segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Centro-Sul, Importantes Áreas Econômicas!

   A Campanha Gaúcha ou região dos pampas – Área onde aparecem as cidades de Bege, Uruguaiana, Santana do Livramento e Santa Maria. É uma região de pecuária moderna, com gado selecionado, e de agricultura com técnicas mais adequadas, destacando-se o cultivo de trigo, soja a arroz.
    ·      O Vale do Itajaí:
    Em Santa Catarina, onde estão as cidades de Blumenau e Brusque, além de Joinvile, mais ao norte. É uma área de colonização alemã, onde predominam pequenas e médias propriedades agrícolas, que praticam a policultura associada à pecuária. Localizam-se aí inúmeras indústrias têxteis, alimentícias e outras.
    ·      A região serrana do Rio Grande do Sul – É uma área de colonização italiana e principal centro vinícola do país, cujas videiras são cultivadas nas cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Caxias do Sul.
    ·      O Vale do Ribeira: Na parte sudeste do Estado de São Paulo. Trata-se da área menos desenvolvida desse Estado, praticamente sem indústrias e onde se destaca a agricultura, principalmente a banana e a cultura do chá, introduzida por imigrantes japoneses.
    ·      O norte do Paraná: Aí se destacam as cidades de Londrina e Maringá, na qual o café foi a grande riqueza até os anos 70 e, com a erradicação desse produto, há atualmente a forte presença de outros cultivos (algodão, trigo, amendoim, soja etc.).
    ·      O interior de São Paulo - Área que desde os anos 80 vem crescendo bem mais que a capital e seus arredores. Existem aí inúmeras cidades médias com razoável parque industrial e intensa atividade agropecuária (cana-de-açúcar, principal mente, mas também laranja, algodão, uva, figo, milho, tomate, amendoim, café, etc.). Pode-se mencionar aqui as capitais regionais de Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Presidente Prudente, Bauru, Piracicaba, Sorocaba e outras.
    ·      O vale do Tubarão, em Santa Catarina – Área produtora de carvão mineral. Inclui as cidades de Tubarão e Criciúma.

    OUTRAS ÁREAS DO CENTRO-SUL


    Existem ainda outras partes dessa região, mais difíceis de serem individualizadas ou que sofrem grandes transformações na anualidade. Pode-se mencionar:
    ·      O norte do Rio de Janeiro e o Espírito Santo – Constitui a área de ocupação mais antiga do Centro-Sul, junto com o centro e o norte de Minas Gerais há imensos canaviais nessa área onde ocorreu recentemente a descoberta de petróleo no litoral do Rio de Janeiro.
    ·      O Mato Grosso do Sul – Área onde se destaca a pecuária de corte e onde os cultivos do trigo e da soja se expandiram bastante nos últimos anos. Destaca-se aqui a cidade de Campo Grande.
    ·      O Pantanal Mato-grossense – Área de planície fluvial banhada pelo Rio Paraguai e afluentes, periodicamente inundada pelas chuvas é uma espécie de periferia do Centro-Sul com pecuária extensiva de corte, cujo gado será engordado nas invernadas de Araçatuba, Presidente Prudente e Andradina, para, posteriormente abastecer de carne a Grande São Paulo.

    Nenhum comentário:

    Gostou? Compartilhe o Blog!!!

    Facebook Twitter Addthis