domingo, 5 de setembro de 2010

Questão Iugoslava

O termo Iugoslávia significa "terra dos eslavos do Sul". Ele foi usado em vários momentos históricos, em diferentes conjunturas geopolíticas:
 A partir de 1918, começou a ser usado para designar o Reino da Iugoslávia, surgido com o fim dos Impérios Otomano e Austro-Húngaro;
 A partir de 1929, foi usado para designar o Reino dos Sérvios, Croatas e Eslovenos;
 A partir de 1946, foi criada a República Socialista Federativa da Iugoslávia. No final de 1991, quatro (Eslovénia, Croácia, Macedónia e Bósnia e Herzegovina) de suas seis repúblicas abandonaram a federação e declararam a independência.
 Forma-se então a República Federal da Iugoslávia, composta pelas repúblicas restantes, Sérvia e Montenegro. Em 2003, o nome Iugoslávia foi abolido, formando-se a República da Sérvia e a República de Montenegro.
Em 1991 declaram independência República da Macedônia, a República da Eslovênia e República da Croácia. Em 1992 com a independência da República da Bósnia Herzegovina, eclode uma a guerra civil que deixou 200 mil mortos. Após a interferência da ONU e da OTAN foi assinado o Tratado de Dayton (1995), dando origem à Confederação da Bósnia e Herzegovina. A República de Montenegro declarou a sua independência em maio de 2006 e o Kosovo separou-se da Sérvia em fevereiro de 2008, após 9 anos de administração da ONU.O caso da Iugoslávia é considerado o melhor exemplo do poder que os conflitos étnicos têm para fragmentar Estados. O país tinha uma das maiores diversidades étnicas da Europa, com sérvios, croatas, eslovenos, montenegrinos, albaneses e macedônicos (dentre outros pequenos grupos).A região adotou o federalismo como forma de contornar as divergências étnicas e os nacionalismos. Durante o governo socialista de Tito (1945-1980) o centralismo manteve a união. Após a sua morte foi instituída uma federação, com um colegiado de presidência rotativa. O fracasso desse governo reacendeu as antigas divergências tribais, muitas delas incentivadas pelas grandes potências imperiais que ocuparam a região no passado (Império Austro-Húngaro, Império Russo e Império Otomano), levando à secessão e à guerras.
SECESSÃO E CRIMES DE GUERRASlobodan Milosevic (20/08/1941 – 11/03/2006) foi presidente da Sérvia e da República Federal da Iugoslávia. Foi eleito em 1989 para a rresidência da República Iugoslava da Sérvia.Em abril de 1992, a Bósnia-Herzegovina declarou sua independência, o que gera um conflito étnico com os sérvios, minoria na região. Milošević invade a Bósnia e a guerra civil se estende por três anos. O exército sérvio massacra civis e comete atrocidades, classificadas como as mais sangrentas desde a Segunda Guerra.Terminado o conflito a maioria albanesa da província de Kosovo inicia sua secessão para separar-se da Sérvia, atacando a população sérvia local, como estupros e chacinas. Milicias sérvias, com o apoio de Milošević, reagem e desencadeiam outro ocnflito de grandes proporções. A OTAN e os Estados Unidos, em 1999, bombardeam o país, inclusive a capital, Belgrado, causando a morte de milhares de civis.Em 2001, o Tribunal Penal Internacional (Haia) solicitou a detenção de Milošević, que preso é transferido para Haia, onde passa a ser julgado por crimes, incluindo genocídio cometido na Bósnia-Herzegovina, na Croácia e no Kosovo durante a década de 1990.Durante o julgamento, é encontrado morto na cela, na manhã de 11 de março de 2006.Encontre este texto no seguinte endereço: http://geografiaaovivo.blogspot.com/2008/06/conflitos-tnicos-na-atualidade-1.html

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis