segunda-feira, 15 de junho de 2009

Letras e Pedras de Minha Rua! Rios-Ruas da Amazônia!

Algum tempo atrás pedi para meus alunos procurarem letras de músicas que falassem da Amazônia. No dia da apresentação alguns alunos alegaram que foi muito difícil encontrar algo dessa natureza. Mais tarde fui procurar essas letras na web e realmente não encontrei muita coisa. Mas, o Portal da Amazônia salvou minha pesquisa.

Aqui posto uma pequena dose do que tem lá!

Se quiser mais, sabe onde encontrar ou faça um comentário pedindo mais.


 


 

Olho de Boto


Nilson Chaves

Composição: Nilson Chaves e Cristóvam Araújo

E tu ficaste serena
Nas entrelinhas dos sonhos
Nos escaninhos do riso
Olhando pra nós escondida
Com os teus olhos de rio

Viestes feito um gaiola
Engravidado de redes
Aportando nos trapiches
Do dia a dia e memória
Com os teus sonhos de rio

E ficaste defendida
Com todas as suas letras
Entre cartas e surpresas
Recírio, chuva e tristeza

Vês o pesa da tua falta
Nas velas e barcos parados
Encalhados na saudade
De Val-de-cans ao Guamá

Porto de sal das lembranças
Das velhas palhas trançadas
Na rede de um outro riso
Às margens de outra cidade
Ah, os teus sonhos de rio!

Olho de boto
No fundo dos olhos
De toda a paisagem


 

Sabor Açaí


Nilson Chaves

Composição: Nilson Chaves e João Gomes

E pra que tu foi plantado
E pra que tu foi plantada
Pra invadir a nossa mesa
E abastar a nossa casa

Teu destino foi traçado
Pelas mãos da mãe do mato
Mãos prendadas de uma deusa
Mãos de toque abençoado

És a planta que alimenta
A paixão do nosso povo
Macho fêmea das touceiras
Onde Oxossi faz seu posto

A mais magra das palmeiras
Mas mulher do sangue grosso
E homem do sangue vasto
Tu te entrega até o caroço

E a tua fruta vai rolando
Para os nossos alguidares
E te entrega ao sacrifício
Fruta santa fruta mártir

Tens o dom de seres muito
Onde muitos não têm nada
Uns te chamam de açaizeiro
Outros te chamam juçara

Põe tapioca, põe farinha d'água
Põe açúcar, não põe nada, ou me bebe como um suco
Que eu sou muito mais que um fruto
Sou sabor marajoara
Sou sabor marajoara
Sou sabor...


 

Amazônia


Nilson Chaves

Composição: nilson chaves

Se eu tenho a cara do saci,o sabor do tucumã
Tenho as asas do curió,e namoro cunhatã
Tenho o cheiro do patchouli e o gosto do taperebá
Eu sou açaí e cobra grande

O curupira sim saiu de mim, saiu de mim, saiu de mim...

Sei cantar o "tá" do carimbó, do siriá e do lundú
O caboclo lá de Cametá e o índio do Xingu
Tenho a força do muiraquitã

Sou pipira das manhãs
Sou o boto, igarapé
Sou rio Negro e Tocantins

Samaúma da floresta, peixe-boi e jabuti
Mururé filho da sela
A boiúna está em mim

Sou curumim, sou Guajará ou Valdemar, o Marajó, cunhã...
A pororoca sim nasceu em mim,nasceu em mim, nasceu em mim...

Se eu tenho a cara do Pará, o calor do tarubá
Um uirapuru que sonha
Sou muito mais...
Eu sou, Amazônia!


 

Da Minha Terra


Nilson Chaves

Composição: (Nilson Chaves e Jamil Damous)

Te trago da minha terra
O que ela tem de melhor
Um doce de bacuri
Um curió cantador
Trago da minha cidade
Tudo o que lá deixei
Dentro do bolso a saudade
E na mala o que sei

E eu sei tão pouco menina
Desse planeta azul
Sei por exemplo que o norte
Fica pros lados do sul
Sei que o Rio de Janeiro
Deságua em Turiaçú
Sei que você é pra mim
O que o ar é pro urubu

Te trago da minha terra
O que ela tem de melhor
Tigela de açaí
Bumba-meu-boi dançador
Trago da minha cidade
Tudo o que lá deixei
Numa das mãos a vontade
E na outra o que sonhei

E eu sonhei tanto menina
Londres, Estocolmo, Stambul
Sonhei New York, Caracas
Roma, Paris e Seul
Mas hoje o Rio de Janeiro
Ainda é Turiaçú
Só você pra mim já é
Leste, Oeste, Norte, Sul


 

Não Vou Sair


Nilson Chaves

Composição: Celso Viáfora

A geração da gente
Não teve muita chace
De se afirmar de arrasar de ser feliz
Sem nada pela frente pintou aquele lance
De se mudar de se mandar desse país
E aí você partiu pro Canadá
Mas eu fiquei no "já vou já"
Pois quando tava me arrumando pra ir
Bati com os olhos no luar
E a lua foi bater no mar
E eu fui que fui brincando...
Distante tantas milhas
São tristes os invernos
Não vou sair tá mal aqui mas vai mudar
Os velhos de Brasília
Não podem ser eternos
Pior que foi pior que tá não vai ficar
Não vou sair melhor você voltar pra cá
Não vou deixar esse lugar
Pois quando tava me arrumando pra ir
Bati com os olhos no luar
E a lua foi bater no mar
E eu fui que fui ficando...


 

Petisqueiro


Nilson Chaves

Composição: Eudes Fraga e Renato Gusmão

Nobreza das casas
Nas asas dos sonhos
Enfeitador de bibelô
Num encanto solto petisqueiro
Na sala da casa grande
No fim de um corredor
Em todas as varandas
Range as trancas do teu valor

És armário de rei nas cozinhas
Maçaranduba, macacaúba, madeira-de-lei
Dentro de ti petisqueiro
Tem tudo que é louça
Tem pote de barro
Colher de pau, pintura de moça

Quando o galo canta em cima de ti
Quando o galo canta
Rasgando o sol da manhã
Anunciando a lida
É que se vê petisqueiro
É que se vê petisqueiro
É que se vê petisqueiro
Que já é outro dia

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis