domingo, 11 de março de 2018

Questões União Europeia 14

Questão 186)

CONFLITOS MUNDIAIS

O mundo está repleto de pequenos conflitos, os quais têm sido responsáveis por muitas mortes, miséria e instabilidade política e econômica dos países. Muitos desses conflitos acabam por dar origem a movimentos altamente organizados.

Leia o trecho abaixo.

Conflito situado entre a França e a Espanha, visando à separação territorial. Tem suas ações acentuadas desde o fim da ditadura de Franco. ETA (Euzkadi Ta Azkatasuna) é a sigla do grupo organizado que luta por essa causa, com ações armadas e violentas.

O conflito acima descrito refere-se à questão

a) da Chechênia.

b) irlandesa.

c) zapatista.

d) dos bálcãs.

e) basca

Gab: E

Questão 187)

UM BRASILEIRO EM ÓRBITA

O Brasil conquista o espaço com o tenente-coronel da Força Aérea Brasileira, Marcos Pontes, através da missão da nave russa Soyuz TMA – 8, que decolou, no dia 29 de março de 2006, da Estação Espacial Internacional (ISS), em Baikonur, no Cazaquistão. Na bagagem, o tenente-coronel levou oito experimentos científicos, a bandeira do Brasil, selos comemorativos do Correio, três medalhas cunhadas para o vôo pela Casa da Moeda e objetos pessoais. O retorno ocorreu no dia 08 de abril de 2006, próximo à cidade de Arqaliq, no Cazaquistão.

Observe o mapa.

clip_image002

Fonte: Atlas nacional do Brasil. Rio de Janeiro: IBGE, 2000 – Adaptado.

O Cazaquistão está representado no mapa pelo número

a) 1.

b) 2.

c) 3.

d) 4.

e) 5.

Gab: D

Questão 188)

Índice calculado pelo Centro para o Desenvolvimento Global em 21 dos países mais ricos do mundo, com base em sete critérios – Ajuda, Comércio, Investimento, Migração, Ambiente, Segurança e Tecnologia – aponta a Dinamarca como a mais comprometida com o desenvolvimento em nações pobres. Na seqüência, entre os dez primeiros, aparecem: Holanda, Suécia, Austrália, Noruega, Nova Zelândia, Finlândia, Áustria, Alemanha e Reino Unido. (Dados da Onu, 2005)

clip_image004

Os números 5, 6, 7, 9 e 10 do mapa da Europa identificam, pela ordem, os seguintes países:

a) Reino Unido, Alemanha, Áustria, Suécia e Noruega

b) Áustria, Alemanha, Reino Unido, Holanda e Suécia

c) Noruega, Suécia, Finlândia, Alemanha e Reino Unido

d) Reino Unido, Áustria, Alemanha, Suécia e Dinamarca

e) Dinamarca, Alemanha, Áustria, Suécia e Holanda

Gab: A

Questão 189)

“Em uma América Latina que não acha o caminho para o desenvolvimento, o Chile é a ovelha desgarrada que encontrou a fórmula econômica do sucesso.”

(Veja, 1/6/2005)

Sobre esse assunto, analise as afirmações a seguir. Uma delas não corresponde à realidade. Assinale-a.

a) Apenas durante o Governo Militar, o Chile conseguiu crescer, economicamente, a uma taxa média anual acima de 4% ao ano.

b) A proporção de chilenos vivendo abaixo da linha de pobreza vem caindo nos últimos anos.

c) Apontam-se como causas do sucesso econômico do Chile: a boa governança, a economia livre de mercado, o investimento em educação e os acordos comerciais realizados.

d) Tem havido um certo consenso entre os políticos de esquerda e os de direita no tocante à economia do país.

e) O Chile, entre os países da América Latina, é considerado o que apresenta o menor risco para investidores estrangeiros.

Gab: A

Questão 190)

Analise este mapa:

Ligação Ásia.Europa: vias existentes e projetadas

clip_image006

FONTE: Folha de S. Paulo, São Paulo, 27 abr. 2004. Caderno Mundo, p.16. (Adaptado)

A partir dessa análise e com base em outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar que a ligação viária Ásia-Europa já existente e projetada:

a) estabelece vias de circulação entre países cuja aproximação, durante a Guerra Fria, foi dificultada por divergências ideológicas.

b) atinge, na extremidade leste, civilizações marcadas por forte homogeneidade étnica e cultural.

c) concretiza o sonho multissecular de estabelecimento de uma ligação continental entre o Mediterrâneo e a Bacia do Pacífico.

d) contribui para a integração comercial entre regiões de grande adensamento demográfico do mundo.

Gab: B

Questão 191)

“Maioria dos holandeses rejeita Carta da UE”

“Amsterdã, Holanda – A maioria dos holandeses rejeitou a constituição da União Européia (UE) em um referendo na quarta-feira, aprofundando uma crise no bloco de 25 países-membros e colocando em risco o futuro do tratado, depois que a França também rejeitou o documento.”

(http://ultimosegundo.ig.com.br -18/06/2005)

De acordo com as informações do site, é correto afirmar que:

a) Os governos da França e da Holanda deverão desconsiderar o NÃO da maioria de suas populações para poder salvar a União Européia.

b) A União Européia deixará de funcionar caso sua Constituição não seja ratificada.

c) O NÃO francês e holandês à Constituição Européia reflete a insatisfação da população desses países com seus políticos. Decisão que inviabiliza a ratificação deste documento comum para todas as nações-membros.

d) A Constituição Européia entrará em vigor se os demais países membros ratificarem o documento através de plebiscitos.

e) Uma vez que o tratado já foi ratificado pela Áustria, Hungria, Itália, Alemanha, Grécia, Lituânia, Eslováquia, Eslovênia, Letônia e Espanha, e por se tratar de um processo democrático, os esforços do Conselho Europeu são no sentido de que os demais países membros que ainda não realizaram referendos votem pelo SIM.

Gab: C

TEXTO: 3 - Comuns às questões: 192, 193

Leia com atenção:

“Hoje é um marco no relacionamento entre a Europa e a Turquia. Uma Turquia estável, moderna e democrática é um objetivo que devemos apoiar ativamente na União Européia e na Turquia [...] É claro que o caminho em direção a admissão da Turquia será longo e difícil [...] As negociações devem ser justas e rigorosas [...] A Turquia será tratada da mesma forma como os outros candidatos. E terá que respeitar estritamente os requisitos sobre a democracia, os direitos humanos e o papel da lei para se juntar ao clube. A Europa deve aprender mais sobre a Turquia. E a Turquia deve conquistar corações e mentes dos cidadãos europeus [...]”

(Declaração do presidente da Comissão Européia, José Manuel Barroso, na abertura das negociações para a admissão da Turquia, no dia 03 de outubro de 2005. In: Site da Delegação Européia no Brasil, www.delbra.cec.eu.int/)

Questão 192)

Sobre o processo de consolidação e ampliação da União Européia é correto afirmar que:

a) o objetivo da UE é a constituição de bloco militar cuja atuação permita a implementação de uma política externa e de segurança comum entre os membros, como já demonstrou a questão da Guerra no Iraque.

b) a União Européia é uma das zonas mais ricas do mundo. Entretanto, existem disparidades internas significativas entre as suas regiões, em termos de rendimentos e de oportunidades, que foram agravadas com a recente ampliação de seus membros.

c) na União Européia os Estados componentes abrem mão de sua soberania em temas militares e, por isso, passam a cumprir decisões coletivas. Foi como uma entidade única que a UE votou, por exemplo, a favor da invasão do Iraque na ONU.

d) a UE vem, recentemente, estimulando as nações da Europa do leste (Hungria, Eslováquia, República Checa, Albânia e Romênia, por exemplo) a ingressarem na entidade, por temer que elas caiam sob o controle da Rússia.

e) por causa de objetivos geopolíticos relacionados ao combate ao terrorismo, a UE está relaxando nas exigências para os países que querem uma vaga no “clube”, tal como no caso atual da candidatura da Turquia, país antidemocrático pelo fato de ser uma república islâmica.

Gab: B

Questão 193)

Sobre as negociações para a admissão da Turquia na União Européia pode ser dito que:

a) a Turquia não tem grandes interesses econômicos e políticos para ingressar na União Européia, mas está sendo pressionada pela entidade européia em razão de uma estratégia geopolítica do ocidente que visa, via Turquia, ampliar sua influência no Oriente Médio.

b) há uma rejeição popular na Europa e de alguns países da UE à Turquia por temerem o ingresso de um país que sozinho representaria quase a metade da população da entidade européia, o que daria a ele força excessiva no parlamento europeu.

c) algumas das dificuldades para se admitir a Turquia na União Européia se relacionam ao temor de que o fato de a população turca ser 99,8% muçulmana significaria uma influência muito perigosa numa Europa que não tem a experiência de convívio com muçulmanos.

d) com exceção de parte da cidade de Istambul, o restante do território turco não pertence à Europa e com a admissão desse país na UE, formalmente a Europa passaria a ter fronteiras com países considerados como problemáticos (Iraque, Síria e Irã, por exemplo).

e) a União Européia interessa-se em atrair a Turquia para sua entidade, porque desse modo teria acesso mais garantido e facilitado à mão-de-obra turca, um recurso importante para uma Europa carente de recursos humanos, em razão dos baixos índices de natalidade.

Gab: D

Questão 194)

clip_image008

I. Esse mapa, que representa o Reino Unido, é formado por países capitalistas monárquicos e pela Inglaterra, que é um país presidencialista.

II. A área representada pelo número 2 é a Irlanda do Norte e a representada pelo número 5 é o País de Gales.

III. A capital do país de número 3 é Londres, e a do país de número 1 é Copenhague.

IV. O país 4, embora faça parte da União Européia, ainda não adotou o Euro como sua moeda.

Com base no mapa e nas afirmativas, conclui-se que somente estão corretas

a) I e II

b) I, II e III

c) I e IV

d) II e IV

e) III e IV

Gab: D

Questão 195)

I. A União das Repúblicas Socialistas Soviéticas deixa de existir, dando lugar à Federação Russa, e é criada a Comunidade dos Estados Independentes.

II. A República Báltica da Croácia é incorporada à Albânia.

III. A incorporação da Letônia à Unidade Européia ocorre concomitantemente com a queda do Muro de Berlim.

IV. A divisão da Tchecoslováquia origina a República da Eslováquia e a República Tcheca.

Pela análise das afirmativas, conclui-se que somente estão corretas

a) I e II

b) I, II e III

c) I e IV

d) II, III e IV

e) III e IV

Gab: C

Questão 196)

“O governo francês irá pagar uma licença de 750 euros (cerca de R$ 2.050,00) por mês, durante um ano, a famílias que decidirem ter um terceiro filho, anunciou ontem o primeiro-ministro do país, Dominique de Villepin.”

(Folha de S. Paulo, 23.09.2005)

A reportagem acima ilustra uma política cada vez mais comum entre os países europeus. As alternativas abaixo contém possíveis causas que motivam a adoção de tais medidas, EXCETO:

a) as baixas taxas de natalidade de muitos países europeus.

b) as altas taxas de mortalidade européias, que resultam na diminuição da PEA – população economicamente ativa.

c) a tentativa de evitar que num futuro a médio prazo a população nativa possa tornar-se minoritária diante da população imigrante – cujas taxas de crescimento vegetativo são bem mais altas.

d) o impacto que a diminuição da mão de obra ativa está causando ao sistema previdenciário europeu.

e) a difícil tarefa dos dirigentes da União Européia em administrar a necessidade de manutenção de um fluxo controlado de movimentos populacionais horizontais ao mesmo tempo em que tenta reprimir o aumento da xenofobia.

Gab: B

Questão 197)

IRA decreta fim de campanha armada na Irlanda do Norte.

BBCBrasil.com,28/07/2005

Sobre o Grupo Terrorista citado, é correto afirmar que:

a) reúne protestantes unionistas, que buscam a continuidade do domínio Inglês na Região da Irlanda do Norte.

b) é formado por católicos que lutam pela independência da República da Irlanda, que está sob o domínio do governo britânico.

c) é formado por muçulmanos que realizavam atentados em metrôs e ônibus em Londres para desestabilizar o governo que apoiou o invasão do Iraque.

d) se tarta de milícias terroristas, comandas pelo braço armado Sinn Fein, que queriam a independência da Irlanda do Norte.

e) corresponde ao Exército Republicano Irlandês, que alegou ter entregado suas armas e que pretende negociar politicamente e não mais através do terrorismo.

Gab: E

Questão 198)

Entre os motivos que dificultam a entrada da Turquia na União Européia estão:

a) o fato de ser um país muçulmano, ter a maior parte de seu território na Ásia e não ter aderido ao tratado de não-proliferação de armamentos nucleares.

b) a má distribuição de renda, um regime autoritário e a localização fora do continente europeu.

c) a violação dos direitos humanos, a população predominantemente muçulmana e a localização da maior parte de seu território fora da Europa.

d) possuir armamentos nucleares e químicos, estar fora do continente europeu e ser predominantemente muçulmano.

e) a má distribuição de renda, o regime político autoritário, e possuir parte do território na Europa e parte na África.

Gab: C

Questão 199)

O gráfico aponta o total de investimentos realizados na União Européia entre 1989 e 1999.

clip_image010

Pode-se afirmar que o aporte de capital feito

I. à Bélgica-Luxemburgo está relacionado à presença da sede da União Européia em Bruxelas.

II. à Península Ibérica foi menor que 250 bilhões de dólares em função de sua distância dos centros financeiros europeus.

III. ao Reino Unido foi reforçado pelo apoio à política externa dos Estados Unidos.

IV. à Escandinávia foi menor que 150 bilhões de dólares, apesar da presença de empresas de alta tecnologia.

Está correto apenas o que se afirma em:

a) I e II.

d) II e IV.

b) I e III.

e) II, III e IV.

c) I, III e IV.

Gab: B

Questão 200)

O diagnóstico dos problemas é simples: o estado do bem-estar social mantido pela chamada economia social de mercado do país é caro demais e dá mostras cada vez mais claras de ser insustentável. Os sintomas são uma taxa elevada de desemprego que não cede e está em torno de 11,5% da população ativa ou cerca de 5 milhões de pessoas. A produtividade não cresce e as exportações estão estagnadas. O governo perdeu muito de sua popularidade ao aprovar duas das mudanças de seu ambicioso plano de reformas. Agora é mais fácil para as empresas contratar e demitir empregados graças a uma flexibilização da legislação trabalhista. Por outro lado, desempregados que recusam ofertas de emprego podem perder os benefícios do seguro-desemprego. Mesmo sendo tímidas em relação ao corte de gastos do governo e à diminuição das obrigações dos empregadores pretendidos, as medidas geraram descontentamento entre sindicatos, que são um dos braços de apoio dos social-democratas, assim como dentro do próprio partido. O problema das reformas do governo é que elas vieram tarde e não são suficientemente ousadas para garantir a continuidade do primeiro ministro que perdeu as eleições em setembro de 2005.

O texto refere-se ao seguinte país:

a) Japão.

b) EUA.

c) Colômbia.

d) Alemanha.

e) México.

Gab: D

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis