMPERIO SERRANO-RJ), dando origem a este samba samba antológico - AQUARELA BRASILEIRA -
O samba de enredo Aquarela Brasileira, é considerado por muitos historiadores um dos dez melhores sambas de todos os tempos, e assim como a Aquarela do Brasil de Ary Barroso, é ainda hoje interpretada por várias gerações de artistas.
O então enredo que levava-nos a uma viagem pelas regiões do nosso país apresentando sua fauna, flora, cultura e seu povo se imortalizou nos apêndices da cultura brasileira pela brilhante composição de Silas de Oliveira, baluarte do samba, compositor de pérolas da nossa história.
Contam que há muito tempo atrás, quando o Criador ainda não tinha finalizado sua obra, num súbito cochilar ele sonhou com um paraíso, um verdadeiro paraíso tropical.
E assim, quando despertou, rapidamente o Criador tratou de enviar para a Terra alguns de seus "operários", eram divinos seres que aqui chegavam providos da mais rica e bela aquarela que poderia existir nos céus. Cabiam a esses seres criarem uma terra quente, com muito verde, amarelo, um céu azul de anil e tantas outras cores, e que em nossa terra a paz brotasse entre os povos e entre todos os animais que nela habitassem; aliás não poderiam ser limitadas as espécies que aqui vivessem, e muitos menos os frutos e flores que dessa terra deveriam brotar, e se por ventura alguma espécie da flora e ou fauna não fosse oriunda dessa terra, então que aqui em se plantando tudo desse, e que fosse acima de tudo essa uma terra fértil.
E assim se fez realizado o sonho do Criador. Se fez materializada a aquarela terrestre do sonho tropical. Se fez o Brasil!

Profetizada foi a terra entre os povos que aqui chegaram e que muito a modificaram; mas como toda relíquia esta aquarela continua linda, e os povos que primeiro aqui conquistaram hoje formam um único povo, que de uma forma singular sabe ser feliz.
A terra se mostra fértil, enriquecendo cada vez mais a aquarela de cores, sabores e sons; e só numa viagem por entre suas matas e ricos podemos quem sabe conhecermos toda essa maravilha.
Na Aquarela Brasileira, temos mais do que foi pintado pelo Criador, nos depararemos também com a rica cultura trazida por outros povos e transformada em algo tipicamente nacional, é o nosso folclore, é uma herança cultural que se perpetuará por gerações e gerações.

O verde das matas, o amarelo do ouro, o azul do céu e do mar e o branco da paz,e esse sutil colorido, sintetizam a natureza em um todo desse país, lembramos que em toda essa aquarela também fazem parte o povo, as pessoas que se coroaram e os fatos que coroaram assim o país mundo afora, são nomes e fatos que lembramos como: Carmem Miranda, Santos Dumont, Tom Jobim, Ayrton Senna, Pelé, o Penta, etc.

Fonte: Referência do Vídeo encontrado no youtube, no seguinte endereço: http://www.youtube.com/watch?v=u0XTCVjyzAE

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis