sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Agricultura Alimentação e Pobreza

    1 de 20

    Agricultura, alimentação e pobreza

    Aula 1: Caracterização da produção agrícola brasileira

    Brasil: grande produtor agrícola ou grande produtor de alimentos?

    À esquerda, colheita manual de mandioca no Mato Grosso do Sul; à direita, colheita mecanizada de algodão no Mato Grosso.

    É verdade. Poucos países no mundo produzem e exportam tanta soja, café, cana-de-açúcar e laranja – culturas que, a propósito, ocupam grande parcela das melhores terras do espaço agrícola nacional.

    Porém, a produção alimentar, que abastece a população de feijão e mandioca, por exemplo, infelizmente vive uma realidade completamente diferente por aqui. A produção de alguns gêneros alimentícios não é suficiente nem sequer para atender à demanda interna, obrigando o país a recorrer a importações.

    Você entende por que ocorrem essas diferenças? Continue assistindo a esta aula e compreenda as características do espaço agrícola brasileiro.

    Vídeo 1: Diferenças no campo e agricultura familiar 

    https://drive.google.com/file/d/0B_iSlLKKfm0-MS1yejMyOTRZSnM/view?usp=sharing

     

    Origem: Geekie

    Questão 1

    Leia a tabela a seguir.

    PARTICIPAÇÃO NA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS

    % da produção por tipo de propriedade, em 2006

    Disponível em: http://www.ibge.gov.br. Acesso em: 19 abr. 2012. Adaptado.

    A agricultura familiar é muito importante para a economia brasileira porque

    Origem: UFJF-MG

    image

    Vídeo 2: O agronegócio brasileiro

    Origem: Geekie

    Questão 1

    A importância do agronegócio na economia paulista e brasileira é uma realidade, pois, "ainda que tenha se industrializado, o Brasil tem sua presença comercial internacional associada à multiplicação de produtos com origem no rural, que respondem por 41,2% das vendas externas. E há ainda uma imensa possibilidade de agregação de valor ao produto. A ruptura histórica da presença brasileira no mercado mundial não está em deixar de ser exportador de café para ser um exportador industrial. O desafio é transformar-se de primário exportador de café em grão em agroexportador de café processado, agregando valor ao vender bens finais".

    Apta 2000-2003, Secretaria de Agricultura e Abastecimento, SP.

    Considerando as informações apresentadas pelo texto, o agronegócio pode ser relacionado

    Origem: Geekie

    image

    Você viu nesta aula


  • O espaço agrícola brasileiro caracteriza-se pelas desigualdades entre a agropecuária comercial, associada às cadeias do agronegócio e à produção para exportação, e a agropecuária familiar, vinculada à produção alimentar.

  • A produção comercial é mais moderna, utiliza mais insumos agrícolas e maquinários, enquanto a produção familiar ainda utiliza muita mão de obra e técnicas rudimentares de menor produtividade.

  • As cadeias do agronegócio são responsáveis por uma parcela significativa do PIB brasileiro e pela geração de empregos no país, envolvendo a produção agrícola, as indústrias de insumos e as agroindústrias.


    Aula 2: A questão agrária brasileira

    Falta terra para plantar

    Manifestação pela reforma agrária do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), em Brasília (DF).

    A histórica concentração fundiária representa um dos principais problemas do campo brasileiro. Estima-se que menos de 2% dos proprietários rurais são donos de quase metade do espaço agrícola nacional.

    Você entende quais são as causas e as consequências socioeconômicas desse problema?

    Os vídeos a seguir vão ajudá-lo a compreender melhor o assunto. Vamos a eles.

    Vídeo 1: Causas da questão fundiária brasileira

    Origem: Geekie

    Questão 1

    Os gráficos revelam

    Origem: Fuvest-SP

    image

    Vídeo 2: Consequências da questão fundiária

    Origem: Geekie

    Questão 1

    Com relação à modernização da agricultura, a partir do desenvolvimento do capitalismo que determinou uma nova ordenação territorial do campo brasileiro, é correto afirmar que

    Origem: Ibmec-RJ

    image

    Você viu nesta aula


  • As desigualdades no campo brasileiro estão associadas à grande concentração fundiária, ao processo de modernização conservador excludente do campesinato e às políticas agrícolas nacionais favorecedoras da agroexportação.

  • Dentre as consequências das desigualdades no campo brasileiro, destacam-se a marginalização de pequenos proprietários de terras e de trabalhadores rurais, a baixa produção agrícola alimentar e o aumento da violência no campo, causado pelas disputas por terras


    Aula 3: A produção agrícola dos países subdesenvolvidos

    Um mundo faminto

    Crianças somalis na fila de espera por ajuda humanitária.

    O ano 2008 representa um marco para a humanidade, pois pela primeira vez na história a população urbana mundial superou a população rural. Atualmente, estima-se que 54% dos habitantes do mundo vivem em cidades, enquanto 46% vivem no campo, concentrados especialmente nos países subdesenvolvidos da África e da Ásia.

    Você sabe explicar por que, mesmo concentrando a maior parcela da população rural mundial, os continentes africano e asiático são os mais afetados pela fome?

    Assista aos dois vídeos na sequência e entenda.

    Vídeo 1: O espaço agrícola dos países subdesenvolvidos

    Questão 1

    A singularidade da questão da terra na África Colonial é a expropriação por parte do colonizador e as desigualdades raciais no acesso à terra. Após a independência, as populações de colonos brancos tenderam a diminuir, apesar de a proporção de terra em posse da minoria branca não ter diminuído proporcionalmente.

    MOYO, S. A terra africana e as questões agrárias: o caso das lutas pela terra no Zimbábue. In: FERNANDES, B. M.; MARQUES, M. I. M.; SUZUKI, J. C. (Org.). Geografia agrária: teoria e poder. São Paulo: Expressão Popular, 2007.

    Com base no texto, uma característica socioespacial e um consequente desdobramento que marcou o processo de ocupação do espaço rural na África subsaariana foram

    Origem: Enem

    image

    Vídeo 2: A questão da fome mundial

    Origem: Geekie

    Questão 1

    Pela primeira vez na história da humanidade, mais de um bilhão de pessoas, concretamente 1,02 bilhão, sofrerão de subnutrição em todo o mundo. O aumento da insegurança alimentar que aconteceu em 2009 mostra a urgência de encarar as causas profundas da fome com rapidez e eficácia.

    Relatório da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação [FAO], primeiro semestre de 2009.

    Tendo em vista as questões levantadas pelo texto, é correto afirmar que

    Origem: Fuvest-SP

    image

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis